quarta-feira, 11 de maio de 2022

Audic Mota propõe obrigatoriedade de atuação de odontólogos/cirurgiões-dentistas nas unidades de saúde públicas e privadas do Estado, onde haja internações


Projeto de lei de autoria do deputado Audic Mota (MDB) torna obrigatória a atuação de profissionais de odontologia em todas as unidades de saúde públicas ou privadas, onde haja internação de pacientes, no Estado do Ceará.

Pela proposta, as UTIs deverão contar com cirurgião dentista para tratamento bucal e acompanhamento especializado dos pacientes. À Secretaria Estadual de Saúde caberia a seleção e contratação dos referidos profissionais. 


Audic Mota justifica que os pacientes internados, sobretudo aqueles que estão em UTIs, são mais suscetíveis a infecções e, portanto, devem receber cuidados especiais e constantes. “A atuação de profissionais de odontologia/cirurgiões-dentistas visa prevenir e tratar, além da causa da internação, outras possíveis portas de infecção e inflamação do organismo, e com isso melhorar as condições do tratamento, agilizando a recuperação” acrescenta o parlamentar.

Existem diversos estudos que comprovam a redução na incidência de infecção hospitalar e a melhora dos pacientes de UTI e, por conseguinte, reduzindo o tempo de internação e os custos hospitalares.