domingo, 19 de março de 2023

Sistema Fecomércio lança campanha em apoio às vítimas de Aratuba e outras cidades atingidas pelas chuvas

O Sistema Fecomércio iniciou uma campanha, em caráter de urgência, para auxiliar os municípios que foram atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias, em especial a cidade de Aratuba, onde ocorreram vítimas fatais. 


O presidente Luiz Gastão Bittencourt já havia mobilizado, na sexta-feira, 17, uma força-tarefa do Sesc para enviar ajuda emergencial a Aratuba, no Maciço de Baturité. A entidade está organizando uma iniciativa solidária voltada para a arrecadação de alimentos, água potável, roupas, brinquedos e outros donativos, que serão encaminhados para as cidades onde houver pessoas desalojadas. 


“Diversos municípios estão em estado de calamidade ou tiveram parte de sua população desalojada. No caso de Aratuba, estamos em parceria também com a Prefeitura e em contato direto com a secretária da Proteção Social do Ceará, Onélia Santana. Mas, diante da abrangência dessa situação nas demais cidades que também sofrem neste momento, determinei, ainda, que seja editada uma resolução na Fecomércio-CE para a criação de um grupo permanente de pronta-resposta a crises que possam afligir a população do Ceará”, afirmou o presidente. 


Equipes do Mesa Brasil Sesc, maior banco de alimentos do Ceará, já foram deslocadas para Aratuba com mantimentos e insumos. Na campanha lançada hoje, cada unidade do Sesc e do Senac do Ceará serão transformadas em pontos de coleta de roupas para adultos e crianças, cobertores, brinquedos, alimentos e itens de higiene pessoal. 


Na segunda-feira, 20, está programado um “Dia D de doações”. A mobilização inclui colaboradores e conta também com a adesão da sociedade enquanto persistir a crise. “Além do profundo pesar, esse é um momento para unirmos forças, orações e vontades para acolher as vítimas e os desabrigados nos diversos municípios. E que Deus possa confortar a todos”, completou o presidente.