A Associação Cearense de Imprensa (ACI) participa do 40o Congresso Nacional dos Jornalistas, em Brasília (DF). Iniciado nesta quarta-feira (10/12), o evento prossegue até sábado (13/12). O primeiro tesoureiro da ACI, Salomão de Castro, integra o evento, como delegado (suplente) pelo Ceará.
O primeiro dia de atividades foi marcado por uma manifestação no Congresso Nacional, em que os jornalistas de todo o País defenderam a aprovação de iniciativas do interesse da categoria, como
a Proposta de Emenda à Constituição que retoma a exigência do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista - a PEC do diploma. Os jornalistas, no entanto, foram impedidos de entrar na Câmara, tendo que se manifestar na frente do anexo II da Casa.
Os jornalistas também se engajaram na manifestação em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), o que foi assegurado por decisão da Câmara nesta quarta-feira.
O tema do Congresso Nacional dos Jornalistas é “Os desafios do Jornalismo - De Gutenberg à Inteligência Artificial”. A programação prossegue com audiência pública sobre casos de violência contra jornalistas, painéis, plenárias e oficinas. Também será empossada a diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
