terça-feira, 1 de julho de 2025

Unidade na imprensa


O Ceará tem um patamar privilegiado na atuação das entidades representativas da imprensa. A chapa única lançada para o comando do Sindicato dos Jornalistas (Sindjorce), no último sábado (28/06), no bar Lions, no Centro, tem Rafael Mesquita como candidato à reeleição para a presidência. Ele tem os apoios da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, do presidente eleito da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Eliézer Rodrigues, e do conselheiro e representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Ceará, Salomão de Castro. A união das lideranças fortalece as entidades representativas dos profissionais de Comunicação. Para o Sindicato, as eleições serão realizadas de 15 a 17 de julho. Na Fenaj, em que Samira lidera chapa única, o pleito será nos dias 15 e 16.

Guimarães endurece com Hugo Motta


O Deputado Guimarães anuncia cortes nas emendas parlamentares caso a Câmara dos Deputados não reveja sua posição de tentar ações do Governo Federal. “O regime presidencialista brasileiro foi feito para o congresso governar junto, aprovando leis para melhorar o país e não para prejudicar”, declarou.

Elmano recebe pesquisa


Elmano de Freitas recebeu nova pesquisa de avaliação do seu governo. Ultrapassou os 70% de aprovação. Os deputados estaduais viram a pesquisa e estão empolgados. Elmano tem 71% de bom e ótimo. 

Espaço Girassol faltava em Fortaleza para atender autistas


Com previsão de mais de três mil atendimentos por mês, O Centro de Diagnóstico Girassol será a porta de entrada para a identificação precoce de crianças e adolescentes autistas e com outras deficiências, para que possam receber acompanhamento adequado às suas necessidades. Esse equipamento faltava em Fortaleza e falta no Ceará. Mães ficam implorando por tratamentos para os filhos autistas e com outras deficiências. A primeira-dama, Cristiane Leitão, visitou a obra ao lado do prefeito.

Samira de Castro será candidata a presidente da Fenaj maior entidade do jornalismo brasileiro


A jornalista cearense Samira de Castro, presidente da Federação Nacional de Jornalistas, é candidata à reeleição. Articulada, corajosa, desafiadora e mulher de embates, representa com dignidade a categoria na mais importante entidade do jornalismo brasileiro. A eleição será nos dias 15 e 16 e os jornalistas poderão votar pela internet.

O ataque ao governo Lula


O Governo Federal gasta R$ 2 trilhões com juros de dívidas e pagamento de servidores públicos. O Congresso Nacional fez o levantamento. Outros R$ 800 bilhões são gastos com subsídios a empresas do setor automobilístico, agronegócio e industrial. Os deputados e senadores querem o corte de parte dessas despesas. O governo topa, mas a extrema-direita não aceita mexer nos salários de militares, cortes no agro e nos banqueiros. A esquerda não aceita cortar um só centavo dos servidores públicos e do SUS.

Eduardo Girão, anunciado candidato do NOVO ao governo cearense


No encontro dos partidos de direita e extrema-direita em São Paulo, na Avenida Paulista, no domingo (29), Zema, Eduardo Girão e Dallagnol juntos, anunciaram a candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará pelo campo da direita em oposição ao governador Elmano de Freitas, que está indo para a reeleição.

Extrema-direita terá mudança de comando no Ceará


A direção nacional do PL vai anunciar, oficialmente, dia 15 de julho, as mudanças na direção do partido nos estados visando à eleição de 2026. No Ceará, o deputado André Fernandes será o presidente do partido. 


A escolha de André Fernandes para dirigir o PL faz sentido. O parlamentar surpreendeu eleitoralmente na eleição municipal, ficando em segundo lugar e deixando para trás Sarto e capitão Wagner. 


Outro fator que apontava a decisão do PL nacional foi a articulação promovida por André Fernandes para atrair a centro-esquerda e a centro-direita, representadas por Ciro e Tasso que podem ser importantes aliados na disputa para o Governo e o Senado. 


As conversas entre André Fernandes, Ciro e Tasso estão evoluindo e seguem adiantadas visando a formação de uma chapa entre Bolsonarismo, ciristas e tassistas. Aliás, Tasso está empolgadíssimo com a aliança.