quarta-feira, 7 de junho de 2023

Maracanaú lidera como o primeiro município do Nordeste a estabelecer um plano de descarbonização e adaptação às mudanças climáticas


Maracanaú, cidade localizada na região metropolitana de Fortaleza, celebra um marco significativo ao se tornar o primeiro município da região a desenvolver um plano de descarbonização e adaptação às mudanças climáticas. Esse plano, resultado de vários anos de trabalho em conjunto com a participação popular e especialistas técnicos, está agora em sua fase final, após uma série de momentos de escuta dos atores sociais anteriores. A última audiência pública ocorre nesta quarta-feira (07/06), às 9h, onde reunirá população, técnicos e representantes do Legislativo e Executivo.  Uma das iniciativas cruciais implementadas pela prefeitura foi a instalação de equipamentos avançados para monitorar e avaliar a qualidade do ar em toda a cidade. Esses equipamentos desempenham um papel fundamental na coleta de dados precisos e confiáveis, permitindo que o plano seja orientado por informações científicas sólidas.


O plano de descarbonização e adaptação às mudanças climáticas de Maracanaú visa estabelecer metas ambiciosas para curto prazo (2025), médio prazo (2030) e longo prazo (2050). Ao transformar esse plano em lei, a cidade está demonstrando seu compromisso em enfrentar os desafios climáticos de maneira proativa e sustentável.


Ao implementar esse plano, Maracanaú visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promover práticas sustentáveis ​​e fortalecer a resiliência da cidade contra os impactos das mudanças climáticas. Além disso, o plano busca impulsionar a economia local, criando oportunidades de emprego e desenvolvimento tecnológico na área de soluções de baixo carbono.



O prefeito Roberto Pessoa, o secretário Raphael Pessoa, juntamente com representantes da comunidade, especialistas técnicos e organizações parceiras, estão entusiasmados com os progressos alcançados até agora e esperam ansiosamente a conclusão deste plano histórico. A cidade está comprometida em liderar pelo exemplo e inspirar outros municípios da região a também adotarem medidas concretas em prol do meio ambiente.