terça-feira, 23 de maio de 2023

Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, da Pecuária e da Pesca terá reuniões em várias regiões do Ceará

Nesta segunda-feira (22), pela manhã, no auditório das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará, uma audiência pública debateu a disseminação da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, da Pecuária e da Pesca nas macrorregiões do Ceará. A iniciativa foi do deputado estadual De Assis Diniz (PT), presidente da Frente, autor do requerimento, que presidiu o evento, com apoio do deputado Missias do MST, presidente da Comissão de Agropecuária.  “Muito feliz com o resultado da nossa primeira audiência pública. A criação desta Frente foi um dos eixos da nossa campanha. Aprovamos um calendário de atividades para discutir a atuação da frente nos municípios do Estado”, afirmou Diniz. De início, serão realizadas 4 reuniões:


19 de junho - Região de Crateús e Inhamuns

30 de junho - Região do Cariri 

10 de julho - Sertões de Quixeramobim 

14 de julho - Sertões de Canindé. 


Bastante representativo, a audiência teve as presenças de Moisés Braz, titular da SDA; Erivando Sousa, presidente do INCRA; Felipe Goyana, da SFPA; Holanda Neto, superintendente da SFA; Francisca Jeania, gerente regional do BNB; Jarier de Oliveira, da Adagri; Itamar Lemos, da Ematerce; Neto Rebouças, presidente do Instituto Agropolos; Antônio Amorim, do IDACE; Glória Carvalho, da Cáritas-CE; Marcondes Ferraz, prefeito de Saboeiro; Maria Auxiliadora Bezerra, prefeita de Barreira; e Aline Pinheiro, secretária de Agricultura de Solonópole.


O encontro apresentou alternativas para o desenvolvimento das atividades do campo no Ceará, que reúne 21 cadeias produtivas. Só a agricultura familiar reúne um contingente de 350 mil pessoas. O foco central é que é preciso ir além da assistência emergencial, pois se trata de uma atividade econômica fundamental pro desenvolvimento do Ceará. “Há uma série de pautas comuns às microrregiões do Estado, que vão desde a qualificação técnica da produção, passando pela valorização da comercialização e pela facilitação ao crédito aos pequenos produtores”, adiantou Diniz.