terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Governo do Ceará realiza promoção de bombeiros e policiais militares no Cariri

Na manhã desta segunda-feira (19), o Governo do Ceará, em mais uma iniciativa para a valorização dos profissionais de Segurança Pública, realizou a promoção de 384 praças e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar. O evento, na cidade do Crato, contou com a presença do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, representando a governadora Izolda Cela, e do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana.

“Ao mesmo tempo que parabenizamos, pedimos para que todos que fazem o Corpo de Bombeiros e a gloriosa Polícia Militar do Ceará para continuar fazendo esse trabalho de redução dos índices de criminalidade. Esses resultados é o que tem mostrado todo o empenho dos senhores e senhoras que estão aqui nesta manhã”, ressaltou o secretário executivo.

Desde 2015, o Governo do Ceará realizou mais de 28 mil promoções por meio da “Lei das Promoções” que permitiu o fluxo contínuo das carreiras militares, corrigindo entraves. Essa lei, considerada um marco para os profissionais da Segurança Pública cearense, tem investimento anual de mais de R$ 168,5 milhões.

“Temos policiais militares aqui, que nessa janela de tempo [2015 – 2022], estão sendo promovidos três vezes. Então esse é um marco, não só para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, mas para o sistema de segurança pública. Isso é uma mensagem de motivação, de valorização, de reconhecimento”, enfatizou o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.

O coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, ressaltou a importância de valorizar o profissional. “Hoje é um dia especial para nós da segurança pública, é um dia de júbilo, pois é quando comemoramos as jornadas que cada um aqui teve ao longo das suas vidas”, comentou. “Acima de tudo são profissionais que procuram superar expectativas, que é tratar o cidadão que precisa dos nossos serviços com dedicação, ética, empatia e simpatia. Indo muito além das atividades que um servidor público tem que executar”, completou.

Amor a segurança pública

Na cerimônia, foram promovidos 362 policiais militares e 22 bombeiros, dentre eles o casal formado pela 3º sargento Rafaela e o subtenente Felipe. Ambos de carreira militar, não escondiam os sorrisos de estarem tendo essa realização juntos. “Hoje é um dia de felicidade, promoção e reconhecimento, além disso estamos hoje com a família aqui toda junta”, comemorou o sub-tenente Felipe, ao lado das filhas, Sarah e Beatriz, ambas vestidas com trajes militares para homenagear os pais.

“Eu venho de uma família de militares, então o amor pela segurança está no sangue, e como você pode ver ele vai passando para as outras gerações”, comentou Rafaela enquanto abraçava as filhas.

Reconhecendo que a família é um importante alicerce para quem segue na carreira militar, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, pontuou essa importância. “Quero estender os parabéns não só aos promovidos, mas aos familiares. Vocês são o suporte para cada um aqui alcançar seu objetivo”.

Investimentos e interiorização da segurança

Seguindo as diretrizes do Governo do Ceará de possibilitar que a população do interior tenha cada vez mais acesso a serviços especializados, a SSPDS, por meio da PMCE, realiza, por exemplo, a expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A unidade especializada em motopatrulhamento, antes de 2015 estava presente apenas em Fortaleza e, hoje, em dezembro de 2022, tem 69 novas bases. Atualmente, o comando possui 2.882 policiais militares atuando com o auxílio de 1.757 motocicletas e 155 viaturas.

A SSPDS também vem implantando novas centrais de videomonitoramento. O Ceará conta com 67 centrais, fora as câmeras instaladas em Fortaleza, que são monitoradas pelo Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Em 2015, o Governo do Ceará iniciou o projeto de videomonitoramento em Fortaleza com apenas 164 câmeras na SSPDS. Atualmente, ao todo, o Estado conta com 3.809 câmeras.