terça-feira, 23 de junho de 2026

Senador Camilo convocado por Lula deve assumir liderança do governo no Senado Federal


O senador Camilo Santana foi chamado a Brasília pelo presidente Lula na semana do recesso junino e de jogo da seleção brasileira. Camilo deve ser convidado para a liderança do governo no Senado Federal, substituindo o senador Jaques Wagner. 

O baiano foi alvo de uma operação da Polícia Federal e os agentes querem saber do seu envolvimento com o o senhor Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que aplicou golpe superior a R$ 100 bilhões.

O nome de Camilo Santana foi citado por Lula em conversa com senadores do PT e a direção nacional do partido, do PSB e outras siglas da base com representação no Senado. 

Nesta quarta-feira, 24/6, Lula e Jaques Wagner se reúnem. A saída do senador do cargo de líder do governo é dada como certa.

Horizonte celebra cultura, fé e tradição com grande programação de São João


A cidade de Horizonte já está em clima de festa para mais uma edição do São João de Horizonte – Cultura, Fé e Tradição, que acontece entre os dias 24 e 27 de junho, na Praça de Eventos do Mercado Público. Promovido pela Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento reúne o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas e grandes atrações musicais, consolidando-se como um dos momentos mais aguardados do calendário cultural do município.

De 24 a 26 de junho, o público poderá acompanhar as apresentações do Festival de Quadrilhas Juninas, nas categorias infantil e adulta. Grupos de diversas cidades subirão ao tablado para exibir espetáculos marcados pela criatividade, beleza dos figurinos, coreografias envolventes e valorização das tradições nordestinas. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 40 mil em premiações, incentivando e reconhecendo o trabalho dos quadrilheiros.

Além da competição, a programação contará com o Palco Cultural, realizado em parceria com o SESC, que levará apresentações artísticas e culturais, fortalecendo a identidade local e promovendo os talentos da região.

O encerramento da festa acontece no dia 27 de junho, com uma grande noite de shows que promete reunir milhares de pessoas. Sobem ao palco Natanzinho Lima, Márcia Fellipe, Zé Cantor e Forró Real, garantindo muito forró, animação e diversão para o público.

Mais do que uma celebração junina, o São João de Horizonte fortalece a cultura popular, movimenta a economia criativa, impulsiona o turismo e aquece o comércio local, reafirmando a importância das tradições nordestinas para a identidade do município.

SERVIÇO

São João de Horizonte – Cultura, Fé e Tradição

Festival de Quadrilhas Juninas

📅 24 a 26 de junho

📍 Praça de Eventos do Mercado Público

Festa Tradicional

📅 27 de junho

🎤 Natanzinho Lima

🎤 Márcia Fellipe

🎤 Zé Cantor

🎤 Forró Real

📍 Praça de Eventos do Mercado Público

Fortaleza recebe Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo


Fortaleza recebe, na quinta-feira (26), às 8h, uma das maiores referências do cooperativismo e do agronegócio brasileiro. O ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, será um dos destaques do 2º Encontro da Juventude Cooperativista, promovido pelo Sistema OCB/CE (@sistemaocbce) durante a programação do PEC Brasil 2026, no Centro de Eventos do Ceará.

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas por meio do formulário disponível no link:https://forms.office.com/r/VNWKu2H89G  

Com expectativa de reunir cerca de 700 jovens, o encontro tem como objetivo estimular a formação de novas lideranças e fortalecer o protagonismo das novas gerações no movimento cooperativista. Rodrigues participará da mesa-redonda "O que o Cooperativismo Reserva para os Jovens – Lições de quem já trilhou esse caminho", ao lado de Márcio Lopes de Freitas, presidente do Conselho de Administração do Sistema OCB, e José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar.

Ideal Clube realiza Arraiá da Alegria com ação beneficente em apoio à Fundação do Rim



O Ideal Clube entra no clima das festas juninas e promove, neste sábado (27/06), a partir das 18h, o Arraiá da Alegria, evento que reunirá tradição, cultura nordestina, música e solidariedade. A programação acontece na sede do clube, na Avenida Monsenhor Tabosa, 1381, no Meireles.

Com uma estrutura pensada para toda a família, o evento contará com brincadeiras juninas, barraquinhas temáticas, comidas típicas, atrações infantis, apresentação de quadrilha e muito forró ao vivo, garantindo a animação característica das festas de São João.

Além de celebrar uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste, o Arraiá da Alegria terá caráter beneficente, com renda destinada à Fundação do Rim, instituição que desenvolve ações voltadas ao acolhimento e assistência de pacientes renais e seus familiares.

A iniciativa reforça o compromisso do Ideal Clube com a promoção de eventos que unem lazer, convivência social e responsabilidade comunitária, valorizando as tradições culturais e incentivando a solidariedade.

Os ingressos custam R$40, e crianças de até 12 anos têm entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3879-6122.

*Serviço:*

*Arraiá da Alegria*

*Data:* 27 de junho (sábado)

*Horário:* 18h

*Local:* Ideal Clube – Av. Monsenhor Tabosa, 1381, Meireles

*Ingresso* : R$ 40

Entrada gratuita para crianças de até 12 anos

Informações: (85) 3879-6122

Evento beneficente em prol da Fundação do Rim.

Ex-secretária Eliana Estrela recebe Título de Cidadã Baturiteense

A ex-secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, foi homenageada, nesta segunda-feira (22), com o Título de Cidadã Baturiteense, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Baturité.

A honraria reconhece a contribuição da educadora para o fortalecimento da educação no município e em toda a região do Maciço de Baturité durante o período em que comandou a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

A homenagem foi proposta pelo vereador Vagné Nogueira e aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal. A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, João Paulo Slink, e reuniu o prefeito Hérberlh Mota, o vice-prefeito Carlinhos, vereadores, secretários municipais, educadores e demais autoridades.

Ao agradecer a homenagem, Eliana Estrela destacou a emoção de receber o reconhecimento e de passar a fazer parte, oficialmente, da história do município.

“Estou muito feliz e honrada. Agora sou filha adotiva de Baturité. É uma grande alegria receber esse reconhecimento de uma cidade tão importante para a educação do Ceará”, declarou.

Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza


A sessão de instalação do Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Fortaleza será realizada na Câmara Municipal de Aquiraz, no dia 2 de julho de 2026. O colegiado reunirá representantes de 17 câmaras municipais da região. Entre as pautas prioritárias, estão a integração do transporte público, a atração de empresas, obras estruturantes, educação, saúde e geração de empregos. O projeto teve origem quando o então vereador Salmito Filho presidia a Câmara Municipal de Fortaleza. A proposta ganhou força com o apoio do prefeito de Aquiraz, Acilon Gonçalves, e agora entra em uma nova fase institucional.

Messi derruba fake news e influenciadores


O craque argentino Lionel Messi desmentiu uma notícia falsa que circulou nas redes sociais informando a morte de seu pai. Após a partida, Messi afirmou que o pai está vivo e disse que dedicaria a vitória da Argentina a ele. O atacante marcou dois gols e emocionou os torcedores ao agradecer a Deus e homenagear o pai. O episódio serviu para expor, mais uma vez, os danos provocados pela disseminação de fake news nas redes sociais.

Átila Câmara convida Elmano para primeira carreata após a convenção


O prefeito de Maranguape, Átila Câmara, esteve na Abolição acompanhando a liberação de recursos para 26 projetos estaduais em execução ou já concluídos no município. Elmano de Freitas deverá visitar Maranguape no início de julho. Durante o encontro, Átila convidou o governador para participar da primeira carreata e motociata da campanha de reeleição. Segundo o prefeito, “foi em Maranguape que a campanha começou em 2022 e o resultado foi muito positivo”.


Evandro Leitão no apoio a Jade Romero


Quem acompanha a movimentação política tem observado a presença cada vez mais frequente da vice-governadora Jade Romero ao lado do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e do governador Elmano de Freitas em agendas institucionais. A articulação também envolve lideranças do interior. O governador tem estimulado prefeitos e aliados políticos a fortalecerem a pré-candidatura de Jade Romero à Assembleia Legislativa.


Ciro: “Vou cortar R$ 1 bilhão por ano”


O pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes, afirmou que pretende cortar R$ 1 bilhão por ano dos gastos públicos estaduais. Mesmo sem ter concluído a análise dos estudos financeiros elaborados pelo deputado Mauro Filho, Ciro antecipou a meta durante encontros recentes com empresários, lideranças políticas e setores da sociedade interessados na elaboração do seu plano de governo.


Elmano quer eleger maioria na Câmara e no Senado

Na reunião da cúpula do governo com presidentes de partidos, o governador Elmano de Freitas contará com duas novidades: AJ Albuquerque e Moses Rodrigues. O objetivo é ambicioso. Elmano trabalha para eleger pelo menos 18 dos 23 deputados federais do Ceará e conquistar as duas vagas ao Senado. A explicação é simples: deputados federais e senadores possuem acesso a orçamentos distintos para destinação de recursos aos estados e municípios.


TCE e TRE entregarão a lista dos inelegíveis


Os partidos políticos já encaminharam consultas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre nomes considerados ficha suja e inelegíveis em razão de decisões judiciais relacionadas a crimes administrativos, uso indevido da máquina pública ou compra de votos. A relação dos candidatos com impedimentos deverá estar disponível nos sites do TRE e do TCE antes do início das convenções partidárias, que começam em 20 de julho e seguem até 4 de agosto.

Por que Aldigueri, Júnior Mano e Chagas Vieira se agigantaram na pré-campanha


Esforço na articulação política, prestígio junto às lideranças e muito diálogo, além de um trabalho forte na mídia tradicional e na conquista de espaços no jornalismo de qualidade, transformaram Romeu Aldigueri, Júnior Mano e Chagas Vieira nas estrelas da temporada que antecede as convenções partidárias.

O engajamento nas redes sociais também impressiona. Aldigueri, Júnior Mano e Chagas Vieira alcançaram mais de meio milhão de seguidores e cerca de 25 milhões de visualizações em apenas cinco meses, além de presença constante em jornais, rádios, TVs e portais de notícias.

Do ponto de vista político, os três possuem projetos distintos. Chagas Vieira foi escolhido coordenador da campanha de reeleição do governador Elmano de Freitas. O deputado estadual Romeu Aldigueri se prepara para disputar uma vaga na Câmara Federal. Já o deputado federal Júnior Mano está na disputa por uma das vagas ao Senado no palanque governista.

As reuniões finais para definir os rumos da sucessão estadual incluirão os três líderes políticos. Em breve, será possível avaliar se os projetos construídos até agora serão transformados em articulações eleitorais de sucesso.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ministério da Saúde entrega equipamento de radioterapia ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), por meio do Programa Agora Tem Especialistas


Nesta terça-feira (23), o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, participa da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia em Fortaleza (CE). O novo equipamento garantirá tratamentos de radioterapia mais rápidos e acessíveis para pacientes com câncer no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) - Hospital Haroldo Juaçaba, referência em serviços de alta complexidade na região. 

Simultaneamente, outros dois equipamentos serão entregues para ampliar e qualificar o tratamento do câncer no Brasil. Em São Paulo (SP), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participam da entrega de um acelerador linear de alta tecnologia. Em Sinop (MT), a entrega será realizada pelo diretor de Programa da Secretaria-Executiva, Nilton Júnior. As entregas fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). 



Eusébio 39 anos: a cidade onde todos gostariam de viver

Nesta terça-feira, 23, o município de Eusébio completa 39 anos. Ao longo destas quase quatro décadas, uma nova história vem sendo escrita. Se antes Eusébio era conhecido como uma cidade dormitório, de 15 anos pra cá tem se tornado a cidade dos sonhos. O lugar onde todos gostariam de viver.

A verdade é que essa construção não ocorreu da noite para o dia. Em especial nos últimos 20 anos, uma verdadeira revolução ocorreu. De um lado, a cidade obteve grandes avanços na área social, graças a gestões que valorizaram políticas públicas voltadas para os que mais necessitam.

No entanto, por outro lado, a cidade tem tido um desenvolvimento econômico que impressiona. Impulsionado pela construção civil, brotam condomínios, shoppings, casas de alto padrão e malls por todos os lados. E o PIB dispara.

Se a imensa maioria dos municípios cearenses depende prioritariamente de recursos federais e emendas, Eusébio possui uma organização financeira de dar inveja. 

De modo que, nos últimos anos, o município avançou muito e a tendência é que nos próximos avance ainda mais, com uma gestão centrada em planejamento e resultados e, acima de tudo, olhando para o Eusébio do futuro, mas agindo hoje.

.