terça-feira, 12 de abril de 2022

Presidente da ACI alerta para violência contra jornalistas


O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (11/04), o jornalista Salomão de Castro, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), que alertou para as diferentes formas de violência infligidas contra jornalistas nos últimos anos.

Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, ele avaliou que são urgentes as medidas contra as agressões à categoria. O convidado observou que os ataques têm ocorrido tanto de forma virtual, na internet, como por meio de agressões verbais e até mesmo físicas, atingindo com grande preocupação as mulheres jornalistas, o que acende o alerta para a violência de gênero.

“Nós estamos falando aqui de jornalistas, radialistas, cinegrafistas, comunicadores populares, que passaram a ter sistematicamente a sua atividade combatida, inclusive com o comando partindo do Governo Federal. Então, as entidades representativas precisam se unir em busca de soluções para essa questão”, avaliou.

Salomão destacou ainda relatórios da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que colocam o Nordeste como a terceira região do Brasil com mais casos de violência contra jornalistas. “As entidades representativas da categoria têm o desafio de chegar aos jornalistas das mais diversas regiões do País, para evitar agressões ou viabilizar a punição dos agressores”, assinalou.

A preocupação com as fake news, especialmente neste ano eleitoral, também foi destacada pelo jornalista. “A ACI e demais entidades relacionadas a profissionais de imprensa têm um papel fundamental para garantir um processo democrático livre e transparente, possibilitando que a sociedade tenha confiança nas informações que está recebendo”, ressaltou.

Um ano marcado por eleições presidenciais e estaduais, conforme acrescentou, é propício a ataques contra jornalistas, principalmente em um período em que a imprensa tem recebido tantas críticas por parte das figuras que governam o País. Segundo Salomão, a ACI, juntamente com outras associações de imprensa do Ceará, está elaborando propostas de forma a gerar um protocolo de segurança para a atuação dos profissionais durante esse período.

“Pretendemos dialogar com o poder público estadual sobre essas ideias, de forma a efetivar essas ações preventivas no Estado e em todos os municípios do Ceará. É fundamental que o profissional possa realizar seu trabalho sem ser atacado”, disse.

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30 e fica disponível ainda no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcast.