segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Instituto do Meio Ambiente de Caucaia registra nascimento de 120 tartarugas na praia do Cauípe

A temporada de desova de tartarugas marinhas de 2022/2023 do litoral de Caucaia já resultou no nascimento de 120 filhotes da espécie Eretmochelys imbricata - Tartaruga de Pente. O registro foi feito pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), na última quinta-feira (22), na praia do Cauípe. Esse é o primeiro registro de nascimento dessas espécies neste ano.


De dezembro até a presente data, o IMAC registrou 48 ninhos das espécies Chelonia mydas - tartaruga verde, e Eretmochelys imbricata - tartaruga de pente. Os ninhos foram encontrados no raio que fica entre a praia de Dois Coqueiros (bairro Parque Leblon) até a Barra do Cauípe.


De acordo com o gerente de orla, Thiago Menezes, a temporada deste ano deve ir até meados de julho. "Nosso maior cuidado agora deve ser com o trânsito nas praias. Por isso, é preciso reforçar que não pode haver tráfego de carros 4x4 ou qualquer tipo de veículo nas faixas de areia das praias de Caucaia", reforça Thiago.


O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.


No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.


Monitoramento de tartarugas


A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.