segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Ataques a ministros: “Democracia mostra-se incompatível com atos de intolerância e violência”, diz presidente do STF


A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, repudiou os ataques sofridos por ministros da Corte durante viagem a Nova York, nos Estados Unidos. Em nota publicada nesta segunda-feira (14), Rosa afirmou que atos de intolerância e violência contra qualquer cidadão são incompatíveis com a democracia. 

“O Supremo Tribunal Federal repudia os ataques sofridos por ministros da Corte, em Nova Iorque. A democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões, a legitimar o dissenso, mostra-se absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão”, diz a nota assinada pela presidente do STF.

Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski foram xingados e hostilizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que discordam do resultado do processo eleitoral que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e estão insatisfeitos com o desempenho dos ministros da Corte. 

Os ministros estão participando do Lide Brazil Conference, que acontece até esta terça-feira (15) no Harvard Club of New York. O evento tem o objetivo de debater o respeito à liberdade, à democracia e à economia do Brasil a partir de 2023. 

Além dos ataques a ministros, também houve manifestações em frente ao hotel onde os ministros estão hospedados.