Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do sertão cearense, o Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (26), uma série de entregas e anúncios para a população de Quixeramobim e da região do Sertão Central. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e de outras autoridades.
Durante a agenda, foi assinada ordem de serviço para a construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim. Além disso, foram entregues 17 tratores para mecanização agrícola, beneficiando dez municípios da região, e três sistemas de dessalinização para os distritos de Nenelândia, Carqueja e Mearim.

Filho de agricultor e conhecendo bem os desafios do cearense do Interior, o governador Elmano de Freitas ressaltou a alegria de realizar entregas importantes para o sertão. “Eu quero dizer que estou muito feliz de estar aqui hoje, em Quixeramobim, neste dia tão importante para o município. É um dia de muitas conquistas e estamos aqui para trabalhar e nos dedicar cada vez mais”, afirmou o gestor estadual.

“O Governo do Ceará está aqui para anunciar investimentos em várias áreas: obras de infraestrutura, pavimentação, desenvolvimento, educação e mecanização agrícola. Isso mostra que existe um time unido trabalhando pelo desenvolvimento do povo”, destacou o ministro José Guimarães, natural de Quixeramobim, do distrito de Encantado.

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará, que tem contribuído para a transformação do município. “Quero agradecer ao governador Elmano de Freitas pelas ações importantes que estão sendo autorizadas e entregues hoje. Aqui, autorizamos obras que tornarão Quixeramobim muito melhor em sua infraestrutura, saúde e educação”.
Novo campus da Uece

Com investimento inicial de R$ 29 milhões nas obras, o campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim, será construído ao lado do Hospital Regional do Sertão Central. A iniciativa criará um polo de formação pública, gratuita e de alto nível para cursos de Medicina e outras áreas da saúde, consolidando o projeto de expansão da Uece na região do Sertão Central.

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, ressaltou a importância do novo campus para o processo de descentralização do ensino superior e da saúde no Estado. “O investimento do Governou do Ceará na construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central representa a realização de um grande sonho de toda esta comunidade. Em 2023, criamos o curso de Medicina e temos o projeto de transformar a região do Sertão Central em um importante polo de saúde e inovação, com a formação de médicos e demais profissionais da área em altíssimo nível”, afirmou.
O novo campus contará com dois blocos de salas, totalizando 40 espaços destinados a aulas e laboratórios, além de um bloco administrativo e um bloco acadêmico. A estrutura também incluirá restaurante universitário, biblioteca, auditório, área de convivência, complexo poliesportivo, bem como obras de urbanização e estacionamentos. O campus será integrado física e academicamente ao Hospital Regional do Sertão Central, voltado ao ensino de graduação e, futuramente, à pós-graduação, à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à extensão universitária.
Mecanização agrícola

Com investimento de mais de R$ 2,8 milhões, foram entregues 17 tratores beneficiando dez municípios, sendo sete destinados aos municípios de: Banabuiú, Choró (dois tratores), Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã e Quixeramobim. Outros dez tratores, por meio do Projeto São José, foram destinados a associações comunitárias e de produtores rurais dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Jaguaretama, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim e Russas.
Em Banabuiú, foram beneficiadas a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Boa Água, a Associação dos Produtores Rurais de São Gonçalo e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Caiçarinhas (ACPPC).

Também receberam os equipamentos a Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, em Choró; a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Cajueiros, em Ibaretama; a Associação das Comunidades Unidas do Projeto de Assentamento P.A. Brasibel, em Jaguaretama; a Associação dos Bovinocultores da Região de Mulungu, em Piquet Carneiro; a Associação São Pedro, em Quixadá; a Associação Comunitária dos Moradores da Comunidade de Pontal Alegre, em Quixeramobim; e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Francisco Alves de Lima do Sítio de Baixo, em Russas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, reforçou o compromisso do Estado com os homens e mulheres do campo. “Nos orgulha o compromisso do Governo do Ceará com a agricultura familiar cearense. Fizemos o maior investimento da história, com R$ 1,2 bilhão, para fortalecer a agricultura cearense, com mecanização agrícola, tecnologia social, projetos produtivos, saneamento rural e regularização fundiária. Ou seja, ações que transformam e levam dignidade aos homens e mulheres do campo”, pontuou.

Oceline Soares preside a Associação Comunitária dos Moradores de Pontal Alegre, de Quixeramobim, entidade liderada por mulheres do campo. Ela define que o equipamento será um importante instrumento de trabalho.
“Esse equipamento vai trazer mais desenvolvimento para a área em que atuamos, que é a bovinocultura leiteira”, explicou. “O Projeto São José, na nossa comunidade, vai promover um grande desenvolvimento para a agropecuária local e, acredito eu, também para o nosso município”, completou.

Orgulhosa do trabalho realizado ao lado das companheiras, Oceline destacou a felicidade pela conquista. “Não são apenas os homens que desenvolvem esse trabalho; nós, mulheres, também estamos presentes. Estamos junto das nossas famílias, muitas vezes ao lado dos nossos esposos e filhos, atuando na agricultura familiar por meio da bovinocultura”, concluiu.

Quem também comemorou a chegada do trator para sua comunidade foi Juvenal Celestino Cezário, presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, no município de Choró. “É uma conquista muito importante para nós, porque vai beneficiar cerca de 40 famílias que esperavam por esse equipamento para melhorar o nosso trabalho na agricultura”, afirmou.
Acesso a água de qualidade

O Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, também entregou, nesta sexta-feira (26), três sistemas de dessalinização por meio do Programa Água Doce, com investimento de R$ 756 mil. O secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ressaltou a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para garantir o acesso à água de qualidade à população que mais necessita.

“Hoje, essa parceria tão importante resultou na entrega de três sistemas de dessalinização para três assentamentos. Esses são instrumentos que permitem que o homem do campo tenha acesso à água cristalina, e não salobra. O Governo do Ceará tem priorizado garantir que água de qualidade chegue a todos os cearenses”, destacou.
Foram beneficiadas 304 famílias com a ação, das comunidades de Nenelândia, Carqueja e Mearim. Entre as famílias beneficiadas em Mearim, está a de Antônio Luís, presidente da Associação de Moradores. “Foi uma coisa muito boa, né? Mudou a vida da comunidade, que agora tem direito a água de qualidade. Era um sonho e foi realizado”, contou.
O programa tem como objetivo garantir o acesso à água de qualidade para consumo humano em comunidades rurais do semiárido brasileiro. A iniciativa utiliza sistemas de dessalinização para transformar águas subterrâneas salobras em água potável, promovendo segurança hídrica, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da permanência das famílias no campo.
Pavimentação asfáltica
Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de estradas para os distritos de Belém, Algodões e Lacerda, no município de Quixeramobim. A obra, de responsabilidade da Prefeitura, terá investimento de mais de R$ 48,3 milhões, por meio de financiamento federal, e extensão de 31,53 quilômetros.



























