sexta-feira, 5 de novembro de 2021

COP26 - Alinhado à demanda mundial por energia limpa, SENAI Ceará oferta cursos de energias renováveis

 


Até o dia 12/11, lideranças de mais de cem países estarão reunidas em Glasgow, na Escócia, para discutir compromissos que possam garantir a meta do Acordo de Paris, que é manter o aumento da temperatura média da Terra em, no máximo, 1,5°C.

As energias limpas têm papel decisivo para alcançar essa meta. O Ceará está se consolidando como um estado importante nas previsões relacionadas ao hidrogênio verde. O Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará já acumula 12 Memorandos de Entendimento firmados com conglomerados internacionais e representa um esforço importante do Ceará, em uma união entre Governo do Estado, FIEC, Complexo do Pecém e Academia, para promover o desenvolvimento do Ceará com melhor aproveitamento das energias renováveis.

Embora não tão conhecido ou difundido como as energias solar e eólica, o hidrogênio verde é considerado por muitos cientistas e especialistas como a melhor inovação dos últimos tempos para combater os efeitos dos gases estufa, por emitir apenas vapor de água, não deixando resíduos no ar, ao contrário do carvão e do petróleo.

Nesse contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) oferta diversos cursos em energias renováveis. Em energia solar, estão disponíveis os cursos: Montador de sistemas fotovoltaicos, Montagem de sistemas fotovoltaicos, Dimensionamento de sistemas fotovoltaicos e Comissionamento de sistemas fotovoltaicos. Em energia eólica, o curso Tecnologia em energia eólica promove conhecimentos para identificar as tecnologias e os processos de geração de energia eólica.

Em outubro, mais de 3.100 pessoas se inscreveram no curso Introdução ao Hidrogênio Verde, promovido gratuitamente e totalmente EAD. As matrículas ainda estão abertas e podem ser feitas no site do SENAI Ceará.

Demanda por energia limpa

Uma das principais razões para o desenvolvimento de fontes adicionais de energia é o forte aumento da demanda que o mundo vai enfrentar nos próximos anos. O consumo de energia já aumentou em 65% nos últimos 30 anos, e de acordo com o relatório Bloomberg New Energy Finance (BNEF), até 2050, a demanda deverá crescer 62%.

O relatório do BNEF indica que a produção de energia solar deve saltar de 2% da produção global de energia elétrica em 2018 para 22% em 2050, enquanto que a geração eólica subirá dos 5% atuais para 26%. Ainda conforme o relatório, as fontes de geração eólica e solar responderão por 56%, e as renováveis como um todo, responderão por 69% da matriz de geração de energia elétrica em 2050.