terça-feira, 6 de junho de 2023

Unifor é a única universidade particular do Norte/Nordeste em ranking de crescimento econômico

A Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, é a única instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste no ranking das ações voltadas ao desenvolvimento econômico, industrialização sustentável, emprego decente e inovação. A constatação é do ranking THE Impact, realizado pela consultoria britânica Times Higher Education, que avalia o impacto dos trabalhos desenvolvidos por universidades de todo o mundo para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Em termos de Brasil, a Unifor ocupa o 2º lugar geral entre todas as instituições de ensino particulares. 


O resultado do estudo, que avalia o desempenho de 1.591 universidades, foi divulgado na sede do THE, em Londres.

Para cada ODS, é atribuída uma pontuação às universidades participantes do ranking. As maiores notas da Unifor foram no ODS 3: saúde e bem-estar (única particular das regiões Norte/Nordeste); ODS 9: indústria, inovação e infraestrutura (1º lugar entre as universidades particulares do Brasil); ODS 11: Cidades sustentáveis e comunidades (1º ligar entre as universidades particulares do Brasil); ODS 16: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável e proporcionar o acesso à justiça a todos (1ª entre todas as universidades públicas e particulares do Brasil); e ODS 17: parcerias e meios de implementação (única privada do Norte/Nordeste).


Para o reitor da Unifor, professor Randal Pompeu, o desempenho da Universidade de Fortaleza no ranking THE Impact é resultado dos investimentos em recursos humanos, infraestrutura e internacionalização da Unifor, além do fortalecimento e ampliação de projetos de extensão, voltados para a sociedade em geral. “Ao longo de seus 50 anos, a Unifor tem atuado fortemente não só na profissionalização de cerca de 110 mil graduados e de mais de 18 mil pós-graduados, mas também em levar à população serviços de atenção à saúde, assessoria jurídica, formação profissionalizante e de gestão e empreendedorismo. Recebemos com satisfação e orgulho o reconhecimento do Times Higher Education, uma entidade renomada internacionalmente, ao trabalho desenvolvido por todos que fazem a Unifor”, ressaltou.