quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Prefeitura possui 140 obras em andamento. Mais 120 serão iniciadas em 2023


A Prefeitura de Fortaleza possui um total de 140 obras em andamento, todas com entrega prevista para 2023. Somente ao longo do ano de 2022, foram 60 ações entregues, contemplando as áreas de saúde, educação, mobilidade, esporte, urbanismo e meio ambiente, entre outras, com um investimento de R$ 359 milhões.

"Avançamos bastante no ritmo das obras em 2022. O objetivo é acelerar ainda mais a partir do ano que vem. Alguns de nossos objetivos são concluir mais Escolas de Tempo Integral, novas creches, e entregar mais requalificações de postos de saúde. Vamos também entregar a requalificação da Avenida Sargento Hermínio, com piso intertravado. Além disso, temos o grande desafio de reformar toda a orla estonteante de Fortaleza, conectando a requalificação da Praia de Iracema à Beira-Mar de Todos, e entregar o projeto Beira-Rio, na Barra do Ceará", informou Sarto.

Na área da educação, neste ano, foram 35 obras entregues, dentre as quais 12 Centros de Educação Infantil (CEI), quatro Escolas de Tempo Integral (ETI) e uma escola de tempo parcial. Foram reformadas outras 7 unidades escolares. Já na saúde, o destaque vai para a inauguração do novo Hospital Gonzaguinha do José Walter. Sete postos de saúde também foram reformados.

Na periferia, foram entregues à população quatro obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) nos bairros Canindezinho (65 ruas), Comunidade 7 de Setembro (22 ruas), Comunidade Renascer (45 ruas) e Pedras (33 ruas).

"Na primeira metade do governo Sarto, a Prefeitura bateu recordes de investimentos em infraestrutura. São 140 obras capitaneadas pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), que são base para todas as outras pastas. São escolas construidas e reformadas, postos requalificados e acessibilidade para as comunidades mais carentes. Nosso plano impacta mais de 120 mil pessoas nas áreas mais necessitadas de Fortaleza. São pessoas da periferia que vão, a partir de agora, ter acesso aos mesmo equipamentos, acessibilidade e saneamento que se encontram nas áreas mais nobres", informou Samuel Dias, titular da Seinf.

A gestão também inaugurou a primeira etapa do Parque Rachel de Queiroz e a requalificação do Parque Passaré, que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho.

A Beira-Mar de Todos, com novo calçadão, quiosques, ciclovia, feirinha e skatepark também entra nos destaques de 2022. Do outro lado da orla, na Barra do Ceará, foi realizada a entrega dos 10 boxes das Mulheres Empreendedoras, que fazem parte do Projeto Beira Rio.

As obras incluem, também, o novo Cuca Pici, o terminal da Praça Coração de Jesus, no Centro, o Terminal do José Walter e a horta social do Conjunto Palmeiras, dentre outras intervenções.

Novas obras

Para 2023, a Prefeitura prevê aumentar esse total de entregas. Serão 120 novas obras iniciadas ao longo do ano que vem. Dentre as intervenções de maior porte previstas, estão a construção do novo Terminal de Ônibus José de Alencar, no Centro, que já conta com o processo de licitação em andamento; e a reforma e urbanização do calçadão da Praia de Iracema, no trecho entre o espigão da Rui Barbosa até a Ponte Metálica, conforme já anunciado pelo prefeito José Sarto.

Outra grande ação será a reforma do Parque Rio Branco, localizado no bairro Joaquim Távora. O espaço ganhará um plano de manejo, e a renovação do local deverá impulsionar o desenvolvimento socioambiental da região. Também está planejada o início dos trechos 3 e 4 do Parque Rachel de Queiroz, cuja primeira fase foi entregue em fevereiro deste ano, e a segunda etapa do Parque Zoobotânico do Passaré.

Para as crianças e os jovens da Capital, o novo Cuca no Vicente Pinzón já está com orçamento garantido para o ano que vem, assim como a construção de 17 novos Centros de Educação Infantil (CEI), 10 Escolas de Tempo Integral (ETI), 45 Escolas Areninhas e 15 areninhas com urbanização do entorno.

Fortaleza deverá ganhar mais seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Também vale citar a Ampliação da Clínica Veterinária de Fortaleza; cinco novos Centros de Referência do Empreendedor, e as obras do Proinfra no Conjunto Palmeiras.

As novas obras da Prefeitura incluem, ainda, a entrega da segunda etapa da Vila do Mar, na Barra do Ceará; a nova Ponte da Sabiaguaba; e a urbanização das lagoas do Itaperaoba e do Opaia, dentre outras intervenções.