sexta-feira, 26 de junho de 2026

Parla, Jovem!: posse dos 24 jovens vereadores eleitos para mandato simulado ocorre na próxima segunda-feira (29)


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza, na próxima segunda-feira (29), a solenidade de posse dos 24 jovens vereadores eleitos para o 1º mandato simulado do programa Parla, Jovem!. Na ocasião, também será realizada a primeira sessão ordinária simulada do projeto, marcando o início das atividades legislativas dos estudantes participantes.

O evento contará com a presença do prefeito Evandro Leitão, do presidente da CMFor, Leo Couto, do secretário municipal de Educação, Ciro Mesquita, e dos vereadores de Fortaleza.

Promovido pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o Parla, Jovem! proporciona uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo, permitindo que estudantes da rede pública municipal vivenciem etapas do processo parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.

Durante a solenidade, será empossada a primeira Mesa Diretora do mandato simulado, composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os ocupantes foram definidos por sorteio entre os alunos eleitos.

Ao longo do programa, haverá um sistema de revezamento da Mesa Diretora para garantir a participação dos seis distritos de Educação de Fortaleza. Em junho, a condução dos trabalhos ficará sob responsabilidade dos representantes do Distrito 1, da EMTI Deputado Roberto Mesquita (Vila Velha). A partir de agosto, assumirão os estudantes dos Distritos 2, da EM Johnson (Luciano Cavalcante); em setembro, do Distrito 3, da EMTI Profº. Joaquim Francisco de Sousa (Presidente Kennedy); em outubro, do Distrito 4, da EMTI Leonel de Moura Brizola (Planalto Ayrton Senna); em novembro, do Distrito 5, da EMTI Profº. Alexandre Rodrigues de Albuquerque (Siqueira); e em dezembro, do Distrito 6, da EMTI Profº Antonio Girão Barroso (Jangurussu).

As sessões ordinárias simuladas também seguirão uma dinâmica de representação dos territórios educacionais. Em cada encontro, serão debatidos e votados os projetos elaborados por estudantes de um distrito diferente daquele que estiver ocupando a Mesa Diretora, ampliando a participação e a integração entre os jovens parlamentares. 

As sugestões de matérias legislativas apresentadas pelos alunos que forem aprovadas durante o Parla, Jovem! poderão virar projetos de lei reais da Casa.

Com a iniciativa, a Câmara de Fortaleza reforça seu compromisso com a formação cidadã e a educação política dos estudantes da rede pública da Capital, aproximando os jovens do processo democrático e incentivando a participação ativa na construção de propostas para a cidade.

*SERVIÇO*

*Posse 24 jovens vereadores do Parla, Jovem!*

Local: Plenário da Câmara de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)

Horário: 8h

Câmara realiza sessão itinerante na escola Jaime Alencar e aproxima estudantes do Legislativo

O auditório da Escola de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira se transformou, nesta quinta-feira, 25, em plenário da Câmara de Fortaleza. A unidade recebeu uma sessão ordinária itinerante do Legislativo como parte da programação da 6ª edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, iniciativa que aproxima o Parlamento da população. 

A sessão reuniu estudantes, educadores e moradores da região, que acompanharam de perto os debates e puderam vivenciar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo e conhecer o processo de tomada de decisões que impactam o seu dia a dia na cidade.

O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), reforçou a importância do “Nossa Casa é de Todos” para despertar o interesse dos jovens pela política de forma participativa.

“Hoje, estamos, pela primeira vez, em uma escola de ensino médio. Daqui a pouco esses jovens irão para a faculdade, para o mercado de trabalho, e vão entender o quanto a política impacta na vida deles, nas mudanças que ocorrem na nossa cidade e sociedade. Muitas vezes eles não se interessam pela política por não entender o poder transformador dela em suas vidas. Quando eles participam, apresentam propostas e entendem a função do vereador, essa discussão chega também às famílias e aos amigos”, disse.

Alunos ganham voz na sessão 

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Ana Kercia, utilizou a Tribuna e contou que já teve contato com a Câmara durante a realização de um trabalho da feira científica sobre racismo ambiental, quando entrevistou o vereador Gabriel Aguiar (PSOL). 


Para Kercia, a presença dos vereadores no ambiente escolar fortalece o diálogo com a juventude e cria um espaço para que os alunos apresentem reivindicações. “É uma oportunidade para a gente falar sobre questões que tem impacto no nosso dia a dia. São pautas simples, mas que os vereadores podem resolver”, destacou.

Ana também aproveitou a ocasião para agradecer aos parlamentares pela aprovação da ampliação do Passe Livre estudantil para os fins de semana, feriados e férias.

“Utilizo o transporte público para ir à escola, venho de ônibus, e sei que essa é a realidade de muitos alunos da rede pública. A nossa cidade possui muitos espaços que contribuem para a nossa formação, como o Centro Dragão do Mar, a Biblioteca Pública Estadual, que ampliam nosso conhecimento e enriquecem nossa vivência cultural. Por isso, considero de extrema importância que os estudantes possam se deslocar pela cidade sem o peso do custo da passagem. O Passe Livre representa mais acesso à educação, à cultura e às oportunidades. 

O aluno do 2º ano, Janderson dos Santos de Oliveira ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o diálogo entre os jovens e o Poder Legislativo. Segundo ele, a experiência de conhecer a Câmara já havia despertado o interesse dos alunos pela política e pelo funcionamento dos debates parlamentares. 


“No mês passado, a gente fez uma aula de campo na Câmara. Foi algo bem interessante. Eles ensinaram muito sobre como funciona a política e os debates. Foi uma experiência muito marcante para a gente”, relatou.

Para o estudante, a realização da sessão na sua escola representa uma nova oportunidade de participação. “Como a gente foi para lá e agora eles vêm até aqui, acho que vamos ter mais liberdade para nos expressar, falar o que sentimos e entender melhor o que eles querem passar para a gente e o que nós também queremos passar para eles”, afirmou. 

Câmara leva serviços para comunidade da Regional 7

O “Nossa Casa é de Todos” estende sua programação no sábado, 27, na pracinha do bairro Sapiranga. No local, a população terá acesso a um mutirão de serviços gratuitos essenciais, que incluem desde a emissão de documentos básicos, como a Carteira de Identidade Nacional, CPF e cartões de transporte até consultas médicas preventivas com clínico geral e pediatra. Além de uma programação cultural e de lazer voltada para todas as idades.

Serviço “Nossa Casa é de Todos

Dia 27/06, a partir das 8h: Serviços, consultas e atrações culturais na pracinha (Travessa nova Jerusalém, 44, esquina com Av. Evilásio Almeida Miranda, 1165 – Sapiranga-Coité)

Câmara aprova inclusão de assistentes da Educação Infantil no plano de carreira do magistério


Os assistentes da Educação Infantil da rede municipal de Fortaleza vão integrar oficialmente a carreira do magistério público. A medida foi aprovada em sessão extraordinária desta quarta-feira, 24, por meio do Projeto de Lei Complementar nº 19/2026, de iniciativa da Prefeitura. A proposta beneficia 223 servidores efetivos e representa uma mudança histórica para a categoria, que há anos reivindica o reconhecimento formal do papel desempenhado nas unidades de ensino infantil da Capital.

De acordo com a Prefeitura, a proposta é resultado de um processo de diálogo conduzido por um grupo de trabalho instituído pela Secretaria Municipal da Educação (SME), com participação de representantes da gestão municipal e da entidade sindical da categoria.

“A iniciativa representa importante medida de valorização profissional, fortalecimento da educação infantil e aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo Município de Fortaleza”, afirma a justificativa do projeto.

Presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto ressaltou que a matéria reforça o compromisso do prefeito Evandro Leitão com a educação da cidade. 

"Nesta semana, aprovamos o passe livre para os estudantes de Fortaleza e, agora, aprovamos o enquadramento dos assistentes da Educação Infantil como profissionais do magistério, garantindo a eles o piso salarial da categoria. Essas medidas garantem mais direitos para os alunos e docentes ", ressaltou Leo Couto. 

Durante a justificativa do voto, a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) celebrou a aprovação do projeto e classificou a medida como uma conquista histórica para a educação de Fortaleza. De acordo com a parlamentar, Fortaleza é uma das primeiras capitais do país a garantir este direito.

“Esta é uma vitória da educação e das assistentes da Educação Infantil, que há mais de 11 anos lutam por esse enquadramento. Vocês não têm noção do tamanho dessa conquista, que agora se concretiza. Temos 223 assistentes concursadas que não tinham os mesmos direitos das professoras efetivas. Essas profissionais passarão a receber o piso do magistério e terão acesso a todos os direitos garantidos aos professores efetivos do município. Parabenizo o prefeito Evandro Leitão e todos os vereadores e vereadoras que votaram favoravelmente à matéria. Isso demonstra o compromisso desta Casa com a educação. Estou muito feliz e emocionada”, afirmou.

*Reconhecimento profissional*

Um dos principais efeitos da proposta é o reconhecimento oficial do caráter docente das atribuições exercidas pelos assistentes. Embora esses profissionais desempenhem funções pedagógicas essenciais no desenvolvimento das crianças, especialmente na primeira infância, etapa decisiva para a formação cognitiva, emocional e social, eles ainda não integravam a carreira do magistério, mesmo atuando nos Centros de Educação Infantil e nas escolas da rede municipal.

O projeto também estabelece que o enquadramento não configura transformação ou transposição de cargo. Com a mudança, passam a fazer parte da mesma estrutura de desenvolvimento profissional dos demais educadores da rede, incluindo regras de progressão e promoção funcional. Os servidores permanecerão nos cargos para os quais foram aprovados em concurso público, preservando direitos e vantagens já adquiridos ao longo da carreira.

*Valorização e impacto financeiro*

Além do reconhecimento profissional, a medida prevê ganhos remuneratórios para a categoria. A nova tabela salarial proposta para os assistentes da Educação Infantil tem vencimento inicial de R$ 5.144,12 para jornada de 240 horas mensais, podendo chegar a R$ 20.127,41 no topo da carreira. Segundo estimativa da Prefeitura, o impacto financeiro da proposta será de aproximadamente R$ 23,65 milhões por ano.

*Trâmite*

Mais cedo na comissão, o colegiado apreciou as emendas, que receberam parecer contrários. A matéria entrou extrapauta na sessão de hoje e, por tramitar em regime de urgência, foi aprovada em discussão única. Em sessão extraordinária, os parlamentares aprovaram o projeto em redação final. O projeto agora será enviado para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial.

Nossa Casa é de Todos: Câmara de Fortaleza leva mutirão de serviços gratuitos para o bairro Sapiranga

A Câmara de Fortaleza (CMFor) leva, neste sábado (27), um mutirão de serviços gratuitos para o bairro Sapiranga, localizado na Regional 7. A iniciativa faz parte do programa “Nossa Casa é de Todos”, que tem como objetivo aproximar o Legislativo da população por meio da descentralização dos serviços e estímulo à participação popular. 

Esta é a sexta edição do programa neste ano. Após essa edição, o Nossa Casa é de Todos será suspenso em decorrência do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público. Depois da eleição, o programa voltará a ser realizado normalmente. 

Nesta quinta (25), a CMFor realizou a sessão plenária itinerante na EEEP Jaime Alencar de Oliveira, localizada no Luciano Cavalcante. 

Desde a edição de abril, os serviços do Nossa Casa é de Todos estão sendo ofertados exclusivamente aos sábados. 

No dia 27, das 8h às 13h, a população da Regional 7 poderá desfrutar de um mutirão de serviços totalmente gratuitos. A concentração ocorre na pracinha da Sapiranga, que fica na Travessa Nova Jerusalém, 44, esquina com Avenida Evilásio Almeida Miranda, 1165 — Sapiranga-Coité.

A programação contará com a presença do presidente da CMFor, vereador Leo Couto, dos vereadores e de demais autoridades.

O local terá, ainda, feirinha de economia criativa e alimentos, roupas e diversos itens produzidos pela comunidade, além de programação cultural.

As atrações são: Show de Talentos, com Praciano; Dannyel Vasconcelos; e Paulinha Ravet. 

Todo o evento é gratuito e aberto à população.

*Serviços Nossa Casa é de Todos*

_Documentos_

* Sindiônibus: Bilhete Único, Cartão do Idoso;

* SPS: Caminhão do Cidadão, com serviços de emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CNI), Carteira de Trabalho Digital, CPF e orientações sobre o Seguro Desemprego;

* AMC: Emissão de Credencial do Idoso e da pessoa com deficiência, para Estacionamento;

* Etufor: Emissão do Bilhetinho e Carteira de Estudante;

* Funci: Emissão de Certidão de Nascimento para quem nunca teve;

* Enel: Solicitações para cadastro no baixa renda, parcelamento de débitos, ligações novas, troca de titularidade, religação, 2ª via;

* Cagece: Atendimento em geral;

* Prevmóvel do INSS: Orientações sobre aposentadoria e benefícios;

* SDHDS: Cadastro Único e emissão do

* CIPTEA - Solicitação da carteirinha

* TRE-CE: Alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão de dados, cadastramento biométrico, consulta à situação eleitoral e emissão da segunda via do título.

_Meio ambiente_

* URBFOR: Doação de mudas;

_Saúde e Bem-Estar_

* SMS: Aferição de pressão, vacinação, fiquei sabendo jovem e maquete de arboviroses;

* Secretaria de Proteção Animal: Vacinação e consulta;

* Senac: corte de cabelo;

_Orientação ao crédito_

BNB: Crediamigo

_Orientações jurídicas_

* Defensoria Pública: Consulta Processual, certidões digitais, orientação jurídica e ofícios pra gratuidade de certidões de nascimento e casamento;

* Procuradoria da Mulher da CMFOR: ações educativas e assistenciais sobre violência contra a mulher;

_Espaços sensoriais, infantis e pets_

* Espaço Sensorial Evoluir;

* Espaço Kids;

* Espaço Pet;

* Stand Sana, com Cosplay, batalha de rimas, games e robótica sustentável.

*Nossa Casa é de Todos — 6ª Edição*

🗓️Data: 27/06

⏰Horário: 8h às 13h

🕢⏰Horário da coletiva: 9h30

📍Endereço: Pracinha da Sapiranga (Travessa Nova Jerusalém, 44, esquina com Avenida Evilásio Almeida Miranda, 1165 — Sapiranga-Coité)

Por iniciativa do deputado Marcos Sobreira, ALECE entrega Medalha Edson Queiroz ao empresário José Alves de Oliveira, fundador da Zenir Móveis


A solenidade de entrega da Medalha Edson Queiroz ao empresário José Alves de Oliveira será realizada no dia 30 de junho, às 17h, no Plenário 13 de Maio, e homenageia uma das trajetórias empresariais mais inspiradoras do Ceará, conhecido em todo o Ceará como Zenir, fundador da Zenir Móveis e Eletros.

A homenagem atende ao requerimento de autoria do Deputado Estadual Marcos Sobreira. A honraria, instituída pela Lei nº 10.695/1982, é destinada a homenagear empresários de destaque no Estado do Ceará.

Natural de Jucás, no interior cearense, José Alves de Oliveira construiu uma trajetória marcada pelo trabalho, pela perseverança e pelo espírito empreendedor. Filho de agricultores, iniciou sua vida profissional ainda jovem, aos 14 anos, em Iguatu, trabalhando em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Foi ali, no coração do Centro-Sul, que começou a desenvolver a experiência e a visão de mercado que, anos depois, dariam origem a uma das maiores redes varejistas do Ceará.

Em 9 de maio de 1992, Zenir fundou, em Iguatu, a primeira loja da Zenir Móveis e Eletros. O que começou como um pequeno empreendimento familiar tornou-se uma referência no comércio cearense, com forte presença no interior, geração de emprego e renda, fortalecimento da economia local e compromisso com os consumidores.

Atualmente, a Zenir Móveis e Eletros está presente em 45 municípios cearenses, com 61 lojas, mais de 2 mil colaboradores e uma carteira superior a 3 milhões de clientes. A empresa também conta com operação de comércio eletrônico, centros de distribuição, frota própria e investimentos em logística, tecnologia, sustentabilidade e integração entre os canais físicos e digitais.

Para o deputado Marcos Sobreira, a entrega da Medalha Edson Queiroz representa o reconhecimento público a uma história que inspira o Ceará.

“José Alves de Oliveira, o nosso querido Zenir, é um exemplo de que o trabalho, a coragem e a confiança no povo cearense podem transformar vidas. Sua trajetória nasceu no interior, cresceu com simplicidade e se tornou símbolo de empreendedorismo, geração de oportunidades e desenvolvimento para o nosso Estado”, destaca o Deputado Estadual Marcos Sobreira.

O parlamentar ressalta ainda que a história de Zenir se confunde com a história de desenvolvimento de muitas cidades cearenses, especialmente pela interiorização dos investimentos e pela valorização das pessoas.

“A Zenir Móveis nasceu em Iguatu e se espalhou pelo Ceará levando emprego, renda, crédito, atendimento e oportunidade. Essa homenagem é justa porque reconhece não apenas o empresário de sucesso, mas o homem que acreditou no interior, valorizou seus colaboradores e ajudou a movimentar a economia de inúmeras famílias cearenses”, afirma Marcos Sobreira.

A Medalha Edson Queiroz é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Parlamento cearense a personalidades do setor empresarial que contribuem para o progresso econômico e social do Estado.

A solenidade reunirá autoridades, familiares, colaboradores, empresários, lideranças políticas, representantes de entidades, imprensa e sociedade civil.

SERVIÇO

Evento: Entrega da Medalha Edson Queiroz ao empresário José Alves de Oliveira, “O Zenir”, fundador da Zenir Móveis

Data: 30 de junho de 2026

Horário: 17h

Local: Plenário 13 de Maio — Assembleia Legislativa do Estado do Ceará


Valdemar Costa Neto diz que aliança no Ceará está formada com Ciro


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, a quem Ciro Gomes chamou de “ladrão”, disse que Michele Bolsonaro tem a entender que o cearense é assim mesmo, “fala mal de todo mundo, até do irmão”.





Beach Park mobiliza 400 pessoas na ‘Maior Aula de Natação do Mundo’ em ação educativa


Na última quinta-feira (25), o Beach Park participou de mais uma edição da Maior Aula de Natação do Mundo (The World’s Largest Swimming Lesson – WLSL), iniciativa global voltada à conscientização sobre segurança aquática e à prevenção de afogamentos. Reconhecido como um dos maiores participantes do evento em todo o mundo, o destino recebeu cerca de 200 crianças de instituições de Aquiraz (CE) e Fortaleza (CE), acompanhadas por familiares e responsáveis, para uma manhã dedicada ao aprendizado e à diversão.

Realizada simultaneamente em diversos países, a ação tem como objetivo reforçar a importância do ensino da natação e disseminar conhecimentos fundamentais para a segurança na água, especialmente entre crianças.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a uma aula especial conduzida pelo educador físico responsável pela ação, Rafael Feitosa, do Beach Park que compartilhou orientações sobre os fundamentos do esporte e dicas práticas para uma convivência mais segura em ambientes aquáticos. As atividades foram realizadas em uma área exclusiva do Aqua Park, especialmente preparada para a ação.

Além das instruções técnicas, as crianças vão aprender comportamentos preventivos que podem ajudar a evitar acidentes e afogamentos, tema que está no centro da iniciativa internacional. Para garantir uma experiência segura e acolhedora, toda a programação contará com o acompanhamento de salva-vidas, monitores e equipes de apoio do Beach Park, além de atividades de animação voltadas ao público infantil.

A Maior Aula de Natação do Mundo reúne anualmente parques aquáticos, clubes, escolas de natação e instituições de diversos países em torno de uma causa comum: conscientizar famílias sobre a importância da educação aquática desde a infância. Ao participar da iniciativa, o Beach Park reforça seu compromisso com a promoção da segurança, do bem-estar e do acesso ao esporte para crianças e comunidades do Ceará.

*Segurança na água*

“A natação não deve ser vista apenas como uma prática esportiva, mas como um aprendizado fundamental para a segurança e o desenvolvimento das crianças. Para o Beach Park, apoiar iniciativas que estimulem esse conhecimento e contribuam para a prevenção de acidentes é motivo de grande orgulho. Estudos indicam que a participação em aulas formais de natação pode reduzir significativamente os casos de afogamento infantil, evidenciando a relevância de promover esse ensino desde os primeiros anos de vida”, destaca Rafael Feitosa, que também é gerente do Aqua Park do Beach Park.

Certificado internacionalmente pela empresa americana Jeff Ellis & Associates, responsável pelo treinamento e qualificação dos guarda-vidas dos maiores parques aquáticos do mundo, o Beach Park mantém um compromisso prioritário com a segurança das famílias que visitam o destino turístico. A equipe de salvamento aquático do destino passa por treinamentos diários altamente qualificados e diversas avaliações, garantindo um ambiente seguro para todos os visitantes.

*Sobre o Beach Park*

Com 40 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado a apenas 30 minutos de Fortaleza, o complexo de entretenimento Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 250 mil m² e reúne dois parques, o Aqua Park e o novo Parque Arvorar, quatro resorts de alto padrão, o Restaurante de Praia e a charmosa Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2026), além de abrigar o Surreal, reconhecido pelo GUINNESS WORLD RECORDS™️ como a montanha-russa aquática mais alta do mundo. Já o Arvorar é um novo parque temático do grupo, que combina diversão, educação e conservação ambiental. O local é um convite à aventura e à conexão com a natureza, oferecendo entretenimento para todas as idades.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

Brasil Sem Feminicídio: “Ceará é o primeiro estado do Brasil a aderir ao pacto”, destaca Janja da Silva

Brasil Sem Feminicídio: “Ceará é o primeiro estado do Brasil a aderir ao pacto”, destaca Janja da Silva

O Ceará recebeu, nesta quinta-feira (25), a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, para o ato de apresentação do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. Na ocasião, a idealizadora e articuladora política da iniciativa esteve acompanhada do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero e da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas. A ação reúne os Três Poderes (Executivo Federal, Legislativo e Judiciário) com o objetivo de fortalecer políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

Em Fortaleza, o encontro ocorreu no Museu da Imagem e do Som (MIS). Representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) também estiveram presentes, além da titular da Secretaria das Mulheres (SM), Juliana Lucena, e de lideranças da sociedade civil. Os ministros das Relações Institucionais (SRI), José Guimarães, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, também participaram do evento. Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a vice-prefeita, Gabriela Aguiar.

Lançado neste ano, o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio tem como foco o enfrentamento ao feminicídio e a garantia da vida de meninas e mulheres. Entre as principais medidas estão o cumprimento célere e efetivo das medidas protetivas de urgência; a promoção de informações sobre os direitos de meninas e mulheres para toda a sociedade; e a sensibilização de meninos e homens para a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, entre outras ações.

“Quero agradecer a presença da nossa primeira-dama, Janja da Silva, por trazer para o Ceará um tema que eu considero absolutamente fundamental para a nossa sociedade, que é nós termos um pacto nacional contra o feminicídio”, frisou o governador Elmano de Freitas, ao destacar a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres existente no Ceará, ressaltando, no entanto, que é preciso avançar ainda mais.

“Nós precisamos caminhar para uma sociedade justa, em que as mulheres possam viver em paz, com tranquilidade e sendo respeitadas. Hoje temos aqui no Ceará a primeira-dama do país jogando luz sobre esse tema, inquietudes, nos apresentando caminhos para que a gente possa fazer o máximo de esforços”, completou.

O estado aderiu ao pacto ainda em fevereiro, durante a cerimônia de lançamento, realizada em Brasília. O evento desta quinta-feira marcou uma nova etapa da mobilização nacional em defesa da vida das mulheres, de acordo com a primeira-dama do país, Janja da Silva. “Estamos levando para os estados a mesma compreensão que orientou a construção do pacto em nível nacional: a de que a cooperação entre os poderes é fundamental para enfrentar um problema tão complexo e urgente. Quando reunimos esforços, recursos, compromissos e, principalmente, vontade política, ampliamos a nossa capacidade de proteger as mulheres e meninas, salvar vidas e transformar realidades”, afirmou.

Já a vice-governadora Jade Romero ressaltou que o pacto se soma às ações já desenvolvidas no estado para o enfrentamento da violência contra as mulheres, como o programa Tempo de Justiça, que visa dar celeridade à investigação e ao julgamento de crimes dolosos contra a vida e feminicídios, fruto de uma parceria interinstitucional. “A gente está chegando a mais de 80% dos casos de feminicídio, tentados e consumados, julgados em menos de 400 dias. Nós temos um julgamento que ocorreu em tempo recorde, em menos de três meses, fruto desse trabalho conjunto, que visa dar celeridade a esses processos”, pontuou.

Encontros estaduais

Nos estados, os encontros têm como objetivo ampliar a articulação, aprofundar o diagnóstico sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres. A agenda, coordenada pela SRI, também destaca os resultados já alcançados. Entre abril e maio, os casos de feminicídio registraram queda de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, coincidindo com o período de implementação do Pacto Brasil Contra o Feminicídio.

O ministro José Guimarães falou sobre a importância de aproximar o tema da população. “Esse pacto tem que ser algo que esteja presente no cotidiano das pessoas, em casa, nas ruas, na escola, porque a violência não tem território definido. Portanto, esse momento aqui no Ceará é muito especial, representa um compromisso com a vida”, disse.

Transformando a dor em luta

Quem transformou a dor da violência em luta foi a cearense Ana Clara Antero. Presente ao evento, ela destacou que o pacto representa um importante instrumento de proteção. “A mulher tem que ter o direito de viver e, infelizmente, nós, mulheres, não temos isso. É importante o governo fomentar essas campanhas, pois, assim, temos mais voz.”

A partir de agora, Ana Clara afirma que espera fortalecer sua atuação na defesa da causa. “Eu sou uma sobrevivente de uma tentativa de feminicídio, e o meu recado é: se você estiver passando por algum tipo de agressão, denuncie. Eu sei que não é fácil, mas não queira que o pior aconteça com você”, concluiu.

O caso da jovem de Quixeramobim indignou o país e ganhou repercussão nacional. Após receber atendimento ágil em unidades de referência, como o Instituto Doutor José Frota (IJF), Ana Clara teve alta médica e hoje se recupera em paz. Para que isso fosse possível, ela destaca o atendimento inicial prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Enfermeiro do Samu, João Emanuel foi o primeiro profissional a atender Ana Clara após o chamado da ocorrência. Agora, ao vê-la recuperada, ele diz sentir-se muito feliz. “É gratificante perceber que, por meio do nosso trabalho, ela está tendo a oportunidade de recomeçar e recuperar sua qualidade de vida.”

Ele também destacou que os homens têm um papel fundamental no enfrentamento ao feminicídio. “Acolhendo, compreendendo e respeitando os limites das mulheres, e jamais agredindo, seja verbalmente ou fisicamente”, concluiu.

Ex-senador Luiz Pontes está de volta após tratamento nos Estados Unidos


O ex-senador Luiz Pontes está de volta ao Ceará após quatro meses de tratamento nos Estados Unidos para se recuperar das sequelas da Covid-19, doença que quase lhe tirou a vida. “Estou retornando a Fortaleza para abraçar todos que rezaram pela minha recuperação e também o povo de Massapê, que diariamente demonstra carinho pelo prefeito Ozires Pontes, escolhido como o melhor prefeito da região”, declarou emocionado.

Kassab, Ronaldo Caiado e Luizianne no São João de Maracanaú


O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, vive um momento de prestígio com o São João do município, que disputa reconhecimento no Guinness Book como um dos maiores festejos juninos do país, considerando critérios como duração, público e atrações. Além de Camilo Santana, Elmano de Freitas e Ciro Gomes, também devem passar pela cidade o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ex-vice-governador Domingos Filho e a deputada federal Luizianne Lins.

Polícia do Ceará terá departamento de combate à lavagem de dinheiro


O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou o Projeto de Lei nº 65/2026, que cria o Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), no âmbito da Polícia Civil do Ceará. A proposta busca fortalecer e ampliar o trabalho já desenvolvido pelo Estado, dotando a Polícia Civil de uma estrutura especializada, permanente e tecnicamente capacitada para conduzir investigações financeiras complexas, ampliar a integração de informações, aperfeiçoar as ações de inteligência e aumentar a capacidade de descapitalização das organizações criminosas.


Elmano entrega obras em Pedra Branca e Quixeramobim


O governador Elmano de Freitas passará a tarde e a noite desta sexta-feira (26) no Sertão Central. Em Pedra Branca, inaugura uma creche padrão MEC, um moderno Centro de Educação Infantil. Em Quixeramobim, cumpre extensa agenda ao lado de prefeitos da região, deputados, ministros e do prefeito Cirilo Pimenta.“Teremos um momento muito importante para Quixeramobim e toda a região: a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica das localidades de Belém, Algodões, Lacerda e Paus Brancos; o retorno das obras do Parque de Exposições; e o lançamento do programa ‘Quixeramobim – 3 Graus’”, declarou Cirilo Pimenta.

Aldigueri, Robério Monteiro e Felipe Mota invadem o sertão


As imagens do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, percorrendo o sertão e a periferia dos municípios revelam uma intensa agenda de articulações e aproximação com o eleitorado.

Já as aparições do deputado Robério Monteiro em sucessivos eventos ao lado do senador Cid Gomes, prefeitos e vereadores deixam evidente que o trabalho de fortalecimento eleitoral está em curso.

A maratona do deputado Felipe Mota pelo interior, em busca de manter seu patrimônio eleitoral e conquistar novos eleitores, representa o mesmo esforço empreendido por diversos parlamentares estaduais.

Para quem afirma que prefeitos e vereadores já definiram seus apoios para a Alece e para a Câmara dos Deputados, a realidade mostra que a decisão final continua nas mãos do eleitor.

Quem possui serviço prestado acompanha de perto seus apoiadores e busca ampliar a votação, porque nada é mais tenso do que a véspera de uma eleição, quando poucos votos podem significar a perda de um mandato e a ida para a suplência.


Aliança da direita com a extrema direita vai para o “VAR” da família Bolsonaro


Mesmo em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro continua atuando politicamente. O embate entre Michelle Bolsonaro e Flávio Bolsonaro mostra que a discussão sobre a aliança com Ciro Gomes chegou ao núcleo familiar. Michelle afirmou que age em nome do “galego”, como chama o marido. “Sigo o que ele diz”, declarou. Flávio respondeu que irá conversar com o pai para confirmar se ele realmente é contrário à aliança com Ciro ou se houve interpretação equivocada.

Michelle Bolsonaro endurece e não abre mão do apoio a Eduardo Girão e Priscila Costa


Mais de 9 milhões de pessoas visualizaram o pronunciamento da ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, no qual desabafa contra o enteado, o senador Flávio Bolsonaro. “Apoio Eduardo Girão e Priscila Costa em acordo com o meu galego”, afirmou, utilizando a forma carinhosa como se refere ao ex-presidente Jair Bolsonaro e citando também o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Michelle demonstrou indignação com a aliança entre o PL e o PSDB no Ceará.

O principal alvo de Michelle Bolsonaro é o pré-candidato Ciro Gomes, que fechou aliança com André Fernandes na disputa pelo Governo do Ceará e conta com o apoio dos filhos do ex-presidente. Ciro afirmou que “não venderá a alma”, em declaração dura sobre a crise no PL, e sinalizou que não pretende mudar o discurso.

O pronunciamento de Michelle foi cuidadosamente elaborado. Os principais alvos foram os enteados Flávio e Eduardo Bolsonaro, que, segundo ela, atuam em defesa da aproximação com Ciro Gomes.

Ciro é habilidoso. Sabe que o PL só terá chances de eleger um senador e ampliar sua bancada federal com o seu apoio. O próprio Ciro mantém um duro embate político com o irmão, o senador Cid Gomes, a quem chama de traidor. “Não haverá aliança com Flávio Bolsonaro. O que existe é uma aliança para derrotar o PT. Nossa aliança é apenas no Ceará”, declarou.

O pré-candidato ao Governo do Ceará, senador Eduardo Girão, e a vereadora Priscila Costa permanecem em silêncio. Ambos acompanham o desenrolar da crise no campo da direita.

.