segunda-feira, 17 de abril de 2023

Ematerce atende a 35 Projetos de Irrigação Minha Propriedade (PIMP), em Morada Nova

A Ematerce, escritório local de Morada Nova, instalou cerca de 35 projetos de irrigações, através do Programa de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), beneficiando igual número de pequenas propriedades rurais, pertencentes a agricultores familiares. Cada unidade de produção agrícola familiar recebe equipamentos suficientes para irrigar um hectare de terra, com plantio de pasto para alimentar o plantel de ovinos, caprinos e bovinos, além do cultivo de frutas e hortaliças diversas. Toda a produção é destinada ao mercado consumidor da região.


Cada produtor familiar é beneficiado com um hectare irrigado, na modalidade gotejamento. O custo do projeto é pago com 50% de rebate, no prazo de cinco anos, com dois de carência. O produtor fica responsável, também, por manter em condições de funcionamento os equipamentos financiados. A fonte para captação de água para a irrigação é de total responsabilidade do beneficiado, afirma o engenheiro agrônomo da Ematerce e coordenador estadual do PIMP, Nizomar Falcão.



Atualmente, a empresa acompanha, com assistência técnica e extensão rural, 548 projetos PIMPs, em todas as regiões do Ceará, que se acham em pleno funcionamento e produção. Em março, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, manteve contato com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, com o objeto de pleitear mais recursos para ampliação do PIMP no Ceará.