quinta-feira, 4 de novembro de 2021

FIEC participa de COP 26, em palestra sobre Hidrogênio Verde

 


Nesta quarta-feira, 02/11, o Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, fez uma apresentação com o tema “Hidrogênio Verde: oportunidades de investimentos no Nordeste do Brasil”, na COP 26, que acontece até o próximo dia 12/11, em Glasgow, na Escócia.

Joaquim Rolim falou sobre o enorme potencial desse, que é considerado o combustível do futuro. Ressaltou as grandes oportunidades de investimentos no Nordeste e falou sobre o case do Ceará, que já possui 12 Memorandos de Entendimento firmados com conglomerados internacionais. Isso representa um esforço importante do Ceará, em uma união entre Governo do Estado, FIEC, Complexo do Pecém e Academia, para promover o desenvolvimento do Ceará com melhor aproveitamento das energias renováveis.

“Nosso objetivo principal foi mostrar o enorme manancial que a Região Nordeste possui para a geração de energia limpa, renovável e a preços competitivos. Além disso, temos a complementaridade entre as fontes eólica e solar, com atributos de produtividade diferenciados a nível mundial. Mostramos também o case Ceará, que sai na frente neste tema tão relevante”, ressaltou Joaquim Rolim.

Hub de Hidrogênio Verde do Ceará

Devido ao enorme potencial do H2V, o Governo do Ceará implantou, neste ano, um HUB de Hidrogênio Verde, que fica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, A meta do HUB é buscar reduzir a emissão de poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará, para impulsionar ainda mais a economia do Estado.

De acordo com o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, as previsões relacionadas ao H2V são as melhores possíveis. “O H2V vai mudar as condições socioeconômicas e financeiras do Ceará. A prioridade da FIEC agora é trabalhar muito, gerar muito emprego, fazer com que as indústrias voltem a contratar. Temos quase 500 mil pessoas desempregadas no Ceará e o desafio é esse. Eu sinto que a retomada da economia está acelerada e a gente precisa estimular, temos feito isso em todas as casas”, ressalta o Presidente.

Sobre a COP 26

Até o dia 12/11, lideranças de mais de cem países vão se reunir em Glasgow, na Escócia, para discutir compromissos que possam garantir a meta do Acordo de Paris, que é manter o aumento da temperatura média da Terra em, no máximo, 1,5°C.

Durante o evento, o Brasil vai apresentar seu compromisso de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030. Além disso, também deve oficializar o objetivo de antecipar em 10 anos, de 2060 para 2050, a neutralidade de carbono no país. Outra promessa adiantada pelo presidente Jair Bolsonaro é o de zerar o desmatamento ilegal até 2030.