terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Prefeitura de Fortaleza empossa 215 novos servidores do IJF


A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (31/01), a posse dos 215 novos servidores do Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença do vice-prefeito, Élcio Batista. A solenidade foi dividida em dois momentos, com parte dos servidores empossados pela manhã e parte à tarde, evitando aglomerações. Os novos membros do corpo clínico e cirúrgico entram em atividade nesta terça-feira (01/02).

Dos 215 empossados, 20 são para os cargos de médico, 80 de enfermeiro, 14 de psicólogo, dois de fonoaudiólogo, 10 de fsioterapeuta, nove de farmacêutico, cinco de assistente social, cinco de nutricionista, três de cirurgião dentista, dois de terapeuta ocupacional, dois de advogados, 49 de técnico de enfermagem, 12 de técnico de imobilização ortopédica e dois de técnico de higiene dental.

O contingente, maior do que o quantitativo previsto no último concurso realizado em 2020, foi admitido após a aprovação do Projeto de Lei, enviado em setembro do ano passado à Câmara Municipal, que criou 83 novos cargos. As contratações representam um investimento de R$ 1,38 milhão por mês.

Superintendente do IJF, Rianne Azevedo destacou a importância do reforço nas equipes do hospital. “É um dia de muita alegria, esse reforço é muito importante para nós, tanto pela pandemia, quanto pela expansão do hospital e os serviços que o hospital precisa entregar para a população de Fortaleza e do Estado do Ceará. A partir de agora, empossados, vocês compartilham conosco os desafios de fazer parte desse equipamento e está nas mãos de vocês o compromisso com o futuro desse hospital”, frisou a superintendente.

O vice-prefeito Élcio Batista ressaltou os investimentos feitos na Saúde de Fortaleza relacionados à infraestrutura e ao capital humano.

“A gente teve um conjunto de concursos públicos para renovar nossa força de trabalho e dar respostas mais adequadas às demandas da nossa Cidade. Temos melhorias na infraestrutura da Saúde, com expansão da rede - os novos servidores já vão trabalhar no IJF 2 - melhoria de qualidade, dos equipamentos, e o investimento em capital humano. Quanto mais as pessoas são comprometidas, dedicadas e compreendem seu papel como servidor público, maior o compromisso com a capacitação permanente, e isso é fundamental”, declarou.

Natural de Parnaíba, no estado do Piauí, a enfermeira recém empossada, Anna Yarina Melo Lins, afirma que o momento da posse é uma vitória para a sua carreira, e que vem há anos lutando para ocupar um cargo no serviço público. “O IJF é um referencial do Ceará e estados vizinhos. Estou entrando com uma equipe maravilhosa, que merece prestígio, e eu só espero poder contribuir com o meu trabalho. É uma satisfação, enquanto enfermeira, ter me preparado, e hoje é o dia de assumir”, declarou.

Também presente na solenidade, a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, destacou que o novo contingente traz um grande apoio para a saúde da Capital. "Os novos profissionais trazem um novo olhar e determinação, renovando todo o quadro do hospital. A população espera, de nós servidores, sobretudo um acolhimento com respeito, equidade e de forma humanizada", disse.

O evento também contou com a presença do secretário adjunto municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Mário Fracalossi.

Sobre o IJF

O hospital de nível terciário da Prefeitura de Fortaleza é a maior unidade de referência e urgência traumatológica do Ceará. Em dezembro de 2021, o IJF completou 85 anos de serviços à população. O hospital possui 665 leitos, dos quais 70 são de UTI, e mais de 20 especialidades médicas divididas em equipes multidisciplinares. A unidade possui 20 Salas de Cirurgia, Laboratório Clínico, Central de Esterilização de Material e Centro de Diagnóstico por Imagem.

A Emergência do IJF acolhe, aproximadamente, 6 mil novos pacientes por mês, principalmente com fraturas e ferimentos graves decorrentes de quedas em acidentes domésticos e de trabalho; colisões de trânsito com motociclistas; engasgos, aspiração ou ingestão de moedas e outros objetos estranho; queimaduras por contato com líquidos quentes e explosão de substâncias inflamáveis; e acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões e cobras.

Rede Municipal de Saúde

A secretária de saúde, Ana Estela Leite, chamou atenção para a complexidade do trabalho realizado na Rede Municipal. “A rede própria do Município de Fortaleza é enorme. O IJF tem autonomia, mas é vinculado à rede de saúde do Município. São 10 hospitais no Município de Fortaleza, poucas capitais do Brasil tem uma quantidade como essa de hospitais vinculados ao Município. Além dessa rede hospitalar, o Município tem que dar conta da rede de atenção primária, para que evite ou diminua o custo com internações”, reforçou.

De acordo com Ana Estela, desde a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio, a cobertura na atenção primária da saúde foi ampliada de 32% para 70%. Fortaleza possui 116 postos de saúde, quatro policlínicas e seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) municipais. “Houve uma grande descentralização no Samu, com 14 bases para dar um tempo de resposta menor e melhor aos chamados. Hoje, o Samu tem em média oito minutos de tempo resposta. Essa rede de, além do IJF, mais nove hospitais, três frotinhas que atendem à média e à baixa complexidade do trauma, é uma rede que precisa estar muito integrada para dar a resposta que a população precisa”, salientou Ana Estela.

Pandemia

Durante a pandemia, o IJF ressignificou o atendimento à população disponibilizando leitos para pacientes com Covid-19. Segundo a secretária da Saúde, Ana Estela, na primeira onda foram abertos 155 leitos, na segunda onda, 190 leitos. Atualmente, com a menor demanda para internação, o IJF está com 20 leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria disponíveis para atender pacientes com Covid-19.