quarta-feira, 7 de junho de 2023

Governo do Ceará destaca inovação e sustentabilidade em evento com gestores públicos

A mudança da matriz energética mundial é a oportunidade do Ceará se tornar o protagonista do desenvolvimento sustentável do Brasil e do Mundo. A afirmativa foi feita pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta terça-feira (6), durante a abertura da 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2023. O evento reúne representantes dos municípios cearenses no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 6 e 7 de junho, para dialogar sobre “Inovação e sustentabilidade: novos caminhos para a gestão”.


Oportunidade histórica


Na ocasião, Elmano de Freitas defendeu que as instituições públicas e privadas precisam agir de forma mais integrada e estar atentas às oportunidades. “No mundo há uma grande competição entre as potências, que elegeram a produção e exportação vinculada à outra matriz energética como diferencial. 70% da produção do hidrogênio verde vem da energia eólica ou solar. Nós temos uma oportunidade histórica e devemos aproveitar e viabilizar para o nosso povo”.



O governador citou que o Ceará já apresenta condições favoráveis a esse protagonismo, como o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Ainda segundo ele, essa transformação deve incluir os cearenses que mais precisam. “A sustentabilidade é a possibilidade de tirarmos centenas de milhares de cearenses da fome e da miséria. Somos ainda um estado com muitas pessoas no cadastro da Assistência Social. Somos defensores dessas políticas porque a fome não espera, mas somos defensores de uma política que supere essa situação, para que o nosso povo tenha emprego e renda. Por isso, a energia [renovável] é estratégica. Nós precisamos aproveitar essa oportunidade de mudança da matriz [energética] e preparar o nosso povo para transformar o Ceará”.


Somado a isso, o Estado já investe na formação da juventude na área da tecnologia da informação e comunicação, na contínua melhoria da educação básica, no apoio à pesquisa, na universalização do saneamento básico, além da modernização da gestão pública estadual, para inovar e prestar melhores serviços ao cidadão. “Queremos apoio do Governo Federal para também fazer a Modernização tecnológica nas prefeituras”, afirmou o governador.