sábado, 14 de agosto de 2021

Observatório da Indústria da FIEC promove seminário internacional para discutir o futuro do trabalho e da educação na década dos oceanos


O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promove, no dia 18 de agosto, o Seminário Internacional “O Futuro do Trabalho e da Educação na Década dos Oceanos”. A cerimônia de abertura contará com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Secretária de Estado das Pescas de Portugal, Teresa Coelho, e do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. O evento será realizado das 14 horas às 17h30, sendo transmitido em formato online.


A conferência contribui para a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 2017, declarou o período de 2021 a 2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. A ação busca o desenvolvimento sustentável do mar, por meio do fortalecimento da gestão dos oceanos e de zonas costeiras.


“Há muitas atividades no Ceará que estão inseridas na economia do mar, mas não se dão conta disso. São segmentos que estão ligados ao turismo, ao esporte e à pesca, por exemplo. Então, precisamos fomentar esses setores, dando assistência, capacitação e mostrando resultados”, destaca Sampaio Filho, diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e líder do Observatório da Indústria.


Durante o evento, serão debatidos assuntos relacionados à economia do mar, biotecnologia, dentre outros. A programação será dividida em dois painéis: “Cooperação e Inovação na Década dos Oceanos” e “Oceano Produtivo – Alimentos do Mar”. O primeiro painel terá como debatedores, Peter Heffernan (Mission Starfish União Europeia), Ronaldo Cristofolletti (Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável), Ana Paula Rosa (Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas - OIT) e Guilherme Muchale (Observatório da Indústria da FIEC). 


O painel “Oceano Produtivo” terá ainda como debatedor Roberto Gradvhol, líder do Masterplan de Economia do Mar. Neste painel teremos a participação de Raul Cruz Izquierdo, cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e de Leila Andrade, do Projeto RASTUM , iniciativa que, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindifrio-CE), busca desenvolver a rastreabilidade e sustentabilidade para a cadeia produtiva do atum.