terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Unimed Fortaleza está entre as melhores operadoras de saúde em avaliação da ANS


Com dados de 2020, ano em que a pandemia da covid-19 impactou profundamente o mercado de saúde suplementar, a Unimed Fortaleza alcançou um excelente resultado no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS) 2021 - divulgado em janeiro deste ano -, atingindo o índice de 0,87 e ficando entre um seleto grupo de operadoras com as melhores pontuações. Esse foi o 2º melhor resultado da Unimed Fortaleza desde 2017.

O IDSS faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem como intuito realizar a avaliação e o aprimoramento do desempenho das operadoras de planos de saúde.

O resultado inclui avaliação da qualidade em atenção à saúde – sobre um conjunto de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada; garantia de acesso – sobre condições relacionadas à rede assistencial, abrangendo a oferta de rede de prestadores; sustentabilidade no mercado – considerando equilíbrio econômico-financeiro da operadora e a satisfação do beneficiário; e gestão de processos e regulação – sobre o cumprimento das obrigações técnicas junto à ANS. 

Sobre o IDSS

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor. Quanto mais próximo o Índice for de 1, melhor ele é.