sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Selo Município sem Racismo: como municípios devem fazer para concorrer


Cidades cearenses já podem concorrer ao selo “Município Sem Racismo”. Instituído por lei pelo governador Camilo Santana, o reconhecimento será concedido pelo Governo do Estado às cidades que realizarem ações de enfrentamento ao racismo e para a promoção da igualdade racial. O selo será gerido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).


“O selo é uma iniciativa que visa ampliar, em âmbito municipal, a consciência das relações étnico-raciais, da diversidade racial e a importância da institucionalização de políticas de promoção da igualdade racial”, explica a coordenadora especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Martír Silva. “Ele se constitui, hoje, em um instrumento de promoção da igualdade racial no Ceará”.

A certificação integra a campanha “Ceará sem Racismo. Respeite minha história, respeite minha diversidade”, que tem cruzado todo o Estado com o intuito de exaltar a diversidade racial presente no Ceará com os diversos povos. Desenvolvida pela SPS, a campanha se constitui, também, em um instrumento de combate ao racismo institucional.