segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Amílcar Silveira anuncia meta de aumento de 20% nas exportações do agronegócio, com inclusão dos pequenos produtores, pela primeira vez


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, apresentou a equipe que será responsável pelo escritório cearense do Agro.BR, projeto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em parceria com a Apex-Brasil, que tem como objetivo ampliar a pauta exportadora brasileira.

Silveira explicou a mais de 10 empresários do agronegócio cearense como será a atuação do Agro.BR no Estado, bem como as metas do programa e os planos para auxiliar empreendedores rurais com potencial para exportação. “Nós pretendemos aumentar em 20% as exportações do agro cearense, ajudando por meio de capacitação os pequenos e médios produtores. Hoje, só os grandes exportam”, disse o presidente da Faec.

Além de setores que já são grandes exportadores, como o de frutas, Amílcar Silveira diz que é preciso agregar valor a outros segmentos para que o Ceará volte a ser um grande exportador de produtos agropecuários. “Hoje, o mel cearense é beneficiado em outros estados de onde seguem para o exterior. Queremos que as exportações do nosso mel saiam do Ceará”, disse.

Segundo Amanda de Almeida Lopes, consultora do escritório do Agro.BR no Ceará, o programa irá atuar na capacitação de pequenos, médios e grandes produtores, além de fazer a promoção comercial de seus produtos. “Faremos capacitação individual e coletiva para fazer com que esse empresário possa se adequar da melhor maneira possível para atingir o mercado internacional. O nosso objetivo é que esse empresário possa reduzir os riscos de uma internacionalização”, disse. O Agro.BR também conta com escritórios internacionais em Dubai, Singapura e na China.

Durante a apresentação, o coordenador de Relações Internacionais da CNA, Rodrigo da Matta, destacou o foco do programa na comercialização. “Durante a primeira etapa do programa, já atendemos mais de 1 mil produtores brasileiros, com planos de exportação e inclusão em rodadas de negócios. Queremos que o produtor esteja preparado para ingressar no mercado externo”.

Agro.BR

O Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação, o que inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior, dentre outras.