terça-feira, 27 de setembro de 2022

Café com inovação: encontro na UFC pretende iniciar rede de parques tecnológicos no Ceará

 Uma coalizão de universidades, institutos e centros universitários cearenses para alavancar a pesquisa e a inovação em nosso Estado. Essa é a expectativa de um encontro, marcado para a manhã desta quarta-feira (28), que reunirá na Universidade Federal do Ceará as principais lideranças do ensino superior local. A proposta, de iniciativa da Reitoria da UFC, articulará representantes das instituições convidadas para fortalecer o ecossistema universitário de pesquisa e empreendedorismo, aproximando o Parque Tecnológico da UFC (PARTEC) de seus equivalentes nas entidades parceiras.  


A intenção é de que nos próximos 10 anos a rede em constituição seja referência nacional e internacional, por seu caráter colaborativo e produção inovadora nas áreas de energias renováveis, recursos hídricos, saúde, biotecnologia, alimentos e tecnologia da informação e comunicação. “Essa aproximação é fundamental para que nós possamos saber o que vem sendo produzido, conhecer os empreendimentos que estão nascendo dentro das universidades. Existem muitas áreas afins e propícias para colaboração. Juntos podemos ir ainda mais longe e fazer do Ceará um exemplo para o País, atestando o espírito empreendedor e o potencial de inovação da academia”, vislumbra o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.


O diálogo, que ocorrerá após um café da manhã entre os presentes, será entre os dirigentes máximos (reitores) e representantes das administrações das universidades convidadas. Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e Centro Universitário Farias Brito (FBUni) estão entre as presenças confirmadas.  


SOBRE O PARTEC – Criado em 2018, o PARTEC/UFC vem desde então se estruturando para abrigar iniciativas acadêmicas empreendedoras e projetar a política de inovação da Universidade. Hoje, sediado no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, conta com estruturas físicas que permitem oferecer formação empresarial a novos empreendedores, bem como atuar inovando em produtos e processos úteis à sociedade, integrando a academia com o governo, empresas e sociedade civil.  


Na apresentação a ser feita na reunião desta quarta-feira, os participantes poderão saber mais sobre como o equipamento, através de suas parcerias com empresas-âncoras, vem viabilizando diversos centros de pesquisas, que vão englobar pequenas e médias empresas associadas. Nesse sentido, os mais amadurecidos são o Centro de Pesquisa em Hidrogênio Verde e o Centro de Pesquisa em Agronegócios, ambos com negociações já em andamento para a instalação.

Serviço: 



Café com Inovação - Encontro de Dirigentes de Instituições de Ensino Superior do Ceará

Data: 28 de setembro de 2022

Horário: 9 horas

Local: Sala do Conselho Universitário, na Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)