“Essa Areninha vai ajudar a realizar o meu sonho de ser jogador de futebol”. Esse foi o sentimento de Levi Alves, 11 anos, ao receber a primeira areninha em território indígena do estado. “Nós vamos tirar um time e vamos começar a jogar aqui. Vai ser muito bom para todo mundo. A gente não tinha isso e agora temos”, comemorou Levi, que acredita na transformação através do esporte.
Foi pensando nessa mudança de vida que o Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (30), mais uma areninha para o povo cearense, desta vez no território indígena do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. A inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; da secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves; do prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves; da líder do povo indígena Jenipapo-Kanindé, Cacique Pequena, entre outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância da inauguração desta areninha, que é a primeira, das dez novas em execução em território indígena no Ceará. “O programa de areninhas sempre foi um projeto muito exitoso. Como deputado, eu fui em algumas assembleias dos povo indígenas. Nas audiências diziam que o Governo do Estado tinha muitas areninhas, mas nenhuma em território indígena. Quando me tornei governador, negociamos com as lideranças dez areninhas em territórios indígenas. Essa é apenas a inauguração da primeira”, relembrou.
“Nós queremos adentrar aos territórios indígenas com a garantia da terra, projetos produtivos e políticas públicas. No entanto, sempre com o absoluto respeito aos povos indígenas”, enfatizou o governador.