quarta-feira, 19 de abril de 2023

Guimarães atua sem autorização do Abolição para montar candidaturas no interior e em Fortaleza

Existe um termo muito popular no diálogo político: conversas cruzadas. É uma forma de dizer que ninguém se entende. Essa é a leitura que se pode ter das ações do deputado José Guimarães (PT), que montou comitê eleitoral, preparando candidaturas para a eleição municipal, atropelando a base política montada por Camilo Santana e Elmano de Freitas. 


O plano do deputado José Guimarães é ambicioso: pretende ser o candidato do governo ao Senado Federal em 2026, a partir da eleição de prefeitos pelo PT. Ele esquece que o governo Elmano tem 13 partidos na sua base e esses partidos têm interesses nos municípios.


Apontar candidatos a prefeito a um ano e meio da eleição é um complicador para o governo Elmano. A tática do deputado Guimarães irrita os atuais prefeitos, enfraquece a base do governo na Assembleia e aponta para problemas com partidos aliados. 


Líder do governo Lula na Câmara Federal, o deputado Guimarães despacha, todos os dias, com prefeitos e vereadores, no gabinete da liderança, em Brasília, e decidiu abrir escritórios em todas as regiões. Guimarães construiu um problemão para o PT, Camilo e Elmano.