sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Prefeitura de Fortaleza realiza programação para campanha do Outubro Rosa

 


O Outubro Rosa é uma campanha já consolidada mundialmente com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Prefeitura de Fortaleza realiza diversas ações ao longo deste mês, sobretudo no âmbito da saúde, como forma de chamar a atenção não apenas dos servidores, mas também de toda a população da Capital sobre o tema.


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se integra ao movimento com trabalhos educativos e serviços de prevenção e diagnósticos. As Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) em toda a cidade irão realizar uma ampla programação com diversas palestras e rodas de conversa, abordando temas como conscientização do autoexame e importância do diagnóstico, papel da alimentação na prevenção do câncer de mama, autoestima feminina, o impacto na qualidade de vida frente ao diagnóstico da doença, dentre outros.


As atividades incluem também mutirões de solicitação de exames de mamografia, oferta de testes rápidos e exames citopatológicos, bem como uma busca ativa de pacientes que estão na fila de espera para mamografia.


De acordo com o prefeito José Sarto, a campanha busca sensibilizar as mulheres sobre o autocuidado, já que o câncer de mama é um dos mais recorrentes e o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir os índices de mortalidade. “É muito importante que as mulheres façam o autoexame, adotem hábitos saudáveis e busquem fazer exames de rotina. Lembrando que o exame de mamografia é recomendado a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos”, reforçou o prefeito.