terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Caucaia: mais de 50 expositores participam da Feira de Negócios - Edição Natal


A Prefeitura de Caucaia incentiva o empreendedorismo e qualificação profissional por meio de diversas atividades vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho e ao Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Para reunir todos os cidadãos que se beneficiaram dos cursos e capacitações empreendedoras, a gestão organizou, nos dias 09 e 10 de dezembro, a segunda edição da feira de negócios, edição de Natal, no bairro Jurema. Na ocasião, também foram entregues os certificados de conclusão de 10 cursos do programa Caucaia Empreendedora, iniciativa que capacita empreendedores e facilita linhas de crédito.

A feira de negócios reuniu  mais de 50 expositores de diversos segmentos como estética, confecção, artesanato, alimentação, agricultura, serviços de massagem, entre outros. A feira também contou com estandes com atividades infantis, sorteios com produtos feitos pelos empreendedores e estandes de serviços como auriculoterapia, massagem, design de sobrancelhas, ventosas, higienização facial e tranças nagô.

Para a empreendedora de produtos de higiene, Fátima Alves, moradora do bairro Capuan, a feira foi uma  grande oportunidade para os empreendedores locais mostrarem seus produtos e serviços para o grande público. A participação de Fátima na Feira foi possível após uma capacitação feita pelo CATEQ. “Eu estou feliz de estar aqui vendendo meus sabonetes, sabão e amaciantes artesanais”. 

“Depois que eu participei dos cursos da Caucaia Empreendedora, eu melhorei bastante a apresentação dos meus produtos e conseguir mais clientes. Inclusive, vendo um sabão ecológico que é feito com óleo reutilizado. E essa comercialização só foi possível após um curso de precificação e marketing feito com o apoio do CATEQ. Só com essa estrutura que a Prefeitura conseguiu que eu consegui apresentar meu trabalho”, garantiu Fátima.

Além de muitos estandes de produtos artesanais, a Feira tinha um espaço gastronômico. Para Lino Norman, empreendedor gastronômico, a participação nesse espaço foi excepcional para o crescimento da sua marca. “Participar dessa iniciativa é muito importante pois aqui a gente consegue mostrar nosso produto para mais gente. Essa é a nossa segunda edição e nós estamos bem felizes de poder apresentar o nosso negócio de pizza napolitana. Aqui, a gente está colocando em prática os cursos de venda e empreendedorismo que fizemos pela Prefeitura de Caucaia, por meio do CATEQ, e está sendo uma experiência muito importante para nós”, destacou o pizzaiolo.  

Fernando Deodoro, gerente de empreendedorismo do CATEQ, frisou que o Programa Caucaia Empreendedora formou muitos empreendedores ao longo do ano e que a segunda edição da Feira de Negócios representa o trabalho da prefeitura na qualificação e aumento das oportunidades profissionais desses cidadãos. "No próximo ano teremos uma temporada mais tecnológica e digital nos cursos e aproveito para convidar todos os cidadãos que queiram empreender. Nós temos diversos cursos gratuitos que podem ajudar na hora de você montar seu próprio negocio”, ressaltou Fernando.

Saiba mais

A Prefeitura de Caucaia tem fortalecido a capacitação de empreendedores com apoio do Projeto Prosperar, maior projeto de capacitação profissional do município, e do Programa Caucaia Empreendedora. Para participar dos cursos do Programa Caucaia Empreendedora, basta ir até o CATEQ e se inscrever. O calendário de cursos é divulgado no local e no site e redes sociais da Prefeitura de Caucaia.

Para participar do Projeto Prosperar, basta se inscrever na plataforma oficial www.eadcedepam.com.br ou presencialmente no CATEQ, que fica na rua 15 de novembro, número 1478, no Centro de Caucaia.