terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Governo do Ceará entrega estação ferroviária e dá ordem de serviço para sistema de esgotamento sanitário em Redenção


Uma entrega importante para a cultura de Redenção e o início de uma obra que vai melhorar o sistema de esgotamento sanitário da cidade. Essas foram as duas ações do Governo do Ceará no município nessa segunda-feira (12). 

O evento contou com a presença do secretário de Relações Institucionais da Casa Civil do Governo do Ceará, Nelson Martins, que representou a governadora Izolda Cela; do prefeito Davi Benevides; do diretor de obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), José Carlos Asfor; e do secretário da Cultura, Fabiano Piúba. 

Através de convênio, o Governo do Ceará reformou, assim como requalificou toda a área urbana ao redor da Estação Canafístula Antônio Diogo. O valor total da obra foi de R$ 3.865.586,51, através da Secretaria da Cultura e da Prefeitura. 

No local, também vai funcionar um museu e uma galeria. A intenção do museu é contar a história do próprio equipamento ao passo que sirva também de para exposições e eventos. 

Logo após, foi assinada a ordem de serviço para execução do sistema de esgotamento sanitário no município de Redenção. 

As obras contam com investimentos na ordem dos R$ 34 milhões, provenientes de recursos da Cagece, incluindo debêntures da companhia. Os serviços no local beneficiarão cerca de 12 mil moradores.

Atualmente, a sede do município tem Índice de Cobertura de Esgoto (ICE) de 7,67%. Após a conclusão da obra, o ICE será de 66,74%, representando um incremento de 59,07% na cobertura de esgoto do local. 

Os serviços contam com a execução de quase 19 km de rede coletora, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes, 4,6 km de linhas de recalque, estação de tratamento de esgoto, cerca de 3.400 ligações domiciliares e 1.700 intradomiciliares. O sistema será capaz de tratar cerca de 34,4 litros por segundo de efluentes. 

O secretário de Relações Institucionais da Casa Civil do Governo do Ceará, Nelson Martins, falou da importância das obras e do que foi investido para que se tornassem realidade para a população de Redenção.