quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Deputados Luizianne, Zé Airton e Guimarães podem ir para o governo Lula e Elmano fecharia secretariado


Imaginem os deputados federais petistas Luizianne Lins, José Guimarães e José Airton com cargos federais. Essa hipótese começou a ganhar corpo ao final da tarde desta terça-feira, 13, no prédio do Banco do Brasil, onde funciona o poder decisório do futuro governo Lula. 

A surpresa seria Luizianne Lins participar efetivamente da gestão. A deputada atua fortemente no Congresso Nacional, em defesa de projetos que beneficiam pessoas de baixa renda. José Airton já foi dirigente de agência reguladora e não teria qualquer dificuldade de aceitar um cargo de influência na administração Lula. O mesmo ocorre com o deputado Guimarães que, há mais de 20 anos, está no parlamento e nunca experimentou uma posição de gestor. 

Se os três federais do PT abrissem oportunidades para suplentes, Inácio Arruda voltaria a ser deputado. Elmano convocaria Idilvan Alencar (PDT) para a Secretaria de Educação, colocando o suplente Leônidas Cristino na Câmara dos Deputados e contemplando o PDT, que está entrando para o governo.