quarta-feira, 11 de maio de 2022

Assembleia Legislativa define integrantes de comissão para analisar contrato de concessão da Enel


O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), anunciou nesta quarta-feira (11/05) a comissão que acompanhará a pauta relacionada ao reajuste de 24,88% que a Enel quer instituir no Estado. O grupo é formado pelos titulares Guilherme Landim (PDT), Jeová Mota (PDT), Fernando Santana (PT), Leonardo Araújo (MDB), Fernanda Pessoa (União Brasil), Érika Amorim (PSD), Delegado Cavalcante (PL), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos). 

“Todos os líderes dos blocos partidários da Assembleia Legislativa indicaram os membros para comporem essa comissão. Amanhã (quinta-feira, 12/05), às 8h30min, iremos realizar aqui na Casa a escolha de presidente, vice-presidente e relator, em votação secreta”, detalhou Evandro Leitão em seu pronunciamento.

O presidente lembrou ainda que há um trabalho conjunto entre Assembleia Legislativa e Ministério Público Estadual para tentar barrar na justiça o reajuste e para revistar as cláusulas do contrato de concessão da Enel. A comissão tem até 60 dias para apresentar um relatório.

Além dos titulares, a comissão é formada pelos seguintes suplentes: Marcos Sobreira (PDT), Oriel Nunes Filho (PDT), Acrísio Sena (PT), Davi de Raimundão (MDB), Soldado Noélio (União Brasil), Lucílvio Girão (PSD), Dra. Silvana (PL), Zezinho Albuquerque (Progressistas) e Manoel Duca (Republicanos).

Após o anúncio, a sessão legislativa foi levantada em decorrência do falecimento do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Júlio Gonçalves Rêgo.

Conecta Ceará

Na última terça-feira (10/05), a Assembleia Legislativa promoveu o webinar Conecta Ceará para debater a questão. Na ocasião, o vice-presidente da Casa, Fernando Santana, explicou que a suspensão do reajuste é complexa porque envolve a Agência Nacional de Energia Elétrica (Eneel), mas que os parlamentares estavam mobilizados para atingir esse objetivo. Segundo Guilherme Landim, os lucros da Enel saltaram de R$ 265 milhões em 2020 para R$ 489 milhões em 2021.