quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Governo do Ceará cria novos parques estaduais em Guaramiranga e no Crato


O Governo do Ceará criou dois novos parques estaduais com a assinatura de decretos pela governadora Izolda Cela na tarde dessa terça-feira (13). Com isso, começaram a existir o Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga, e o Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, no Crato. 

O Ceará foi o estado que mais criou unidades de conservação ambientais no Brasil, seguindo uma política pública de compromisso com a conservação do meio ambiente nos últimos anos. 

O projeto de criação dos parques contou com os estudos do Programa Cientista Chefe em Meio Ambiente, vinculado à  Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

O Parque Estadual do Pico Alto tem área de 72,53 hectares e perímetro de 5.343,57 metros, e fica localizado no Sítio Cocão, em Guaramiranga. O parque vai proporcionar habitat para várias espécies e protegerá aquelas ameaçadas de extinção. 

O Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto possui perímetro de 7.299,23 metros, localizado nas encostas da Chapada do Araripe, no Distrito de Santa Fé, no município do Crato, e irá possibilitar condições para a implementação de programas e projetos com ações contínuas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Também vai possibilitar a adequação das romarias anuais e das visitações aos objetivos de proteção da biodiversidade. 

O secretário Artur Bruno faz um panorama dos dois novos parques criados pelo Governo do Ceará.