segunda-feira, 17 de abril de 2023

Após ataques, deputado Júlio César Filho propõe implantar "Botão do Pânico" em escolas públicas do Ceará

O projeto de lei, de autoria do deputado  Júlio César Filho (PT), em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará, propõe a implantação do "Botão do Pânico" nas escolas públicas do Ceará 


Segundo o parlamentar, quando o botão for acionado, o alarme será disparado para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 

por meio do Sistema Global de Posicionamento (GPS). A unidade poderá assim deslocar uma equipe para o local em caráter de urgência e emergência. 


"O dispositivo só poderá ser acionado pela diretoria de cada unidade escolar, que será capacitada pelo órgão de segurança pública, quando for constatado um perigo iminente, tais como violência, assalto, tráfico de drogas, incêndios e outras ocorrências relacionadas ao tema", explicou o parlamentar. 


De acordo com Júlio César Filho, o projeto foi apresentado em virtude da violência, que tem sido uma constante em nosso País e no Estado, uma pauta de inúmeros casos recentes dentro de ambientes educacionais. "A criação do mecanismo visa coibir esse tipo de acontecimento, de forma a garantir a segurança dos alunos e professores e mais celeridade no atendimento da polícia", justifica.