quarta-feira, 19 de abril de 2023

Em Brasília, governador Elmano de Freitas participa de reunião sobre enfrentamento à violência nas escolas

O Brasil inteiro unido para proteger estudantes e toda a comunidade escolar. O governador Elmano de Freitas, que cumpre agenda em Brasília, participou, na manhã desta terça-feira (18), de reunião com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de representantes dos três poderes da República e de outros setores da sociedade. O encontro pautou reflexões e ações integradas de enfrentamento à violência nas escolas brasileiras.



O presidente Lula falou sobre a mobilização e o trabalho para garantir que as escolas brasileiras reencontrem um ambiente de fortalecimento de vínculos e proteção. “Nós estamos colhendo o que foi plantado pelos discursos [de ódio] nesse país afora. As pessoas não podem fazer na rede digital aquilo que é proibido na sociedade. A família tem que estar envolvida nesse processo para ajudar a escola, para recuperar o processo educacional na escola. A humanidade está mudando de padrão de comportamento e, nós, como governantes, não podemos deixar a sociedade perder o humanismo. Transformar as escolas em prisões de segurança máxima não é politicamente e humanamente adequado. Nós temos que pensar também o que ensinamos as crianças dentro de casa”, defendeu.


Sobre o tema, o governador Elmano de Freitas destacou a preocupação diante do ataque sofrido por duas estudantes cearenses do 9° ano do Ensino Fundamental em Farias Brito, na Região do Cariri, na última quarta-feira (12). Para o gestor, é fundamental o conjunto de medidas na área da segurança, mas também são necessárias “ações voltadas à saúde mental dos estudantes e o acompanhamento dos estudantes, professores e famílias”, ressaltou.



“A reunião é muito importante porque une os governadores e o Palácio do Planalto para que possamos tomar medidas. Nós temos que nos concentrar naquilo que causa esses problemas que nem sempre surgem nas escolas. Nós temos problemas na sociedade, na família, na perspectiva dos nossos jovens e na criação das nossas crianças. Nós temos que tratar a raiz desses problemas e proteger a escola desses fenômenos e dessas dificuldades”, apontou o governador.



Na abertura da reunião, o ministro da Educação, Camilo Santana, relembrou outros episódios de violência nas escolas que sensibilizaram a sociedade brasileira. Segundo ele, não há solução fácil, mas é necessário que todos os nossos entes federados se unam efetivamente em torno dessa questão.