domingo, 28 de junho de 2026

Alex Ferreira, chefe da Casa Militar, será promovido a coronel


O atual secretário-chefe da Casa Militar do Ceará é o tenente-coronel Alexsandro Fernandes Ferreira, conhecido como Cel. PM Alex Ferreira. Ele é responsável pela segurança institucional e pelo apoio ao governador do Estado, além da proteção de autoridades do Judiciário, da Alece, do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. O governador Elmano assinou ato promovendo oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Alex Ferreira passará a integrar o quadro de coronéis da Polícia Militar, alcançando o mais alto posto da corporação.

Grupo de Júnior Mano diz que Camilo trava seu nome


Apoiadores do pré-candidato Júnior Mano, que controlam o perfil “Time Mano” nas redes sociais, acreditam que o senador Camilo Santana estaria retardando a decisão sobre a inclusão de Júnior Mano na chapa para o Senado, com o objetivo de garantir a candidatura à reeleição de Cid Gomes.

Cassação sem lógica

A Justiça Eleitoral do Crato decidiu pela perda do mandato do prefeito André Barreto e de seu vice, Dr. Leitão, em razão de denúncia segundo a qual a empresa privada responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário teria suspendido cobranças e multas de clientes cerca de 20 dias antes da eleição de 2024, vencida pela chapa. “Fui surpreendido. Sigo no mandato e faremos os devidos esclarecimentos ao TRE”, afirmou o prefeito. A decisão ainda deverá ser analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Aldigueri se tornou interlocutor do PSB junto ao PT


Na noite de gala do agronegócio, no Teatro José de Alencar, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, conversou por quase uma hora com o deputado De Assis Diniz, ex-secretário da Agricultura e frequentemente identificado com movimentos como o MST. Apesar disso, De Assis tem apoiado projetos e demandas do agronegócio na Alece em parceria com o deputado Felipe Mota, homenageado pela Faec. A influência de Aldigueri como presidente da Alece e sua crescente proximidade com o governador Elmano, Camilo Santana e Cid Gomes fizeram dele um importante interlocutor junto à bancada petista e aos demais partidos da base aliada.


A força política do agro e de Amílcar Silveira



O Teatro José de Alencar foi palco da grande festa de celebração do agronegócio cearense, na qual Amílcar Silveira ofereceu uma noite de gala e uma recepção exemplar.

Os convidados compartilharam homenagens às maiores referências do setor agropecuário do Ceará: Luiz Girão, Carlos Prado, Edmilson Júnior, Cláudio Rocha, Everardo Telles, Cleidson Rangel, Cristiano Maia e Dico Carneiro. O governador Elmano foi aplaudido de pé pelo apoio ao agronegócio cearense, em uma homenagem inédita.

A noite de gala do agronegócio foi considerada histórica. “Creio que iniciamos um novo ciclo, reconhecendo quem trabalha e produz no campo”, disse Amílcar diante de um Teatro José de Alencar lotado, demonstrando seu prestígio no setor. A solenidade marcou a abertura da PEC Brasil, o maior evento indoor (fechado) do agronegócio brasileiro, realizado até este sábado (27), no Centro de Eventos do Ceará.

Cirilo Pimenta conquistou tudo no governo Elmano


O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, pediu uma faculdade pública de Medicina e conseguiu. Pediu estradas e conseguiu todas. Pediu uma delegacia funcionando 24 horas e conseguiu. Pediu uma indústria de calçados e conseguiu. Pediu incentivos para a instalação de atacadistas e conseguiu. Pediu um Polo Calçadista e de Confecções e ganhou. Pediu um Porto Seco e levou.

Na viagem a Quixeramobim, o governador Elmano recebeu, em público, agradecimentos de Cirilo Pimenta. Mais importante ainda foi a divulgação dos números que colocam o Sertão Central entre as regiões de maior crescimento do PIB do Ceará. Durante muito tempo, a região foi vista como uma das mais pobres do Estado.

Ciro Gomes só tem alguma chance no Ceará com o voto da extrema-direita

A aliança entre Ciro Gomes e André Fernandes não é apenas uma parceria entre partidos; trata-se, fundamentalmente, de um pacto de interesses políticos. Ciro foi ministro nos governos do PT e tornou-se adversário da legenda na tentativa de sobreviver politicamente ou renascer após anunciar sua aposentadoria. André Fernandes iniciou sua trajetória política ao lado de Jair Bolsonaro, tornando-se um influenciador da extrema-direita. André apresentou o plano a Bolsonaro e lançou seu pai, que há muito desejava disputar uma vaga de deputado estadual, como candidato ao Senado.

Michelle Bolsonaro quer influenciar a eleição no Ceará, mas André Fernandes fechou a porta ao obter o aval de Jair Bolsonaro e de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República. Michelle parece ter chegado atrasada ao processo ou ter sido enganada dentro de casa.

Ciro quer conquistar os votos da extrema-direita para eleger três deputados federais do PL e, se possível, um senador, projeto que envolve recursos do Fundo Eleitoral. Sem o PL e sem o apoio da direita e da extrema-direita, Ciro não decola. As pesquisas mostram que Eduardo Girão possui uma fatia expressiva do eleitorado conservador. A adesão de Girão seria fundamental, mas o senador, pré-candidato ao Governo do Estado, afirma que jamais subirá no mesmo palanque de Ciro Gomes. “Eu sou o verdadeiro conservador de direita. O Ciro é petista”, repete Girão em seus discursos.

Esse debate é natural na política, principalmente durante a pré-campanha, quando a verdade exposta em público nem sempre corresponde ao que acontece nos gabinetes. Michelle parece ter sido derrotada nessa disputa. No máximo, terá a oportunidade de disputar uma vaga por Brasília. Para os Bolsonaro, essa deverá ser a cota reservada ao Ceará. Eduardo Girão e Priscila Costa terão de buscar apoios fora do projeto Ciro/André, que nasceu na eleição para a Prefeitura de Fortaleza.

Elmano monta plano para vencer no primeiro turno


Os movimentos do governador Elmano de Freitas, neste momento político, são de cautela e articulação para manter o apoio dos partidos da base, dos prefeitos, vereadores, lideranças empresariais, entidades de trabalhadores, sindicatos, representantes de categorias profissionais e da sociedade civil.

A estratégia é montar uma chapa vitoriosa, “visando uma vitória no primeiro turno”, como afirmou, em sucessivas entrevistas, o coordenador-geral da campanha, Chagas Vieira, que já organiza uma equipe para o projeto de reeleição.

Não está sendo fácil articular a composição da chapa com os nomes para vice-governador e para o Senado. São 12 os interessados na vaga de vice e nas duas posições ao Senado Federal. “Estamos em busca do consenso, conversando”, informou o governador Elmano, deixando claro que não tem pressa.

A reeleição de Elmano é prioridade para o presidente Lula, os senadores Camilo Santana e Cid Gomes, além do prefeito Evandro Leitão. Por conta dessa prioridade, Camilo não pretende deixar a liderança do governo no Senado, pois tem como missão contribuir para a reeleição de Elmano e também de Lula.

sábado, 27 de junho de 2026

Professor Anizio anuncia licença da APEOC, pré-candidatura a deputado federal e apoio à indicação do nome de Luizianne Lins ao Senado



Durante o São João da Educação, realizado neste fim de semana, o professor Anizio Melo anunciou oficialmente seu pedido de afastamento da presidência da APEOC para disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026.

Com a licença do Professor Anizio, a direção do sindicato passa a ser conduzida por Reginaldo Pinheiro, que assume a presidência da entidade durante o período eleitoral.

Em discurso no evento, Professor Anizio também declarou apoio à indicação da deputada federal Luizianne Lins a senadora. Segundo ele, a parlamentar representa “um projeto comprometido com a educação pública, os direitos sociais e os trabalhadores”.

Reconhecido como uma das principais lideranças da educação no Ceará e do Norte e Nordeste, Professor Anizio tem atuado nos bastidores na articulação de apoio a Luizianne junto a entidades sindicais, movimentos educacionais e representantes do setor.

Durante o evento, Luizianne retribuiu o gesto e destacou a trajetória de Anizio na defesa da educação pública e dos direitos dos professores.

“É muito importante quando conseguimos alçar pessoas comprometidas com a educação. Anizio já encaminhou diversas questões que estão em discussão na Câmara Federal e, com certeza, ampliará ainda mais essa atuação com sua chegada à Câmara”, afirmou a deputada.

A movimentação fortalece a construção de uma aliança política entre setores da educação e campos progressistas no Ceará para as eleições de 2026.

Com investimento de R$ 18,6 milhões, Governo do Ceará e Prefeitura entregam Mercado das Malvinas em Caucaia

Com investimento de R$ 18,6 milhões, Governo do Ceará e Prefeitura entregam Mercado das Malvinas em Caucaia

Aos 59 anos, Francisco Augusto viu o Mercado das Malvinas atravessar diferentes momentos da história de Caucaia. Há 15 anos, ele atua como permissionário do espaço e lembra que o local era apenas um galpão, onde montou uma barraca e começou a revender variedades.

Hoje, porém, o cenário é outro. “Isso aqui melhorou não foi em 100, foi em 1.000%. Está muito melhor e mais bonito do que era antes. A gente precisava dessa estrutura, não só para receber quem mora aqui, mas também para acolher quem nos visita”, disse.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Caucaia, o equipamento foi inaugurado neste sábado (27), com a presença do governador Elmano de Freitas, do prefeito Naumi Amorim e de outras autoridades. O Estado destinou R$ 16,1 milhões para a obra, com contrapartida municipal, totalizando R$ 18,6 milhões em investimentos.

Segundo o governador Elmano de Freitas, o Mercado das Malvinas reformado representa a realização de um sonho da população de Caucaia. Ele afirmou estar feliz por entregar o equipamento. “Aqui nós vamos ter muitas famílias podendo trabalhar com dignidade, e todo o comércio do entorno também vai melhorar com esse equipamento. Hoje é um dia de muita alegria, porque os caucaienses agora tem um mercado moderno e bonito para se orgulhar”, disse.

Os recursos foram aplicados em obras de requalificação da edificação do mercado e à melhoria da infraestrutura do entorno, com implantação de rede de esgoto, iluminação, acessibilidade, paisagismo, entre outras. A área construída é de mais de 5 mil m².

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, agradeceu a parceria entre o Governo do Estado e o município, destacando os benefícios do investimento para a população. “Fico muito feliz de, ao lado do governador Elmano de Freitas, entregar esse mercado. São mais de 300 empresas que vão se instalar. Isso aqui é parceria e quem vai ganhar é o povo”, afirmou.

Ao todo, o Mercado das Malvinas conta com 348 boxes destinados a diferentes segmentos comerciais. No local, a população e os visitantes encontram açougue, mercearia, hortifrúti, especiarias, papelaria e outros serviços. É nesse último segmento que o casal José Rubenir e Auricélia Magalhães vai atuar, ofertando serviços gráficos.

“Estamos muito felizes, eu e minha esposa, porque esse mercado representa uma garantia de futuro para nós”, celebrou José Rubenir. Já a esposa, Auricélia, aprovou as intervenções realizadas. “Essa estrutura ficou top, show de bola mesmo”, disse.

Novo capítulo

Para Antônia Mendes, o número 274 passa a simbolizar um novo momento em sua vida. É no box com essa numeração que ela pretende escrever um novo capítulo de sua história, desta vez como empreendedora. “Eu tô muito feliz, pois esse é um projeto muito especial para o meu futuro”, disse, sem esconder a emoção.

Agora aposentada, após uma trajetória profissional como recepcionista e telefonista, ela celebra a oportunidade de trabalhar para si própria. “Eu me aposentei e resolvi trabalhar para mim. Eu tô vendo aqui tudo muito bem estruturado e tem tudo para dar muito certo. Estou muito feliz”, concluiu.

Em Marco, Governo do Ceará inaugura pavimentação da CE-216 e amplia investimentos em infraestrutura rodoviária ​

Em Marco, Governo do Ceará inaugura pavimentação da CE-216 e amplia investimentos em infraestrutura rodoviária

Em mais uma ação para fortalecer a infraestrutura, a mobilidade e o turismo no Litoral Norte, o Governo do Ceará entregou, neste sábado (27), as obras de pavimentação de mais um trecho estratégico para o estado: a rodovia CE-216, no município de Marco.

A solenidade marcou a entrega oficial de uma importante rota que conecta o centro urbano de Marco à localidade de Matriz e às vias CE-179 e BR-402. Executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), a obra recebeu um investimento total de R$ 23 milhões. 

O governador Elmano de Freitas enfatizou a importância da estrada para a cidade e ressaltou outros investimentos realizados em Marco pelo Governo do Ceará. “É importante para toda a região, especialmente para as comunidades rurais para desenvolver, melhorar a qualidade de vida. Seja para escoar a produção, para a saúde, para a juventude e fazer a integração com Bela Cruz”, apontou.

“É um investimento de mais de R$23 milhões. Além da escola que estamos realizando, o Centro de Educação Infantil, a implantação do Raio, e o sistema de abastecimento de água. Tenho muito orgulho de dizer que todos os 184 municípios do Ceará têm benefícios e conquistas como essas que fazemos no Marco”, completou o governador Elmano.

A nova estrada garante mais mobilidade, eficiência e segurança viária para o trânsito da região, facilita o acesso à zona rural de Marco e Bela Cruz, e ainda favorece o fluxo turístico em direção ao litoral. 

“É uma sensação inexplicável. Grande emoção saber que nosso povo saiu da dificuldade e transformou o sonho em realidade. É inexplicável”, assim avaliou o prefeito de Marco, Rogério Neto. “É uma estrada que liga a sede aos nossos principais distritos de Mucambo e Panacuí, sem contar as diversas outras localidades. É como uma espinha dorsal que vai ajudar bastante no comércio e na saúde, por exemplo”, afirmou.

Estrutura moderna e segura

Ao todo, foram pavimentados 25,70 km de extensão. O trecho recebeu uma infraestrutura completa para suportar o fluxo de veículos com o máximo de segurança, com intervenções que contaram com serviços de terraplenagem, aplicação de revestimento asfáltico, sistemas de drenagem, sinalização horizontal e vertical, além da construção de uma ponte de 50 metros sobre o rio Córrego. 

“À vista do que nós passamos está uma maravilha. A estrada era cheia de buraco e pra chegar na sede de Marco eram duas horas e meia. Hoje, está uma lindeza. É uma estrada boa. Um sonho que realizamos”. A fala é da aposentada Tetê Xavier, que acompanhou emocionada ao lado do filho, nora e netos a inauguração da rodovia. “É uma via que vem para melhorar a vida dos moradores da zona rural. Embora a gente passe por ela, fica difícil acreditar que é real. Porque eu lembro que quando a gente precisava ir até o Marco pensava duas vezes e só ia em caso de necessidade, principalmente em época de chuvas”, aponta Luziana Costa, enfermeira.

Avanço na malha rodoviária

A inauguração da CE-216 soma-se a um robusto pacote de investimentos que o Governo do Ceará vem realizando de forma contínua para modernizar a malha rodoviária estadual, que hoje já conta com 9.385,44 km de estradas pavimentadas. Desde 2013, o Estado já entregou 1.875,31 km de rodovias, fruto de um planejamento que divide esforços entre a construção de novas rotas e a manutenção das já existentes. Desse total, 710,31 km foram exclusivamente de obras viárias, como duplicação, pavimentação e restauração, enquanto 1.165 km receberam a recuperação funcional das pistas. 

O ritmo de trabalho segue acelerado em todo o território cearense. Atualmente, neste mês de junho de 2026, o Estado contabiliza mais 387,14 km de obras de duplicação, pavimentação e restauração em plena execução, desenhando um cenário de constante desenvolvimento econômico e social. 

Além das grandes rodovias estaduais, o Governo do Ceará transforma o trânsito dentro das cidades por meio do Programa Sinalize, uma importante parceria de asfaltamento e sinalização com os 184 municípios cearenses. Com um investimento total de R$ 213 milhões, o programa prevê a melhoria de 3.510.000 m² de vias urbanas. O avanço da iniciativa já é realidade em todo o estado, com obras concluídas em 88 municípios e frentes de trabalho em execução em outras 11 localidades.

Reflexo na educação

Mãe e filha, as professoras Xérida e Luísa de Marillac ressaltam que a importância da estrada vai além da segurança, reflete também na educação de crianças e adultos. “Era uma estrada nada boa. Em tempos de chuva ninguém conseguia passar, mas hoje está perfeita”, avalia Xérida. “Minha infância foi toda aqui na zona rural. Em época de chuva eu não conseguia passar para ir à escola. Muitas vezes as aulas eram interrompidas por causa da lama que impedia o acesso e as crianças precisavam fazer uma volta muito grande”, lembra a professora Luísa.

Prefeitura inaugura Bosque Fortaleza Inclusiva, com novas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta sexta-feira (26/6), o Bosque Fortaleza Inclusiva, novo espaço público localizado no bairro Benfica, onde funcionava a antiga sede da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). O equipamento também passa a abrigar as novas sedes da Vice-Prefeitura e da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). O investimento total foi de mais de R$ 8,3 milhões.

Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão ressaltou que o novo equipamento simboliza a forma como a gestão cuida da população de Fortaleza.

"Aqui, em uma área central da cidade, teremos as portas abertas para acolher, ouvir e atender a população, principalmente aqueles que mais precisam da presença do poder público. A entrega das sedes da SDHDS e da Vice-Prefeitura bem estruturadas, em um prédio próprio, fortalece a oferta de políticas públicas e cria um ambiente de referência para as pessoas buscarem atendimento, apresentarem demandas e exercerem a sua cidadania”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

Do total investido, mais de R$ 5,8 milhões foram destinados à implantação das novas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS. Outros R$ 2,4 milhões foram aplicados na implantação do bosque e nas obras de pavimentação do entorno.

O Bosque Fortaleza Inclusiva foi concebido como um espaço voltado à promoção da cidadania, dos direitos humanos e da inclusão social. O equipamento conta com academia ao ar livre, parque infantil, áreas de convivência e espaços destinados ao bem-estar da população.

Com a mudança para o novo endereço, a Vice-Prefeitura passa a contar com uma estrutura de 16 salas para atendimento e funcionamento administrativo, nas quais trabalharão 22 servidores. A SDHDS passa a funcionar em um espaço com 113 salas, refeitório, vestiário, estacionamento e banco de alimentos, reunindo 396 servidores.

Segundo a vice-prefeita Gabriella Aguiar, o novo espaço representa uma gestão mais próxima da população. "Ao reunir a Vice-Prefeitura e a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em um mesmo local, facilitamos o acesso da população, que passa a ter mais facilidade para apresentar suas demandas e dialogar diretamente com a gestão. Além disso, estamos fazendo um uso mais racional dos recursos públicos, deixando de gastar com aluguéis para investir em uma estrutura própria, que ficará a serviço da população de Fortaleza” reforçou.

A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, destacou que a entrega do Bosque reforça o compromisso da gestão com a inclusão e com a transformação da vida das pessoas por meio de serviços e ações que promovem cidadania e qualidade de vida.

“Este é mais um equipamento do Plano Fortaleza Inclusiva, que tem como objetivo levar cuidado, acolhimento e oportunidades para quem mais precisa. O Bosque Fortaleza Inclusiva nasce como um espaço de convivência e bem-estar, aberto à população, com atividades voltadas para públicos diversos, e a estrutura de alta qualidade das novas sedes da SDHDS e da Vice-Prefeitura fortalece as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura”, afirmou Cristiane Leitão.

A transferência das duas estruturas para o Bosque Fortaleza Inclusiva também representa economia para os cofres públicos. Os aluguéis das antigas sedes da Vice-Prefeitura e da SDHDS somavam cerca de R$ 840 mil por ano.

Programação

Para celebrar a entrega do novo equipamento, a Prefeitura promoveu uma programação especial no equipamento ao longo do dia. Na Feira da Cidadania, foram realizados atendimentos voltados à garantia de direitos e ao acesso a serviços públicos, incluindo emissão de documentos, atualização cadastral, vacinação e orientações sobre programas sociais.

Já a Feira Caminhos para Autonomia, realizada em parceria entre a SDHDS e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), ofertou 150 vagas de emprego, encaminhamentos para oportunidades de trabalho e ações de inclusão produtiva. A programação também contou com atividades de promoção da saúde e valorização da pessoa idosa, além do Arraiá Bosque da Inclusão, com apresentações culturais, quadrilhas juninas, empreendedorismo social, gastronomia e atividades para toda a família.

Reestruturação da rede de assistência social

A entrega da nova sede da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) faz parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da rede socioassistencial de Fortaleza. Desde o início da atual gestão, já foram entregues 18 dos 40 equipamentos previstos no pacote de reestruturação da assistência social do Município.

Entre os equipamentos requalificados estão 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizados nos bairros Serviluz, Conjunto Palmeiras, Mucuripe, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Esperança, Presidente Kennedy, Pedras, Henrique Jorge, Lagamar, Castelão e Vila União, além de dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos bairros Sapiranga (Creas Alvorada) e Mucuripe.

Também foram entregues o Centro de Referência Janaína Dutra, o Restaurante Popular e a Casa da Igualdade Racial, todos no Centro, além do Centro Pop do Benfica. As intervenções possibilitam a qualificação dos serviços voltados à proteção social, à promoção de direitos e ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade.

Fortaleza ganha novo Hospital Nossa Senhora da Conceição com 144 leitos e estrutura totalmente modernizada

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas, inaugura, nesta segunda-feira (29/6), às 9h, o novo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), equipamento histórico da Rede Municipal de Saúde. 

Com investimento de aproximadamente R$ 50 milhões, a unidade foi totalmente reformada e ampliada, passando a oferecer uma estrutura moderna e segura para a população de Fortaleza.

O hospital contará com um total de 144 leitos. Em março de 2025, quando o hospital foi fechado para reforma, a estrutura estava completamente sucateada e contava com apenas oito leitos em funcionamento.

A unidade também triplica sua capacidade cirúrgica, com novas salas de cirurgia, e amplia sua área construída de 5 mil m² para aproximadamente 8 mil m².

O novo hospital fortalece a Rede Materno-Infantil de Fortaleza, ampliando a oferta de serviços para a população. A iniciativa integra o programa FORtaleCE, em parceria com o Governo do Estado, e o Programa Saúde que Cuida, vinculado ao Plano Fortaleza Inclusiva.

Serviço

Entrega do novo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)

Data: segunda-feira (29/06)
Horário: 9h (Imprensa deve chegar às 8h para captação de imagens de apoio)
Endereço: Rua 1092, ao lado do nº 06 (4ª Etapa), Conjunto Ceará.

“Nossa Casa é de Todos” leva cidadania, saúde e serviços gratuitos à população da Regional 7

Câmara Municipal de Fortaleza: Nossa Casa é de Todo leva cidadania, saúde e serviços gratuitos à população da Regional 7

Moradores da Sapiranga e bairros vizinhos tiveram acesso gratuito a serviços de documentação, saúde, assistência social, orientação jurídica e cultura neste sábado (27), durante a sexta edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, realizada na pracinha da Travessa Nova Jerusalém, no bairro Sapiranga. A iniciativa é promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor) e contou com a presença do presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), do 2º vice-presidente, vereador Dr. Luciano Girão (PDT), da vereadora Professora Adriana Almeida (PT), do vereador Benigno Junior (Republicanos), de representantes do bairro e da população beneficiada pelos serviços.

Entre os serviços disponibilizados estavam a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Bilhete Único, Carteira do Idoso, Carteira de Estudante, CIPTEA e Cadastro Único. Para muitos moradores, a edição representou a chance de resolver pendências que se arrastavam há anos.

Viviane Justiniano, moradora do bairro, foi uma delas. Há tempos queria regularizar a primeira via da identidade do filho, mas sempre foi difícil conciliar uma folga com a disponibilidade de vaga no mesmo dia e horário. Neste sábado, resolveu tudo a poucos passos de casa. 

“Tentei fazer pelo site faz um tempo, mas nunca tinha vaga disponível. Hoje tive folga e vim aproveitar para resolver isso.”

Na área da saúde, a população contou com consultas de clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação. A Secretaria Municipal da Proteção Animal também marcou presença, oferecendo imunização gratuita para cães e gatos, atraindo tutores desde o início da manhã.

Dona Mirtes Ribeiro, moradora da Sapiranga, chegou entre as primeiras. Ela trouxe o animal de estimação para vacinar e destacou o que faz a diferença para quem depende desse tipo de ação.

“A gente não tem tempo, e vacinar é caro. Estando de graça, é muito melhor. Como é bom ter esse serviço pertinho de casa, devia vir todo mês. Aqui tem muitos serviços, muitas oportunidades.”

Concessionárias como Enel e Cagece, além de órgãos como Sefin e INSS, também integraram a programação com atendimentos presenciais. O acesso à cidadania foi reforçado pela orientação jurídica, com atendimentos da Defensoria Pública do Estado, do Procon, da Procuradoria Especial da Mulher da CMFor e do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider.

Para o presidente Leo Couto, a ação reafirma o papel do Legislativo como estrutura presente no cotidiano das comunidades.

“O Nossa Casa é de Todos representa uma Câmara que vai ao encontro das pessoas. Nosso compromisso é aproximar o cidadão dos seus direitos, levando serviços essenciais, escutando as demandas da comunidade e fortalecendo a relação entre o Legislativo e a população. Esse é o papel de uma Câmara cada vez mais presente nos bairros de Fortaleza”, afirmou o presidente.

O vereador Dr. Luciano Girão destacou a expectativa alta desde a edição anterior, realizada no bairro Planalto Ayrton Senna.

“É uma felicidade estar aqui no Nossa Casa, trazer a Câmara Municipal para o nosso querido bairro Sapiranga, com quem temos um relacionamento muito especial. Há um mês, quando estivemos no Planalto Ayrton Senna, com toda essa estrutura e o apoio do prefeito Evandro Leitão, eu já avisava: a próxima é aqui, na nossa querida Sapiranga e adjacências.”

A programação incluiu ainda apresentações culturais com o tradicional Show de Talentos, que valorizou artistas locais e transformou a pracinha em espaço de convivência e integração entre a comunidade.

Além de descentralizar serviços públicos e aproximar o Legislativo da população, o “Nossa Casa é de Todos” reúne, em um único espaço, órgãos e instituições de diferentes esferas. Após a edição deste sábado, o programa entra em pausa temporária em razão do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público, e retomará suas atividades ao término do processo eleitoral.

Veja a cobertura completa:

140A2816


Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas

Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas

Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do sertão cearense, o Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (26), uma série de entregas e anúncios para a população de Quixeramobim e da região do Sertão Central. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e de outras autoridades.

Durante a agenda, foi assinada ordem de serviço para a construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim. Além disso, foram entregues 17 tratores para mecanização agrícola, beneficiando dez municípios da região, e três sistemas de dessalinização para os distritos de Nenelândia, Carqueja e Mearim.

Filho de agricultor e conhecendo bem os desafios do cearense do Interior, o governador Elmano de Freitas ressaltou a alegria de realizar entregas importantes para o sertão. “Eu quero dizer que estou muito feliz de estar aqui hoje, em Quixeramobim, neste dia tão importante para o município. É um dia de muitas conquistas e estamos aqui para trabalhar e nos dedicar cada vez mais”, afirmou o gestor estadual.

“O Governo do Ceará está aqui para anunciar investimentos em várias áreas: obras de infraestrutura, pavimentação, desenvolvimento, educação e mecanização agrícola. Isso mostra que existe um time unido trabalhando pelo desenvolvimento do povo”, destacou o ministro José Guimarães, natural de Quixeramobim, do distrito de Encantado.

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará, que tem contribuído para a transformação do município. “Quero agradecer ao governador Elmano de Freitas pelas ações importantes que estão sendo autorizadas e entregues hoje. Aqui, autorizamos obras que tornarão Quixeramobim muito melhor em sua infraestrutura, saúde e educação”.

Novo campus da Uece

Com investimento inicial de R$ 29 milhões nas obras, o campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim, será construído ao lado do Hospital Regional do Sertão Central. A iniciativa criará um polo de formação pública, gratuita e de alto nível para cursos de Medicina e outras áreas da saúde, consolidando o projeto de expansão da Uece na região do Sertão Central.

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, ressaltou a importância do novo campus para o processo de descentralização do ensino superior e da saúde no Estado. “O investimento do Governou do Ceará na construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central representa a realização de um grande sonho de toda esta comunidade. Em 2023, criamos o curso de Medicina e temos o projeto de transformar a região do Sertão Central em um importante polo de saúde e inovação, com a formação de médicos e demais profissionais da área em altíssimo nível”, afirmou.

O novo campus contará com dois blocos de salas, totalizando 40 espaços destinados a aulas e laboratórios, além de um bloco administrativo e um bloco acadêmico. A estrutura também incluirá restaurante universitário, biblioteca, auditório, área de convivência, complexo poliesportivo, bem como obras de urbanização e estacionamentos. O campus será integrado física e academicamente ao Hospital Regional do Sertão Central, voltado ao ensino de graduação e, futuramente, à pós-graduação, à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à extensão universitária.

Mecanização agrícola

Com investimento de mais de R$ 2,8 milhões, foram entregues 17 tratores beneficiando dez municípios, sendo sete destinados aos municípios de: Banabuiú, Choró (dois tratores), Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã e Quixeramobim. Outros dez tratores, por meio do Projeto São José, foram destinados a associações comunitárias e de produtores rurais dos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Jaguaretama, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim e Russas.

Em Banabuiú, foram beneficiadas a Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Boa Água, a Associação dos Produtores Rurais de São Gonçalo e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Caiçarinhas (ACPPC).

Também receberam os equipamentos a Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, em Choró; a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Cajueiros, em Ibaretama; a Associação das Comunidades Unidas do Projeto de Assentamento P.A. Brasibel, em Jaguaretama; a Associação dos Bovinocultores da Região de Mulungu, em Piquet Carneiro; a Associação São Pedro, em Quixadá; a Associação Comunitária dos Moradores da Comunidade de Pontal Alegre, em Quixeramobim; e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Francisco Alves de Lima do Sítio de Baixo, em Russas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior, reforçou o compromisso do Estado com os homens e mulheres do campo. “Nos orgulha o compromisso do Governo do Ceará com a agricultura familiar cearense. Fizemos o maior investimento da história, com R$ 1,2 bilhão, para fortalecer a agricultura cearense, com mecanização agrícola, tecnologia social, projetos produtivos, saneamento rural e regularização fundiária. Ou seja, ações que transformam e levam dignidade aos homens e mulheres do campo”, pontuou.

Oceline Soares preside a Associação Comunitária dos Moradores de Pontal Alegre, de Quixeramobim, entidade liderada por mulheres do campo. Ela define que o equipamento será um importante instrumento de trabalho.

“Esse equipamento vai trazer mais desenvolvimento para a área em que atuamos, que é a bovinocultura leiteira”, explicou. “O Projeto São José, na nossa comunidade, vai promover um grande desenvolvimento para a agropecuária local e, acredito eu, também para o nosso município”, completou.

Orgulhosa do trabalho realizado ao lado das companheiras, Oceline destacou a felicidade pela conquista. “Não são apenas os homens que desenvolvem esse trabalho; nós, mulheres, também estamos presentes. Estamos junto das nossas famílias, muitas vezes ao lado dos nossos esposos e filhos, atuando na agricultura familiar por meio da bovinocultura”, concluiu.

Quem também comemorou a chegada do trator para sua comunidade foi Juvenal Celestino Cezário, presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, no município de Choró. “É uma conquista muito importante para nós, porque vai beneficiar cerca de 40 famílias que esperavam por esse equipamento para melhorar o nosso trabalho na agricultura”, afirmou.

Acesso a água de qualidade

O Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, também entregou, nesta sexta-feira (26), três sistemas de dessalinização por meio do Programa Água Doce, com investimento de R$ 756 mil. O secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ressaltou a importância das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para garantir o acesso à água de qualidade à população que mais necessita.

“Hoje, essa parceria tão importante resultou na entrega de três sistemas de dessalinização para três assentamentos. Esses são instrumentos que permitem que o homem do campo tenha acesso à água cristalina, e não salobra. O Governo do Ceará tem priorizado garantir que água de qualidade chegue a todos os cearenses”, destacou.

Foram beneficiadas 304 famílias com a ação, das comunidades de Nenelândia, Carqueja e Mearim. Entre as famílias beneficiadas em Mearim, está a de Antônio Luís, presidente da Associação de Moradores. “Foi uma coisa muito boa, né? Mudou a vida da comunidade, que agora tem direito a água de qualidade. Era um sonho e foi realizado”, contou.

O programa tem como objetivo garantir o acesso à água de qualidade para consumo humano em comunidades rurais do semiárido brasileiro. A iniciativa utiliza sistemas de dessalinização para transformar águas subterrâneas salobras em água potável, promovendo segurança hídrica, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da permanência das famílias no campo.

Pavimentação asfáltica

Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de estradas para os distritos de Belém, Algodões e Lacerda, no município de Quixeramobim. A obra, de responsabilidade da Prefeitura, terá investimento de mais de R$ 48,3 milhões, por meio de financiamento federal, e extensão de 31,53 quilômetros.

.