A maturidade pode ser uma grande aliada para quem sonha em empreender. A combinação de conhecimento de vida, habilidades desenvolvidas e disposição para inovar oferece às pessoas acima de 50 anos um diferencial estratégico para quem quer começar um novo negócio. É acreditando nisso que o Sebrae/CE promove no dia 31 de julho, em Fortaleza, a segunda edição do Seminário Visão 50+: Empreendedorismo com Maturidade.
O evento, que será realizado na sede do Sebrae/CE, busca contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo na maturidade, promovendo a inclusão e o protagonismo de pessoas acima de 50 anos no mercado de negócios. Entre os palestrantes do seminário estão a jornalista e apresentadora Maria Cândida e o ator Raul Gazolla. Os interessados podem obter mais informações na Loja online do Sebrae/CE.
De acordo com o analista do Sebrae/CE, Jefferson Cavalcante, o evento é mais uma ação da instituição no sentido de contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo, que reconheça o poder da diversidade etária no fortalecimento do empreendedorismo brasileiro. “Seja para abrir um novo negócio, reinventar sua atuação ou potencializar sua empresa, este evento foi pensado para quem tem história, visão e muita vontade de fazer acontecer”, destaca.
Empreendedores seniores
Segundo o estudo “Empreendedorismo Sênior Sob a Ótica da PNAD Contínua”, realizado pelo Sebrae, o Brasil possui cerca de 4,3 milhões de empreendedores com idade acima de 60 anos. Esse número corresponde a 14,3% do universo total de 30,4 milhões de donos de negócios existentes no país.
Destes empreendedores seniores, cerca de 70% são homens e 30% são mulheres. Além disso, 65,7% destes empreendedores são chefes de domicílio, ou seja, são os principais responsáveis pelo sustento de suas residências. A pesquisa mostrou também que no Ceará, de cada 100 pessoas em idade acima de 60 anos, 12 estão envolvidas em atividades empreendedoras.