sábado, 19 de novembro de 2022

A força do empreendedorismo feminino – Por Carol Mello

Neste mês de novembro, precisamente hoje (dia 19), comemoramos o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014 para evidenciar, destacar e valorizar o papel da mulher no ambiente dos negócios. Mas existem motivos para comemorar?

Preciso confessar que ainda temos um longo caminho a percorrer para protagonizar o papel que merecemos nesse mundo empresarial. Ainda percebemos poucas mulheres em cargo de liderança; diferença de remuneração salarial; alto índice de violência doméstica; necessidade de jornada tripla; racismo e muitos outros preconceitos estruturais e machistas.

Por outro lado, tivemos grandes avanços. A maioria das mulheres empreendem em setores considerados femininos – como em área de alimentação, beleza e serviços -, embora já temosimportante participação em segmentos como o da tecnologia e inovação, inclusive no ambiente de start ups, onde a presença feminina cresce de forma acelerada.

A mudança cultural também se faz notar diariamente na vida da empreendedora. Vemos mais mulheres se capacitando tecnicamente e procurando apoio e orientação para fortalecer os negócios e organizar suas vidas financeiras.

Sendo assim,  meu eterno espírito otimista diz que hoje é sim um dia para comemorar. Afinal, graças a movimentos organizados e ao trabalho em rede e em cooperação, temos conquistado vitórias e mudanças significativas para todas as mulheres brasileiras. 

Como presidente do ELOS POR ELAS sei que liderar uma instituição social não é tarefa fácil, mas ajudar mulheres é uma causa que me move diariamente. A geração de renda para mulheres significa não só liberdade financeira, significatambém liberdade de decisão, inclusive para sair de situações de violência.

Agradeço a toda diretoria, conselheiras, voluntárias, parceiras, associadas que apoiam esse movimento gerando a força necessária para continuarmos avançando. Tenho muito orgulho de realizar essa jornada com esse time de potências! Vamos juntas e além.