quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Do Ceará para a Europa. Livro conta a história transformadora da produção de flores no Ceará


A história que transformou a realidade de pessoas e, consequentemente, da economia cearense, começou há 20 anos na Serra da Ibiapaba e agora será contada em livro. Em 1999 o Ceará rompeu a trilogia: soja, milho e carne, com o surgimento da produção de flores e rosas.

Em 252 páginas, “Flores do Ceará e suas influências na cultura” é um relato sobre a história da floricultura cearense entre 1999-2019. A obra será lançada no próximo dia 20 de dezembro, no Ideal Clube. Segundo o autor do livro e ex-Secretário de Agricultura do Estado, Carlos Matos, a iniciativa surgiu para registrar a história de um exemplo de política pública que colocou o Ceará em destaque nacional e internacional na produção de flores e mudou a vida das pessoas.

“Naquela época aproveitamos todas as potencialidades do sol, da natureza, do clima...e investimos em tecnologia para atrair empreendedores corajosos que colocaram o Ceará em um novo patamar de polo produtor de flores para o mercado”, contextualiza Carlos Matos”. 

O livro é dividido em 10 capítulos: Os primeiros registros da floricultura cearense; Uma nova história foi criada; Primeira-dama das flores; A chegada das primeiras empresas: Cearosas e Reijers; O rei das flores; São Benedito, referência nacional na produção de rosas; Vidas transformadas; Perspectivas que desabrocham; Lições aprendidas; e Cronologia da floricultura no Ceará. Entre os personagens da obra está o consultor colombiano Julio Cantillo Simanca, responsável por parte da implantação do cultivo de flores na Serra da Ibiapaba.

“Há 20 iniciamos um projeto onde as rosas e as flores passam a ser o meio de mudança de vida dos cearenses que moram na Ibiapaba. O livro é a forma concreta de registrar, na história, as intervenções humanas que geraram transformações impactantes na sociedade”, ressalta Carlos Matos.

Serviço

Lançamento do livro “Flores do Ceará”

Quando:20 de dezembro (terça-feira)

Hora: 18h30

Onde: Ideal Clube | Av. Monsenhor Tabosa, 1381. Meireles. Fortaleza-CE.