quinta-feira, 11 de junho de 2026

Alece aprova criação de 37 cargos efetivos de professor para a Uece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante a sessão plenária desta quinta-feira (11/06), a criação de cargos de provimento efetivo de professor no quadro da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Também foram aprovados um projeto de lei complementar, de autoria da Mesa Diretora da Casa, e uma proposição do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB). 

O projeto de lei 62/2026, de autoria do Poder Executivo, cria 37 cargos de provimento efetivo de professor para a Uece, sendo 17 assistentes e 20 adjuntos. O texto da matéria explica que as despesas decorrentes desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias da universidade. 

O Governo afirma que o fortalecimento do quadro permanente de docentes contribui diretamente para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação superior, para a formação de profissionais qualificados e para o incremento da produção científica e tecnológica do Estado. 

Também foi aprovado o projeto de lei complementar 21/2026, de autoria da Mesa Diretora da Casa, que altera e revoga dispositivo da Lei Complementar Nº 13, de 20 de julho de 1999, e a Lei Complementar Nº 249, de 28 de junho de 2021. O objetivo é aperfeiçoar o regime jurídico do Sistema de Previdência Parlamentar dos Deputados e Ex-Deputados Estaduais do Ceará, além de preservar a sustentabilidade financeira e atuarial do sistema, ao exigir o recebimento de contribuições advindas de averbação de períodos de outros regimes previdenciários e incentivar a regularização de segurados inadimplentes. 

Já o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), é autor do PL 285/2026, que denomina Vânia Maria Neri Elias a Escola Estadual localizada no distrito de Ubaúna, no município de Coreaú. 

Fortaleza ganha duas novas policlínicas; Ordem de Serviço para as obras será assinada nesta sexta-feira (12/6)

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, assinam, nesta sexta-feira (12/6), às 8h30, a Ordem de Serviço para a construção de duas novas policlínicas em Fortaleza. As unidades serão implantadas nos bairros Aracapé (Regional 10) e Parque Manibura (Regional 6).

O investimento, estimado em R$ 60 milhões para obras e aquisição de equipamentos, é oriundo do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e reforçará a rede de Atenção Especializada da capital. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

*Serviço*

*Assinatura da Ordem de Serviço das Policlínicas dos bairros Aracapé e Parque Manibura*

Data: sexta-feira (12/6)

Horário: 8h30

Local: Rua 4 de Outubro, 197 - Aracapé

Parla, Jovem!: quase três mil alunos da rede municipal estão aptos a votar para eleger jovens vereadores; eleição ocorre, nesta sexta-feira (12)


Quase 3 mil alunos da rede municipal de Fortaleza estão aptos a votar, nesta sexta-feira (12), na eleição do "Parla, Jovem!", para definir os 24 estudantes do 9º ano que irão exercer mandatos simulados de vereador da Capital. A votação estará aberta de 8h às 15h, nas seis escolas públicas participantes. O resultado será divulgado às 16h, na Câmara de Fortaleza.

A partir das 9h desta sexta, na EMTI Prof Alexandre Rodrigues de Albuquerque, no bairro Siqueira, o presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto, realiza coletiva de imprensa para fazer um balanço do programa até o momento e explicar o trâmite de votação. 

Uma segunda coletiva será realizada, às 16h, para divulgação do resultado na sede da CMFor.

Desenvolvido Pela Câmara em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o programa busca promover educação política e incentivar o exercício da cidadania junto à juventude.

Ao todo, 2.982 alunos do 6º ao 9º ano estão aptos a votar nas instituições de ensino em um dos 79 candidatos. O voto não é obrigatório, mas a campanha dentro das unidades está a todo vapor.

Os estudantes eleitos — 12 meninos e 12 meninas — irão participar de sessões plenárias e debates dentro da Câmara, onde irão deliberar sobre propostas apresentadas durante a campanha nas escolas. As sugestões de projetos legislativos, inclusive, poderão ser protocoladas pelos vereadores de Fortaleza de forma oficial.

*Confira a quantidade de candidatos e eleitores em cada escola participante*

* EMTI Deputado Roberto Mesquita (Vila Velha): 371 alunos aptos a votar/ 12 candidatos e candidatas

* EM Jonhson (Eng. Luciano Cavalcante): 798 alunos aptos a votar/ 13 candidatos e candidatas

* EMTI Prof Joaquim Francisco de Sousa Filho (Pres. Kennedy): 453 alunos aptos a votar/ 8 candidatos e candidatas

* EMTI Leonel de Moura Brizola (Planalto Ayrton Senna):  462 alunos aptos a votar/ 12 candidatos e candidatas

* EMTI Prof Alexandre Rodrigues (Siqueira): 445 alunos aptos a votar/ 22 candidatos e candidatas

* EMTI Prof Antônio Girão Barroso (Jangurussu): 453 alunos aptos a votar/ 12 candidatos e candidatas

*SERVIÇO*

*Eleição Parla, Jovem!*

*Horário de votação:* de 8h às 15h, nas seis escolas participantes

*Horário da coletiva:* 9h

*Local:* na EMTI Prof Alexandre Rodrigues de Albuquerque (R. Alves Bezerra - Siqueira)

*Divulgação do resultado*

*Horário:* 16h

*Local:* sede da Câmara de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)

UFC e Universidade de Salamanca iniciam diálogo para cooperação em direito digital, inovação e parques tecnológicos


Durante o Digital Enterprise Show 2026 (DES 2026), em Málaga, o professor Machidovel Trigueiro Filho, vice-diretor desta Escola, deu início a conversas versando sobre a cooperação acadêmica e institucional com o professor Pedro José Martínez Córdoba, da Universidade de Salamanca. Destaque-se que, além de sua atuação acadêmica, o professor Pedro Martínez integra a estrutura da Prefeitura de Salamanca e foi um dos responsáveis pela implantação do parque tecnológico daquela cidade, experiência que uniu universidade e poder público em torno de um projeto comum de desenvolvimento e inovação.

As tratativas envolvem quatro atores: a Faculdade de Direito da UFC, a cidade de Caucaia, a Universidade de Salamanca e a própria cidade de Salamanca. O objetivo central é a troca de experiências entre as duas universidades e os dois municípios, que compartilham agendas convergentes no campo da inovação urbana e da infraestrutura tecnológica. Caucaia está em pleno processo de implantação de um Parque Tecnológico, e o modelo desenvolvido em Salamanca, integrando ensino, pesquisa e gestão pública, oferece referência valiosa para esse percurso.

No plano acadêmico, a aproximação dialoga diretamente com um movimento em curso na própria UFC: a implementação de uma nova disciplina no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) voltada ao direito digital e à inovação tecnológica. A parceria com Salamanca, universidade de tradição secular e hoje ativa nas discussões sobre transformação digital, abre caminho para colaboração em pesquisa, mobilidade e construção conjunta de conhecimento na área.

Conectividade e Dados, gesto que simboliza o início das conversas e a base doutrinária que sustentará o diálogo entre as instituições. O encontro reforça a inserção internacional da FADIR/UFC e o protagonismo de Caucaia na construção de uma agenda de cidade conectada, em sintonia com experiências já consolidadas na Europa

São Gonçalo Fan Fest 2026 terá oito telões espalhados pelo município



São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, já está no clima da Copa do Mundo 2026. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai realizar o São Gonçalo Fan Fest 2026 e transmitir os jogos da Seleção Brasileira em oito arenas distribuídas pelo município: Sede, Pecém, Croatá, Taíba, Siupé, Cágado, Várzea Redonda e Umarituba. A primeira transmissão será na estreia da Seleção Brasileira contra o Marrocos, neste sábado (13/06), às 19h.

A iniciativa tem como objetivo reunir famílias, amigos e torcedores em espaços preparados para celebrar a maior competição de futebol do planeta, fortalecendo o espírito de união e pertencimento entre os gonçalenses e também movimentando o comércio local. As arenas contarão com telões para que a população acompanhe cada lance da Seleção Brasileira com muita alegria e união.

Para o prefeito Professor Marcelão, a Copa do Mundo é uma oportunidade de reunir a população em torno de uma paixão que atravessa gerações. "Convidamos todas as famílias de São Gonçalo do Amarante para viver a Copa do Mundo 2026 junto com a gente. Preparamos oito arenas para que cada comunidade possa torcer pelo Brasil com toda a emoção que esse momento merece. Além de proporcionar lazer e entretenimento, o São Gonçalo Fan Fest também fortalece o comércio local e movimenta os espaços públicos. Vamos torcer juntos pela nossa Seleção e viver momentos inesquecíveis de alegria, emoção e confraternização em todos os distritos do município", destaca o prefeito.

O São Gonçalo Fan Fest 2026 foi planejado para descentralizar as atividades e garantir que moradores de diferentes localidades do município tenham acesso à programação, promovendo momentos de lazer, integração comunitária e valorização do esporte. “As arenas do SGA Fan Fest 2026 também são uma ótima oportunidade para nossos empreendedores comercializarem seus produtos, sejam comidas, bebidas, adereços, entre outros. Além disso, o evento também movimenta o nosso turismo. Então, sejam todos bem-vindos a São Gonçalo do Amarante”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Magnólia Rocha.

Confira os locais do primeiro jogo (13/06):

Sede: Arena da Lagoa da Prejubaca

Pecém: Praça do Planalto

Croatá: Praça da BR

Taíba: Praça Principal

Siupé: Praça Principal

Cágado: Praça Principal

Várzea Redonda: Praça Principal

Umarituba: Praça do Planalto

Prefeitura de Fortaleza inicia projeto pioneiro no Brasil com investimento de R$ 1,7 milhão para prevenir violência e uso de drogas em escolas


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza (COESD), implementou Comitês Escolares de Prevenção à Violência e ao Uso de Drogas em 25 escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da capital.

A iniciativa conta com um investimento de R$ 1,7 milhão e tem como objetivo promover uma cultura de paz, fortalecer ações preventivas e ampliar a rede de proteção a crianças, adolescentes e jovens de Fortaleza.

Os comitês foram instalados em unidades das redes pública municipal e estadual de ensino e funcionam como espaços permanentes de diálogo, prevenção e construção de estratégias voltadas ao enfrentamento da violência e do uso de álcool e outras drogas no ambiente escolar.

Considerado um projeto pioneiro no Brasil, a iniciativa vai além das ações educativas e de prevenção. As escolas participantes receberão, a partir de agosto, estrutura e equipamentos que contribuirão para o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de promoção da convivência pacífica. Entre os investimentos previstos estão a aquisição de notebooks para os comitês, além da oferta de aulas de artes marciais, com fornecimento de tatames, kimonos e materiais de segurança para os estudantes.

Cada comitê conta com a participação de coordenadores pedagógicos, professores, estudantes da educação básica e estudantes de graduação de universidades públicas e privadas de Fortaleza, fortalecendo a integração entre escola, universidade e comunidade.

Para garantir o engajamento e a continuidade das ações, serão concedidas bolsas aos participantes do projeto. Os coordenadores dos comitês receberão bolsa mensal de R$ 600,00; os professores integrantes, R$ 500,00; os estudantes de graduação, R$ 500,00; e os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, R$ 250,00. Ao todo, serão ofertadas 25 bolsas para estudantes universitários, que atuarão diretamente no desenvolvimento das atividades junto às escolas participantes.

A proposta busca construir soluções coletivas para desafios que impactam diretamente a vida dos estudantes, promovendo ações educativas, rodas de conversa, campanhas de conscientização, atividades de prevenção e iniciativas voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e da cidadania.

A estimativa é que mais de 12 mil pessoas sejam alcançadas diretamente pela iniciativa, envolvendo estudantes, professores, gestores, familiares e demais membros da comunidade escolar das 25 unidades participantes.

“O projeto reúne prevenção, educação, esporte, tecnologia e participação comunitária em uma estratégia inovadora para fortalecer a cultura de paz nas escolas. Queremos oferecer oportunidades, estimular o protagonismo juvenil e criar ambientes mais seguros e acolhedores para nossos estudantes”, afirma Tecio Nunes, titular da COESD.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a promoção de políticas públicas baseadas na prevenção, no cuidado e na garantia de direitos, investindo na formação de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e preparados para enfrentar os desafios da atualidade.

IPHAN reconhece os Lugares Sagrados de Juazeiro do Norte como Patrimônio Imaterial do Brasil



A fé que ajudou a construir Juazeiro do Norte acaba de receber um dos maiores reconhecimentos culturais do país. Nessa quarta-feira, 10, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou o registro dos Lugares Sagrados como Patrimônio Imaterial do Brasil. Entre os locais contemplados  estão a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, a Capela do Socorro, a Igreja do Bom Jesus do Horto, a Serra do Horto e a Estátua do Padre Cícero, além dos caminhos percorridos pelos romeiros e das expressões culturais associadas às romarias.

A conquista representa um marco histórico para a cidade e para milhões de romeiros que, há mais de um século, mantêm viva a devoção ao Padre Cícero e fazem de Juazeiro do Norte um dos principais destinos de fé e peregrinação da América Latina. O reconhecimento nacional valoriza não apenas os espaços físicos que compõem os Lugares Sagrados, mas também as práticas culturais, as tradições, a memória coletiva e as manifestações de fé que moldaram a identidade do povo juazeirense ao longo das gerações.

O trabalho desenvolvido, nos últimos anos, envolveu pesquisadores, representantes da Igreja Católica, da Universidade Regional do Cariri (URCA), do IPHAN, da Prefeitura de Juazeiro do Norte e da comunidade romeira. O processo reuniu pesquisas, estudos, registros históricos e relatos que demonstraram a relevância cultural, social e espiritual desses lugares para o Brasil.

Além de fortalecer as ações de preservação e salvaguarda, o reconhecimento amplia a visibilidade nacional dos Lugares Sagrados e fortalece o turismo religioso, atividade fundamental para a economia local, gerando emprego, renda e oportunidades para milhares de famílias.

O secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Wilamis, disse que a decisão representa a consagração de um patrimônio construído pela fé popular. "São espaços que guardam a memória, a devoção e a história de milhões de pessoas que têm no Padre Cícero uma referência de fé. Esse reconhecimento assegura a preservação desses lugares e reforça sua importância para a formação da identidade cultural de Juazeiro do Norte e do Brasil”, destaca.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, Wilson Soares, enfatiza o significado da conquista para a cidade e para os romeiros. "Esta é uma conquista histórica construída por muitas mãos. O reconhecimento do IPHAN confirma aquilo que os romeiros já sabem há décadas: Juazeiro do Norte é um território sagrado de fé, esperança e devoção. É um patrimônio que pertence ao Brasil e que agora passa a contar com o reconhecimento oficial da sua importância cultural”, afirma.

Danilo Forte vota a favor da redução da maioridade penal e reforça combate às facções


O deputado federal Danilo Forte (PP-CE) votou favoravelmente, nesta quarta-feira (10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O parlamentar defendeu a medida como parte de uma agenda mais ampla voltada ao fortalecimento da segurança pública e ao enfrentamento do crime organizado.

“Desde 2017 eu falo sobre esse tema. Quantos jovens já não entraram no crime de lá para cá? No ano passado, somente no Ceará, foram registrados cerca de 400 homicídios praticados por menores. Se o menor pode casar, votar e abrir uma empresa, por que ele não pode ser responsabilizado pelos próprios atos?”, questionou o parlamentar.

Autor da proposta que busca tipificar as facções criminosas como organizações terroristas, Danilo Forte tem atuado na Câmara dos Deputados em defesa de medidas de combate às organizações criminosas e de prevenção ao aliciamento de jovens por grupos que atuam dentro e fora dos presídios. “Para asfixiar o crime organizado e impedir o crescimento das facções, o jovem precisa entender que será penalizado caso cometa um crime”, avalia o parlamentar.

*Tramitação*

A aprovação na CCJ representa mais um capítulo do debate sobre a redução da maioridade penal, tema que há décadas mobiliza discussões no Congresso Nacional e na sociedade brasileira em torno da segurança pública. O próximo passo será a criação de uma comissão especial temporária, por ato da Mesa Diretora da Câmara, para analisar o mérito da proposta.

Caso seja aprovada pela comissão especial, a proposta será encaminhada para deliberação no Plenário da Câmara dos Deputados. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, sua aprovação exige o apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513 parlamentares), em dois turnos de votação. Se aprovada nessas etapas, a matéria seguirá para o Senado Federal, onde tramitará por rito semelhante.

A folha do Judiciário


A folha de pagamento do Poder Judiciário e do Ministério Público deverá passar por mudanças. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) enviou representantes aos estados para acompanhar de perto a elaboração da folha de pagamento referente ao mês de junho. A medida tem gerado apreensão nos tribunais e promete provocar debates sobre remunerações, benefícios e transparência nos gastos públicos. A expectativa é de muita movimentação nos próximos meses.

Elmano: “Júnior Mano é muito importante para nosso projeto”


O governador Elmano de Freitas, em conversa com a imprensa, citou três nomes como pré-candidatos ao Senado: Júnior Mano, Eunício Oliveira e Chiquinho Feitosa. Não mencionou Luizianne Lins nem Cid Gomes. O fato chamou atenção. “Estou dialogando, já conversei e vou voltar a conversar. Vamos chegar a um denominador comum”, afirmou o governador. Na Alece, deputados avaliam que Cid Gomes deverá disputar a reeleição ao Senado. Outros consideram difícil a formação de uma chapa governista sem a presença de Júnior Mano.

Aldigueri comemora novo Código de Ética: “é o fim do discurso de ódio”


O presidente da Alece, deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB), parabenizou os parlamentares pelo acolhimento das emendas e destacou a relevância da atualização do novo Código de Ética. “Faremos história e seremos referência positiva para outros parlamentos estaduais do Brasil”, celebrou. Segundo Romeu Aldigueri, a inclusão de pontos relacionados ao ambiente digital busca adequar os mandatos parlamentares às novas realidades. Entre as áreas contempladas no texto, estão o combate à desinformação e aos discursos de ódio, a defesa das instituições democráticas e a atuação dos parlamentares nas redes sociais.


Azul Viagens fará voo da Rota das Falésias direto entre Confins (MG) e Aracati (CE)


A Rota das Falésias participou, ao lado da Azul Viagens, de uma série de ações promocionais em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana de Minas Gerais.

A iniciativa teve como objetivo divulgar o novo destino cearense junto ao trade turístico mineiro e reforçar a importância do novo voo direto entre Confins (MG) e Aracati (CE), que já está disponível para comercialização e terá operação inaugural no dia 1º de outubro.

Durante as visitas às agências de viagens, foram apresentadas as experiências, os atrativos e os diferenciais da Rota das Falésias, um dos principais roteiros turísticos do litoral leste do Ceará.

A ação buscou fortalecer a presença do destino no mercado mineiro, ampliar a captação de turistas e aproximar agentes de viagens das possibilidades oferecidas pela região. O voo entra em operação no dia 1º de outubro.

Trump bate recorde de impopularidade e é vaiado durante execução do hino americano


O presidente Donald Trump teve uma das piores semanas de seu segundo mandato. A guerra envolvendo Irã e Israel continua gerando instabilidade, enquanto a política tarifária adotada pelos Estados Unidos provoca reações em diversos países. Sua popularidade enfrenta desgaste crescente.

Questionado sobre críticas ao seu governo, Trump voltou a atacar a imprensa e encerrou uma entrevista após insistir em confrontar jornalistas.

O presidente norte-americano compareceu à final de um evento esportivo e foi alvo de vaias. Durante a execução do hino nacional dos Estados Unidos, houve manifestações do público que repercutiram na imprensa internacional.

No Brasil, Trump também tem recebido avaliações negativas por parte de setores que criticam medidas adotadas contra países parceiros dos Estados Unidos. A instabilidade provocada por conflitos e disputas comerciais segue gerando preocupações em diversas regiões do mundo.

Presidente do TSE e a barrigada com pesquisas


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, foi indicado e nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como o presidente Lula nomeou três ministros para a Corte.

Nunes Marques cometeu um erro grave ao suspender uma pesquisa da AtlasIntel que identificou queda de Flávio Bolsonaro nas intenções de voto em meio às repercussões envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master. Atendeu a um pedido, mas não fez justiça.

Os institutos de pesquisa são compostos por profissionais qualificados, aplicam questionários, utilizam métodos científicos e tecnologia para que estatísticos possam elaborar diagnósticos precisos.

O Instituto Quaest realizou recentemente uma pesquisa abrangente, com diagnóstico detalhado em mais de 120 páginas de resultados considerados consistentes.

A pesquisa é um retrato do momento, não um filme. Ela mostrou o enfraquecimento da candidatura de Flávio Bolsonaro e de outros pré-candidatos da direita. Será que o presidente do TSE também vai suspender essa pesquisa? Tiro no pé não costuma admitir muitos erros.

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Nordeste tem maioria das intenções de voto no 1º turno para Lula, aponta Genial/Quaest

Foto: Divulgação/Governo Federal

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera nas intenções de voto no Nordeste para o primeiro na disputa à presidência em 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (10), na região o petista reúne 54% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) atingiu o percentual de 25%.

No Sudeste e Centro-Oeste/Norte, o atual chefe do Executivo também aparece à frente do senador, com, respectivamente, 37% e 32%. Flávio, nas mesmas regiões, alcançou 28% e 30%. A única região em que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro reúne a maioria das intenções de voto é no Sul, com 38%, enquanto Lula atingiu 27%. 

Renan Santos, pré-candidato à presidência pelo Missão, apresenta 1% das intenções de voto no primeiro turno no Nordeste. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste/Norte, Santos registrou, respectivamente, 4%, 3% e 4%.

Ronaldo Caiado (PSD) também registrou percentuais baixos no levantamento. O pessedista tem 2% no Nordeste e Sudeste, 4% no Sul e 7% no Centro-Oeste/Norte. 

A Quaest também aponta que Aécio Neves (PSDB) reuniu 1% das intenções de voto no Nordeste, 2% no Sudeste e Centro-Oeste/Norte e 4% na região Sul.

Já Romeu Zema (Novo) não atingiu percentual no Nordeste. Contudo, no Sul e Centro-Oeste/Norte reuniu 1% e 4% no Sudeste. Augusto Cury teve 1% em cada região participante do levantamento. 

Samara Martins, pré-candidata ao Palácio do Planalto pela Unidade Popular (UP), aparece na frente do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (DC). Ela apresenta 1% nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul; no Centro-Oeste/Norte tem 3% das intenções de voto. Enquanto Barbosa não foi opção dos respondentes do Nordeste e Sul, pontuando somente no Sudeste (2%) e Centro-Oeste/Norte (1%). 

Os pré-candidatos Cabo Daciolo (Mobiliza), Edimilson Costa (PCB) e Hélio Bezerra (PRTB) não pontuaram na pesquisa. Brancos/nulos/não vão votar atingiram 8% nas regiões Nordeste e Sul, 10% no Sudeste e 9% no Centro-Oeste/Norte. A maioria dos indecisos está concentrada no Sul (12%), no Sudeste e Centro-Oeste, esse percentual é de 10% e no Nordeste é 7%. 

Cenário geral

Em um cenário geral, o presidente Lula aparece no primeiro turno com 54% das intenções de voto, enquanto seu principal opositor, Flávio Bolsonaro, segundo a pesquisa Genial/Quaest, registrou 29%. Renan Santos, Ronaldo Caiado, Aécio Neves e Romeu Zena apresentam, respectivamente, 3%, 3%, 2% e 2%. Já Augusto Cury, Samara Martins e Joaquim Barbosa têm 1% das intenções de voto cada. 

Cabo Daciolo, Edimilson Costa e Hélio Bezerra não pontuam na pesquisa. Indecisos representam 10% dos entrevistados, e brancos/nulos/não vai votar contabilizam 9%. 

Pesquisa Genial/Quaest

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (10), contou com 2004 entrevistas, entre os dias 5 e 8 de junho, com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais. O método utilizado foi a coleta domiciliar, mediante entrevista presencial. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09285/2026.

Elmano abre diálogo com pré-candidatos ao Senado e partidos aliados


O governador Elmano de Freitas sinalizou com a possibilidade de anunciar os nomes da chapa que irá liderar na disputa de outubro. 

Elmano precisa definir o nome do vice, dois candidatos ao Senado e quatro suplentes.

“Estou dialogando”, disse o governador, em fala após entregar viaturas blindadas para a Polícia Militar.

Fortaleza apresenta queda de 70,8% no número de crimes contra a vida em maio; diminuição no Ceará foi de 48,7%

Crimes contra a vida reduzem 70,8% em Fortaleza; no Ceará, diminuição é de 48,7% em maio

O governador Elmano de Freitas divulgou, nesta quarta-feira (10), novo balanço da segurança pública referente ao mês de maio deste ano. Os números apontaram queda de 70,8% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em Fortaleza. No Ceará, o mesmo indicador caiu 48,7%. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por sua vez, o índice apresentaram redução de 83,5%. O resultado é um comparativo com o mesmo período em 2025. Este é o melhor resultado de CVLI da série histórica, independente do recorte geográfico cearense, quando consideramos apenas os meses de maio.

O momento também contou as presenças do Secretário da Segurança Publica e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sinval Sampaio; do delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Cláudio Barreto; do perito-geral da Perícia Forense do Ceará, Júlio Torres; da superintendente da Supesp, Juliana Barroso; do diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto.

“Esses são dados que, com certeza, nos mostram que estamos no caminho certo. É no Ceará que aconteceu a maior redução de roubo do Brasil e a segunda maior redução de CVLI do país, considerando o primeiro quadrimestre de 2026 (de janeiro a abril, com dados do Governo Federal). Enquanto diminuímos o número de roubos em 59,02%, o Brasil teve redução de 15,72%. Nos CVLIs, a diminuição no estado foi de 37,16%, com o país apresentando 13,17%. Fortaleza, por exemplo, que era a quarta capital mais violenta do país, hoje ocupa a 17ª posição. Estamos fazendo reduções em 2025 e 2026. Não é algo episódico, mas sim uma tendência de redução. Agradeço ao trabalho das nossas forças de segurança, ao Tribunal de Justiça e também ao Ministério Público”, destacou o governador Elmano de Freitas.

A evolução pode ser identificada também quando se comparam os primeiros cinco meses de 2026 com 2025. No período, a diminuição de CVLIs na Capital foi de 62,9%. No Ceará, o número despencou em 39,7%. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o indicador caiu 66,1%.

Roberto Sá agradeceu o apoio do governador Elmano de Freitas e o trabalho de todos aqueles que fazem a segurança pública no Ceará. “Quero agradecer a confiança pelo trabalho, a liderança e a solidariedade em todos os momentos. Na segurança nós temos desafios permanentes 24 horas. Estamos sempre combatendo a violência para proteger a nossa população. Essa tendência permanente é consequência de muito trabalho e de gestão, seja de pessoas e de processos. São ações, operações, tudo com base em evidências científicas. Queremos um Ceará com indicadores que ele sempre mereceu ter e irá continuar tendo”, disse.

Roubos e furtos também apresentaram redução

Elmano de Freitas anunciou, ainda, diminuição significativa nos roubos dentro do mesmo período. Em comparação com maio de 2025, o número caiu neste ano 62,9% em Fortaleza e 60,3% no Ceará. O resultado também é o melhor de toda a série histórica.

A queda de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) foi identificada em todas as regiões do estado, com destaque para a RMF, que apontou queda de 60,8%. O Interior, por sua vez, apresentou decréscimo de 45,4%.

Ratificando o trabalho das forças de segurança do Ceará, o número de CVPs, quando comparado os cinco primeiros meses de 2025 com 2026, caiu 58,6% na RMF. Em Fortaleza, a diminuição no período foi de 48,4%. No estado, por sua vez, o índice diminuiu 48%.

O balanço de furtos também apresentou redução em todas as regiões do estado no comparativo maio 2025/maio 2026. Na Capital, o decréscimo foi de 19,3%, No Ceará, a queda foi de 17,1%. O Interior, por sua vez, apontou uma diminuição de 17,3% das ocorrências.

Governo do Ceará nomeia 494 concursados para reforçar o Sistema Socioeducativo


O governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (9), a nomeação de 494 servidores concursados para atuar no Sistema Socioeducativo do Ceará. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), contempla socioeducadores aprovados no primeiro concurso público da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Os profissionais nomeados atuarão diretamente nas unidades socioeducativas de Fortaleza (375), Sobral (63) e Juazeiro do Norte (56), fortalecendo a execução das medidas socioeducativas e a garantia dos direitos dos adolescentes atendidos pelo sistema.

O concurso público da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) ofertou 1.080 vagas para cargos de níveis médio e superior. Desse total, 964 foram destinadas ao cargo de socioeducador e 116 ao de analista socioeducativo.

Com as 96 nomeações de analistas socioeducativos realizadas em abril e as 494 nomeações de socioeducadores publicadas nesta terça-feira, o Estado já soma 590 profissionais nomeados para fortalecer a rede socioeducativa cearense.

Elmano de Freitas destacou a importância da ação e também do papel que os novos servidores irão desempenhar.

Junho Verde: Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente promove programação lúdica de educação ambiental para crianças

A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) realiza, nesta quinta-feira (11/6), mais uma edição do projeto Seuma no Parque. Com programação das 9h às 17h, as atividades acontecem no Parque Zoobotânico Municipal Sargento Prata, no bairro Passaré. A iniciativa integra a programação do Junho Verde, mês dedicado ao reforço de atividades voltadas à educação ambiental, mobilização social e incentivo a práticas sustentáveis, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

A programação vai contar com pintura; exposição de brinquedos com materiais recicláveis, demonstrando formas criativas de reutilização de resíduos sólidos; e a eco caminhada, percurso guiado pelo parque para apresentação da fauna, flora e da importância da conservação da biodiversidade.

O dia inclui ainda a Caça ao Tesouro Ambiental, dinâmica que incentiva a observação da natureza e a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, além da oficina de Sementeira, que orienta os participantes sobre o cultivo de sementes e a preservação de espécies nativas do Ceará.

As atividades serão conduzidas por educadores ambientais, proporcionando ao público experiências educativas e lúdicas sobre preservação ambiental, reciclagem, biodiversidade e sustentabilidade.

Pela manhã, o acolhimento dos participantes terá início às 9h, seguido das atividades dirigidas às 9h30. O encerramento acontece ao meio-dia, após atividade de integração e entrega de certificados. No período da tarde, a recepção ocorre às 13h, com início das atividades às 13h30 e encerramento às 17h.

*Serviço*


*SEUMA no Parque*


Data: 11 de junho de 2026 (quinta-feira)


Horário: 9h às 17h


Local: Parque Zoobotânico Municipal Sargento Prata
(Av. Prudente Brasil, 685, Passaré - Fortaleza)

Entrada gratuita

Nova iluminação do Anel Viário é entregue à população do Eusébio e região

O governador Elmano de Freitas participou, na noite desta terça-feira (9), da entrega da nova iluminação em LED do Anel Viário, no trecho que passa pelo município do Eusébio. A iniciativa também contemplou trechos das rodovias CE-025 e CE-040, reforçando a segurança viária na Região Metropolitana de Fortaleza.

O governador Elmano de Freitas destacou a parceria com a Prefeitura do Eusébio para a realização de ações que beneficiam diretamente a população.

Deputado Moisés Braz visita experiência familiar de produção de uvas em Barro



O deputado estadual Moisés Braz (PT) visitou nesta segunda-feira, 1º de junho, uma experiência de produção de uvas (viticultura) no município de Barro, região do Cariri. Acompanhado da presidente Erineide Moreira e pela direção do sindicato de trabalhadores rurais, Moisés esteve na comunidade de Serrota, onde o técnico agropecuário Adaílton Josino cultiva dois hectares de uvas, além de uma pequena produção de manga e goiaba.

Após 23 anos trabalhando no Vale do São Francisco, Adaílton retornou à sua terra natal em 2014, onde deu início à produção de uvas em dois dos 29 hectares de sua propriedade na localidade de Serrota, zona rural de Barro. “Sempre tive a intenção de voltar para minha cidade e trazer esse conhecimento, desenvolver o meu lugar com o cultivo da videira. Foi assim que, em 2013, retornei para casa e implantei esse projeto", conta ele. “De lá pra cá, a gente vem tentando sobreviver dessa atividade a todo custo", coloca. 

Adaílton também incentiva outros produtores a investirem na fruticultura. “Existem outras culturas, outras frutíferas, que são caminhos viáveis para a agricultura familiar. É uma alternativa melhor do que práticas tradicionais como plantar só milho, feijão ou criar gado. Já consegui mais três companheiros iniciando a atividade com goiaba e manga”, revela. 

Moisés parabenizou Adaílton pela iniciativa. “É isso que faz com que a gente acredite e aposte na agricultura familiar. Um agricultor que, mesmo sem financiamento, pegou uma pequena propriedade e está provando que é possível produzir, melhorar a qualidade de vida, gerar oportunidades e criar empregos. É isso que nos move", afirmou o parlamentar, que tem buscado apoiar produtores como Adaílton na busca por melhorias para a produção.

Embora seja rentável do ponto de vista financeiro, a viticultura tem menor adesão devido ao volume de investimento necessário, avalia o produtor. “A cultura da uva é onerosa e dá bastante trabalho. São dois anos para começar a ter viabilidade, depois de muito investimento e trabalho pesado”, explica ele, que diz estar reimplantando 75% do parreiral. Ele aposta na uva da variedade BSR Vitória, produzida pela Embrapa, como uma espécie mais adaptada às condições do local. “Quando iniciei, o custo de implantação de um parreiral era de R$ 60 mil. Hoje passa dos R$ 100 mil para montar estrutura de arames, posteação, rabichos e irrigação, além das mudas, que custam R$ 10 cada, direto do viveiro em Petrolina (PE)”. Atualmente, a área conta com 800 videiras, mas deverá ter 3.200 ao final da reimplantação. 

O agricultor está à frente da Associação dos Produtores do Vale de Serrota, que reúne agricultores, pecuaristas e apicultores. “Todos são carentes de assistência técnica. A pecuária precisa de ferramenta para ensilagem, tanque de leite, ordenha mecânica. Apicultura sofre muito pois a abelha está no mato, onde muitas vezes não conseguem ter acesso, por isso é necessário um trator. Mas estamos trabalhando para isso", pontua.

Ceará recebe tomógrafos e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

AM, CE, BA, ES, RJ, PR - João Risi  MS (1).jpg

O Ceará será contemplado com 19 combos cirúrgicos e seis tomógrafos dentro das ações do Novo PAC Saúde, em uma entrega nacional que teve nova etapa de contratos assinada nesta quarta-feira (3) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Nesta fase, o Ministério da Saúde prevê a aquisição de 150 novos combos cirúrgicos e 20 tomógrafos. Ao todo, serão entregues 300 combos cirúrgicos e 40 tomógrafos, destinados a 185 municípios em todos os estados do país, com investimento de R$ 546 milhões. No estado, o investimento total é superior a R$ 42 milhões.

Em todo o país, os combos viabilizam a realização de 428 mil cirurgias eletivas por ano e contribuem para a redução das filas e do tempo de espera por procedimentos especializados, além de promover a modernização tecnológica da rede pública de saúde.  

Do total destinado ao Ceará, há combos de cirurgia geral e oftalmológica que já estão em uso e promovem mais agilidade e segurança em procedimentos de média e alta complexidade. Foram beneficiadas com os combos instituições de saúde das cidades de Canindé, Cratéus, Fortaleza, Granja, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante e Sobral. Os seis tomógrafos são destinados à capital Fortaleza (2), Sobral (2), Maracanaú e Quixeramobim.

Alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, a distribuição de mais de 1.700 equipamentos garante a estruturação de novas salas cirúrgicas em todo o país. A ação reforça a estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o acesso à saúde, especialmente em regiões historicamente menos assistidas, aumentar a eficiência da rede hospitalar do SUS e fortalecer a indústria nacional.  A iniciativa fortalece ainda mais o desempenho do programa, responsável por 14,9 milhões de cirurgias eletivas em 2025 (42% a mais do que em 2022), além de 1,6 bilhão de consultas com especialistas (+30%) e 1,3 bilhão de exames (+22%).

Os combos destinados à cirurgia geral são compostos por seis equipamentos cada e foram estruturados para ampliar a realização de procedimentos como vasectomias, laqueaduras e outras cirurgias de baixa e média complexidade. Já os combos oftalmológicos reúnem cinco equipamentos cada, voltados à qualificação e expansão da oferta de cirurgias especializadas, especialmente procedimentos de maior complexidade, como as cirurgias de catarata.

Nos 185 municípios beneficiados, em todas as unidades da federação, os equipamentos serão destinados a hospitais públicos e filantrópicos, com foco na descentralização da oferta de serviços especializados e a redução das desigualdades regionais no acesso à saúde. Em algumas regiões historicamente mais carentes de serviços especializados, o impacto será ainda maior. Na Região Norte, por exemplo, a ampliação potencial da capacidade de cirurgias oftalmológicas chega a 134%.

Além de ampliar o acesso à saúde, a compra centralizada dos combos cirúrgicos gerou economia superior a R$ 281 milhões para os cofres públicos, o equivalente a uma redução de 37,9% em relação ao valor estimado. Na aquisição dos equipamentos, o Ministério priorizou produtos fabricados no Brasil, em linha com o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

As remessas começaram em fevereiro deste ano, e seguem até o fim de junho. A doação inclui entrega, instalação, treinamento das equipes e garantia estendida de 36 meses, o que assegura condições para utilização imediata dos equipamentos.

Ministério da Saúde realiza acolhimento de médicos especialistas no Ceará


Nesta quinta-feira (11), às 9h, em Fortaleza (CE), o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, participa do acolhimento de 244 profissionais do Projeto Mais Médicos Especialistas (PMM-E) no estado. A ação integra o Programa Agora Tem Especialistas que visa reduzir o tempo de espera da população a consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os profissionais atuarão nos municípios cearenses reforçando a assistência especializada e a capacidade de atendimento da rede pública de saúde no estado.

*A imprensa será recebida no local.*

*SERVIÇO:*

*Cerimônia de acolhimento de médicos especialistas no Ceará*

_Com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço._

📅 *Data*: 11 de junho de 2026 (quinta-feira)

🕒 *Horário*: 9h

📍*Local*: Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará - Rua Barão de Aracati, 909 - Aldeota, Fortaleza/CE

📱*Contato da assessora em viagem*: Juliana (83) 99869-1313

Terceira Parada Pet leva serviços veterinários para Messejana através do programa FORtaleCE


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria de Proteção Animal (Sepa), realiza, neste sábado (13/6), a terceira edição da Parada Pet de 2026. A iniciativa levará uma série de serviços gratuitos para tutores e seus animais de estimação na área interna do estacionamento da Areninha da Lagoa da Messejana.

Durante a ação, a população terá acesso a atendimentos voltados à saúde, proteção e bem-estar dos pets, incluindo vacinação antirrábica, consultas veterinárias, vermifugação, encoleiramento antiparasitário, adoções responsáveis, orientações sobre os direitos dos animais, cuidados com a saúde animal e muito mais.

*Serviço*

Data: 13/06 (sábado)

Horário: das 8h às 14h

Local: Estacionamento da Areninha da Lagoa da Messejana

Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, nº264, na Messejana

Rota das Falésias e Azul Viagens promovem destino em Minas Gerais e reforçam novo voo direto Confins-Aracati



A Rota das Falésias participou, nos dias 8 e 9 de junho, ao lado da Azul Viagens, de uma série de ações promocionais em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana de Minas Gerais. A iniciativa teve como objetivo divulgar o destino cearense junto ao trade turístico mineiro e reforçar a importância do novo voo direto entre Confins (MG) e Aracati (CE), que já está disponível para comercialização e terá operação inaugural no dia 1º de outubro.

Durante as visitas às agências de viagens, foram apresentadas as experiências, atrativos e diferenciais da Rota das Falésias, um dos principais roteiros turísticos do litoral leste do Ceará. A ação buscou fortalecer a presença do destino no mercado mineiro, ampliar a captação de turistas e aproximar agentes de viagens das possibilidades oferecidas pela região.

Embora o voo tenha Aracati como destino, a nova conexão aérea beneficiará toda a Rota das Falésias, facilitando o acesso de visitantes aos municípios que integram o roteiro turístico. A expectativa é que a operação impulsione o fluxo de turistas, fortaleça a economia regional e gere novas oportunidades para hotéis, pousadas, restaurantes, receptivos, guias, comércio e serviços.

A parceria entre a Rota das Falésias e a Azul Viagens reforça o compromisso com a promoção do destino e com a ampliação da conectividade aérea entre Minas Gerais e Ceará. A iniciativa também contribui para a comercialização de pacotes turísticos e para a consolidação do litoral leste cearense como uma opção estratégica para viajantes em busca de praias, falésias, natureza, gastronomia, cultura e experiências autênticas.

A ação promocional em Minas Gerais integra o trabalho de posicionamento da Rota das Falésias no mercado nacional, ampliando a visibilidade do destino e criando novas oportunidades de negócios para o turismo cearense.

Serviço

Destino: Rota das Falésias

Ação promocional: divulgação do destino em Belo Horizonte e Região Metropolitana de Minas Gerais

Parceria: Azul Viagens

Novo voo: Confins (MG) – Aracati (CE)

Início da operação: 1º de outubro

Status: voo já disponível para comercialização

Assessoria de Imprensa: Platinum Comunicação - Hermann Hesse (85) 9 9980.6766 e Rogério Gomes (85) 9 9982.2350

_*Observação:* temos fonte para entrevistas ao vivo ou por telefone_

Em menos de uma semana, prefeito Marquinhos Tavares assina quatro ordens de serviço e acelera investimentos em Itaitinga

O prefeito Marquinhos Tavares assinou, em menos de uma semana, quatro importantes ordens de serviço que reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento de Itaitinga e a melhoria da qualidade de vida da população.

As obras contemplam a construção da Praça da Caracanga, a reforma da quadra e construção de uma praça no Riachão, a construção da coberta do Polo Gastronômico no Centro e a construção de uma nova creche no Parque Dom Pedro, que contará com capacidade para atender cerca de 400 crianças.

Os investimentos abrangem áreas estratégicas como educação, esporte, lazer, convivência social e geração de oportunidades, levando mais infraestrutura e serviços para diferentes regiões do município.

As assinaturas das ordens de serviço reforçam o ritmo acelerado da gestão municipal, que vem construindo uma nova cidade através do desenvolvimento urbano e ampliando os espaços públicos de convivência e atendimento à população.

Fortaleza recebe curso nacional que debate saúde hormonal e envelhecimento saudável

Com o aumento da expectativa de vida da população e o crescimento da incidência de doenças crônicas associadas ao envelhecimento, os estudos relacionados ao envelhecimento saudável e à promoção da qualidade de vida têm ganhado cada vez mais espaço nas discussões científicas e na prática clínica. Dentro desse cenário, a hormonologia se destaca como uma das áreas de maior interesse entre profissionais de saúde por investigar como os hormônios influenciam diretamente a saúde metabólica, cognitiva, cardiovascular e emocional ao longo da vida.

Alterações hormonais que ocorrem ao longo da vida podem estar associadas a diferentes mudanças fisiológicas que impactam a saúde e a qualidade de vida de homens e mulheresFadiga, perda de massa muscular, distúrbios do sono, alterações de humor, redução da libido, ganho de peso e maior predisposição a doenças metabólicas estão entre as principais consequências observadas na prática clínica.

“O equilíbrio hormonal é um aspecto importante da saúde ao longo da vida. Sua avaliação adequada pode contribuir para uma melhor compreensão de sintomas e alterações fisiológicas observadas durante o envelhecimento”, destaca o médico ginecologista, Dr. Ítalo Rachid (CRM CE 4554, RQE 8626, CREMESP 114612).

Considerado um dos principais eventos de educação médica continuada na área, o Curso de Hormonologia e Terapias Integrativas (HTI) chega a Fortaleza entre os dias 25 e 28 de junho reunindo médicos e acadêmicos de medicina interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre fisiologia hormonal, ciências da longevidade humana e terapias integrativas.

O encontro será realizado no Afago Mareiro Hotel, na Avenida Beira-Mar, reunindo médicos e acadêmicos de medicina de diferentes regiões do Brasil para uma imersão científica focada na compreensão dos mecanismos fisiológicos e hormonais relacionados ao envelhecimento humano e ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Realizado há quase 25 anos, o HTI já recebeu milhares de médicos de diferentes especialidades e se tornou um dos cursos mais tradicionais do país na discussão sobre fisiologia hormonal aplicada à prática clínica.

Ao longo da fase online e dos quatro dias de programação, dez profissionais de diferentes áreas médicas apresentarão abordagens clínicas baseadas em evidências científicas sobre fisiologia hormonal, fisiologia clínica, imunologia, nutrição, saúde integrativa e estratégias terapêuticas discutidas na literatura científica voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida.

Entre os conteúdos de maior interesse está o módulo dedicado ao estudo dos hormônios, que analisa o impacto dos declínios hormonais naturais do envelhecimento e suas repercussões no equilíbrio metabólico, na saúde mental, na composição corporal e na funcionalidade do organismo. O objetivo é oferecer aos participantes uma visão ampla e atualizada sobre o manejo clínico dessas alterações, dentro de uma perspectiva integrativa e centrada no paciente.

Segundo os profissionais da área, a compreensão dos sistemas hormonais tornou-se uma ferramenta estratégica para médicos que atuam em diferentes especialidades, uma vez que os hormônios exercem influência sobre praticamente todos os processos biológicos do organismo. Por essa razão, o estudo da hormonologia tem ampliado sua presença em programas de educação médica continuada e em discussões sobre prevenção e envelhecimento ativo e saudável.

O HTI é reconhecido nacionalmente por seu papel na formação de profissionais interessados em uma abordagem mais abrangente da saúde humana. Há quase 25 anos, o curso deu origem a um movimento educacional que contribuiu para ampliar o debate sobre fisiologia hormonal ciências da longevidade humana no Brasil, estimulando uma visão mais preventiva, personalizada e centrada no paciente do cuidado médico.

Referência em Longevidade Humana

O curso é promovido pelo Grupo Longevidade Saudável e pela Faculdade Longevidade Saudável, instituições criadas em Fortaleza e responsáveis pela construção de um dos mais relevantes movimentos educacionais voltados à longevidade e à saúde integrativa da América Latina.

À frente do grupo está o médico ginecologista, educador e pesquisador Dr. Ítalo Rachidcom mais de 40 anos de atuação clínica e quase 30 anos dedicados à educação médica em saúde hormonal e fisiologia clínica. Sua trajetória na área teve início em 1997, após participar de um congresso internacional sobre longevidade nos Estados Unidos, experiência que despertou seu interesse pelos estudos relacionados à prevenção, ao equilíbrio hormonal e à promoção da qualidade de vida.

Desde então, Dr. Ítalo Rachide seu corpo docente composto por mais de 60 professores, vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e capacitação médica em todo o país, contribuindo para a formação de profissionais e para a disseminação de conhecimentos voltados à compreensão integrada da saúde humana. Ao longo de sua trajetória, tem atuado na formação de milhares de médicos em cursos de educação médica continuada voltados à fisiologia hormonal e ao cuidado clínico.

Serviço:

Curso de Hormonologia e Terapias Integrativas (HTI)

Data: 25 a 28 de junho

Local: Afago Mareiro Hotel – Av. Beira Mar, 2380, Meireles, Fortaleza (CE)

Público-alvo: Médicos e acadêmicos de medicina

 

Inscrições: https://longevidadesaudavel.com.br/hormonologia-e-terapias-integrativas/#inscricao

 

Quaest: Lula lidera com 44% no 2º turno e abre vantagem sobre Flávio Bolsonaro, que tem 38%

Quaest, 2º turno: Lula lidera com 44% e abre vantagem sobre Flávio Bolsonaro

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra que o presidente Lula (PT) lidera com 44% das intenções de voto em um eventual 2º turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 38%. Não há mais empate técnico entre eles

Na pesquisa anterior, divulgada em maio, Lula tinha 42%, e Flávio Bolsonaro, 41%. Em abril, era o senador quem aparecia numericamente à frente, com 42% contra 40% de Lula. Em março, os dois estavam numericamente empatados, com 41% cada. 

A pesquisa marca a mudança de um quadro que mostrava empate técnico desde março. Agora, Lula abre uma vantagem de seis pontos sobre o adversário

Quaest: Intenção de voto para segundo turno - Lula X Flávio Bolsonaro (junho/2026) — Foto: Arte/g1

Ainda assim, o cenário é mais acirrado do que já foi quando a série de pesquisas da Quaest começou, em agosto de 2025. Naquela época, Lula tinha dezesseis pontos de vantagem. Em dezembro, caiu para dez pontos. Foi no fim do ano que Flávio Bolsonaro anunciou que seria candidato. 

O levantamento de junho é o primeiro da Quaest a captar a reação dos eleitores a episódios recentes como a revelação dos diálogos entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro preso Daniel Vorcaro e as medidas anunciadas pelo governo Trump para taxar produtos brasileiros e classificar as facções criminosas PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas. 

"A mudança mais expressiva aconteceu nos independentes, que trocaram Flávio por Lula", explica Felipe Nunes, diretor da Quaest. 

Esse eleitorado corresponde a um terço do total e pode decidir a disputa. Os independentes são os eleitores que não se consideram nem de direita, nem de esquerda, nem bolsonaristas, nem lulistas. 

Entre eles, Lula subiu de 29% para 37% e aparece à frente. Flávio Bolsonaro caiu de 31% para 24% — em abril, seu melhor momento, chegou a 33%. Outros 30% afirmam que não votariam num 2º turno entre Lula e Flávio.

A pesquisa mostra ainda uma melhora na imagem do governo, com o impacto de medidas anunciadas nos últimos meses como a isenção do Imposto de Renda e o novo programa Desenrola, para ajudar famílias endividadas. 

Nunes destaca também a oscilação negativa de Flávio na direita não-bolsonarista, em que o senador do PL chegou a 90% das intenções de voto em abril e agora tem 82%. 

"Os outros nomes da direita não conseguem, no entanto, melhorar seu desempenho contra Lula a ponto de serem mais competitivos que Flávio. Zema tem uma oscilação negativa neste último mês e está a dez pontos de Lula", explica Felipe Nunes. 

Caso Master e medidas de Trump

O diretor da Quaest avalia que a piora do cenário para Flávio está embasada na reação do eleitorado à revelação das conversas com Vorcaro. 

  • A grande maioria (65%) acredita que Flávio errou ao pedir dinheiro a Vorcaro para bancar a produção do filme "Dark Horse", sobre Jair Bolsonaro.
  • 58% consideram que o senador do PL pode estar escondendo algum envolvimento ilegal com o Banco Master.
  • 62% afirmam que Flávio Bolsonaro sabia que Vorcaro estava envolvido em corrupção.
  • Aumentou de 9% para 16% o percentual de brasileiros que acreditam que a crise do Master afeta mais a família Bolsonaro.

A Quaest também fez perguntas sobre medidas anunciadas por Trump em relação ao Brasil. Sobre a decisão de classificar facções criminosas como terroristas, o que foi criticado por Lula e é defendido por Flávio Bolsonaro, o eleitorado se divide: 45% concordam com isso e 45% discordam. Por outro lado, 60% afirmam que cabe ao governo brasileiro fazer isso. 

De acordo com a pesquisa, 53% dizem que punições impostas por Trump vão prejudicar empresas e bancos brasileiros. 

Sobre as novas tarifas anunciadas pela Casa Branca, 47% concordam com Lula, que acusa Flavio de ter influenciado a decisão, e 46% consideram que os EUA estão punindo o Brasil por causa do PIX, enquanto 36% acreditam que seria uma retaliação a críticas do presidente brasileiro ao governo norte-americano. 

Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Romeu Zema — Foto: SEAUD/PR, Vittor Sales/Divulgação, Cristiano Borges e Karoline Barreto/Imprensa MG 

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 8 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07661/2026. 

A Quaest apresentou também aos eleitores simulações de 2º turno em que Lula enfrentaria Renan Santos (Missão), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD). 

Nunes diz que chama a atenção o desempenho do fundador do MBL e pré-candidato do Missão, Renan Santos. 

"Quem tem melhorado na simulação de 2º turno é Renan Santos, que chegou a 31%, seu melhor desempenho na série histórica. Mas ainda aparece menos competitivo que Flávio."

Cenário Lula x Renan Santos

Quaest: Intenção de voto para segundo turno - Lula X Renan Santos (junho/2026) — Foto: Arte/g1 

  • Lula (PT): 45% (eram 45% em maio, 44% em abril, 43% em março, 44% em fevereiro e 46% em janeiro);
  • Renan Santos (Missão): 31% (eram 28% em maio, 24% em abril, 24% em março, 25% em fevereiro e 26% em janeiro);
  • Indecisos: 4% (eram 5% em maio, 5% em abril, 3% em março, 4% em fevereiro e 4% em janeiro);
  • Branco/nulo/não vai votar: 20% (eram 22% em maio, 27% em abril, 30% em março, 27% em fevereiro e 24% em janeiro).

Cenário Lula x Romeu Zema

Quaest: Intenção de voto para segundo turno - Lula X Romeu Zema (junho/2026) — Foto: Arte/g1 

  • Lula (PT): 45% (eram 44% em maio, 43% em abril, 44% em março, 43% em fevereiro e 46% em janeiro);
  • Romeu Zema (Novo): 35% (eram 37% em maio, 36% em abril, 34% em março, 32% em fevereiro e 31% em janeiro);
  • Indecisos: 3% (eram 4% em maio, 4% em abril, 4% em março, 4% em fevereiro e 4% em janeiro);
  • Branco/nulo/não vai votar: 17% (eram 15% em maio, 17% em abril, 19% em março, 21% em fevereiro e 19% em janeiro).

Cenário Lula x Ronaldo Caiado

Quaest: Intenção de voto para segundo turno - Lula X Ronaldo Caiado (junho/2026) — Foto: Arte/g1 

  • Lula (PT): 45% (eram 44% em maio, 43% em abril, 44% em março, 42% em fevereiro e 44% em janeiro);
  • Ronaldo Caiado (PSD): 44% (eram 35% em maio, 35% em abril, 32% em março, 32% em fevereiro e 33% em janeiro);
  • Indecisos: 4% (eram 4% em maio, 4% em abril, 3% em março, 4% em fevereiro e 4% em janeiro);
  • Branco/nulo/não vai votar: 16% (eram 17% em maio, 18% em abril, 21% em março, 22% em fevereiro e 19% em janeiro).
.