quinta-feira, 19 de maio de 2022

Airbnb destaca a praia do Cumbuco, em Caucaia, como tendência do turismo nacional


A praia do Cumbuco ganha novo destaque no turismo nacional e está na tendência. As belezas naturais e as condições perfeitas para a prática do Kitesurf são as principais características da praia, que já é internacionalmente aclamada como a Meca dos Ventos. No Brasil, a Praia do Cumbuco é o quarto destino mais procurado no país pela plataforma de hospedagem Airbnb. A novidade foi divulgada no último dia 11.

A plataforma Airbnb, especialista em hospedagem, destacou que “em 2022, as pessoas estão viajando de forma diferente de como viajavam antes. As viagens domésticas seguem fortes e representam mais da metade das noites reservadas no primeiro trimestre de 2022”. Cumbuco aparece como o quarto destino em tendência no Brasil, antecedido por Armação dos Búzios (RJ), Japaratinga (AL) e Brotas (SP).

Além do Airbnb, a praia do Cumbuco também foi destaque na pesquisa “Previsões de Viagem para 2022”, que foi feita em 2021 pelo site de reservas Booking.com. Na ocasião, a praia do Cumbuco também foi considerada o quarto destino mais procurado dentro da plataforma.

A alta procura pelo litoral de Caucaia também se intensifica por conta da revitalização da vila do Cumbuco, a instalação de Espigões e a duplicação da CE-090, que facilitaram o acesso ao município. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), o destaque do Cumbuco em pesquisas de plataformas de viagem promove mais desenvolvimento para o turismo local.

“É sempre muito significativo ver o resultado do trabalho de promoção e divulgação apresentando resultados. Em janeiro, tivemos a alegria de ser citado pela Booking.com e agora pela Airbnb, duas plataformas com alcance internacional que, ao analisarem destinos de preferência dos seus clientes, perceberam nosso litoral como tendência. Diante disso, ousamos até dizer que a Praia do Cumbuco, além da sua importância social e econômica para Caucaia, também se apresenta como uma das responsáveis pela retomada do trade turístico estadual, já que somos o único destino do Ceará citado nas duas pesquisas, tanto na Booking como na Airbnb”, enfatiza a secretária.

Turismo e esportes

O litoral de Caucaia está também nos roteiros das principais competições de Rally e Kitesurf do mundo. Até o momento, a praia do Cumbuco está confirmada na largada do Rally Sertões Kitesurf, que acontece em novembro deste ano, e como ponto de chegada do Rally Piocerá, em janeiro de 2023. A expectativa é que a praia seja sede de campeonatos de outras modalidades de esportes radicais. 

Capacitação dos profissionais do Turismo

O turismo é uma das principais atividades do município. Para qualificar cada vez mais os profissionais caucaienses dessa área, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), promove diversas iniciativas como o projeto Capacita, que oferece cursos práticos e teóricos para profissionais da área do turismo.