sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis começa a funcionar no começo de 2022


Um novo Instituto SENAI de Tecnologia deve começar a funcionar no início de 2022. Focado em energias renováveis, o novo Instituto funcionará no mesmo prédio onde fica o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú, em parceria com o SENAI Barra do Ceará. Estrategicamente alinhado ao mercado e ao momento econômico do estado do Ceará, o IST em Energias Renováveis vai atender e inovar o mercado nacional de energias renováveis com excelência operacional, forte capacidade de execução dos serviços e desenvolvimento de soluções e processos tecnológicos.

Nesse contexto, o Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis fornecerá soluções inovadoras voltadas à geração e ao consumo racional de energias renováveis. Todo o projeto do IST em Energias Renováveis está alinhado às demandas de mercado para o crescimento industrial que o Ceará tem apresentado e projetado para os próximos anos. A partir de visitas técnicas realizadas a empresas, laboratórios e institutos parceiros, foram determinados os serviços com maior relevância dentro de cada segmento. O escopo de serviços incluirá Energia Eólica, Energia Solar, Hidrogênio Verde, Biomassa, Biocombustíveis, Eficiência Energética e Ensaios Ambientais.

"O Instituto vem somar com outras instituições e iniciativas já existentes em uma atuação sinérgica para contribuir com as indústrias e a economia do Ceará", afirma o Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos. De acordo com o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, o SENAI atua alinhado ao mercado. "O setor de energias renováveis é estratégico para o estado, principalmente com esses movimentos em relação ao Hidrogênio Verde. O Ceará deve ser referência mundial desse novo combustível e o SENAI está alinhado a essa demandas", destaca.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) são parceiras da iniciativa. Além dessas, o IST em Energias Renováveis poderá utilizar a Rede de Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de serviços. Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o recém-inaugurado ISI de Energias Renováveis no CTGÁS será o principal aliado para a realização de serviços na área.