sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Professores de Quixadá se unem em pacto pela Educação no lançamento do SAEB 2021



Professores e gestores de 15 distritos educacionais da Secretaria de Educação de Quixadá se reuniram na manhã de quarta-feira (29), no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), para o lançamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021. O evento reafirmou o compromisso dos gestores escolares e da gestão municipal em um Pacto pela Educação de Quixadá tendo em vista, sobretudo, uma nova realidade vivida pelos educadores do município.


Desde o início da atual gestão, o diálogo com quem está dentro da sala de aula tem ajudado a administração pública local a enfrentar e planejar ações para o ensino em período de pandemia. A Secretaria Municipal da Educação vem articulando ações que dialogam com a avaliação na perspectiva de superação das metas e avanço nos resultados de aprendizagem visando a qualidade com equidade na educação do município. Ações como encontros mensais com gestores, implantação do diário do professor online, entrega de atividades impressas para facilitar o aprendizado do aluno que não tem acesso à internet, intensificação de programas já existentes, como o Luz do Saber, implantação de novos projetos, como o Turma Legal Conexão Jovem Qx, Diálogos com a Natureza, Projeto Saúde Professor, Programa Volta ao Novo, Aprender Valor e Visitas Guiadas, este último realizado em parceria com a Secretaria de Cultura, foram estratégias implantadas pela Secretaria de Educação para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos do município com a interrupção das aulas em tempos de distanciamento social.


Agora, com o Pacto pela Educação de Quixadá assinado pelo prefeito Ricardo Silveira, a titular da pasta no município, Verúzia Jardim e os professores/gestores de 15 distritos educacionais, o município se prepara para novos desafios: Realizar novos projetos para colocar a Terra dos Monólitos como protagonista na Educação do Estado.


“Quando a gente fala em pacto, fala em união de pessoas e nosso compromisso é nos unirmos para propor educação de qualidade. Nós vamos junto com nossos educadores, de mãos dadas, melhorar a Educação de nossa gente”, disse o prefeito Ricardo Silveira.


Participaram, também, do lançamento do SAEB, a primeira-dama do município, Iaskara Silveira, o secretário especial de Governo, Professor Damasceno, a chefe de Gabinete do prefeito, Lorena Amorim, o ex-prefeito de Mombaça, Ecildo Filho e o representante da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 12), Davi Nobre.


O que é o SAEB


O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.