terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Cratense de 16 anos é a terceira jovem gestora do Governo do Ceará: “Mudou tudo que eu tinha em mente”


Com apenas 16 anos de idade, Rendiele Flor teve a oportunidade de vivenciar de perto como são tomadas as principais decisões públicas do estado, ao se tornar a terceira jovem gestora do Governo do Ceará. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Governador Adalto Bezerra, em Crato, passou esta segunda-feira (31) ao lado do governador Camilo Santana, participando de reuniões, inaugurações, visita a obras e demais agendas oficiais do chefe do Executivo cearense.

Com o sonho de se tornar médica, Rendiele Flor começou o dia participando da inauguração da Policlínica de Maracanaú. A jovem disse que demorou um pouco para se acostumar com a rotina de “gestora” por um dia. “De início eu fiquei sem entender o que que estava acontecendo, muita coisa, né? Mas aí eu fui me acostumando, ele (o governador) foi conversando comigo, pediu pra eu ficar lá do lado dele”, disse. Sobre o equipamento, ela elogiou bastante a qualidade. “A gente entrou e era incrível, tudo bem organizado. Fiquei impressionada. Todo lugar que eu entrava meus olhinhos brilhavam. Foi muito incrível”, relatou a jovem.


Camilo Santana explicou que a ideia do projeto Jovem Gestor é proporcionar a experiência de um jovem passar o dia acompanhando a agenda do governador, as ações e conhecendo um pouco da gestão pública estadual. “Já conversamos no meu gabinete, mostrei ferramentas importantes para acompanhar as ações, os números do governo, os projetos. É um prazer recebê-la e para nós é importante que os jovens conheçam um pouco mais como funciona o governo, o dia a dia de um governador, até para estimular que nossos jovens participem da gestão pública”, destacou o chefe do Executivo estadual.


Uma nova visão

Sobre a experiência de acompanhar o trabalho do governador Camilo Santana, e cratense confessou que era bem diferente do que imaginava. “Acho que eu e ninguém conseguiria imaginar como é. A gente, que é de fora, não tem um pingo de noção. Não vou mentir para você, está sendo melhor do que eu realmente esperava”, destacou Rendiele. “Mudou tudo que eu tinha em mente, porque eu vi de perto como é realmente o Governo do Estado. Eu não tinha tanta noção, mas agora minha visão realmente mudou completamente”, reforçou a jovem gestora.

Na visão dela, a iniciativa de trazer um jovem para dentro da gestão, nem que seja por um dia, pode mudar a ideia que muitos têm sobre política e administração pública. “Eu acho que aproxima porque os jovens hoje em dia não ligam muito pra política, sabe? Eles acham uma coisa chata que não vale a pena, mas isso que o governador está fazendo pode aproximar sempre a gente a ter mais informações sobre”, comentou Rendiele.


A jovem gestora aconselhou a juventude buscar sempre notícias sobre as gestões públicas e em fontes confiáveis para evitar a desinformação. “Procurem informações verdadeiras, de fontes confiáveis, porque a gente vê muita fake news e isso muda a cabeça da gente, porque realmente tem muita, infelizmente. Então, procurem sempre saber mais”, indicou Rendiele Flor.

Por fim, a estudante fez questão de elogiar Camilo Santana. “O governador é uma pessoa realmente maravilhosa e muito melhor do que todo mundo já tinha me falado e do que eu mesma via. Ele tem um coração realmente muito grande e não é todo mundo que reconhece isso, infelizmente”, pontuou Rendiele.