sábado, 14 de agosto de 2021

A segurança pública do Ceará tem os melhores resultados do país e a população tem a sensação de ter segurança com a redução das facções



O secretário de Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron,  é um delegado federal altamente treinado para ação de combate ao crime e gestão de policiamento ostensivo e comunitário. Usando o serviço de inteligência, identificou e prendeu os mais perigosos bandidos que estavam em liberdade. Caron fez aproximação com o Ministério Público e o Poder Judiciário para ajudar nas informações que podem manter na cadeia os bandidos mais perigosos que possuem recursos para contratar bancas de advocacia com advogados influentes. É uma rotina de prende e solta que aos poucos vai se tornando favorável ao lado mais justo, o da segurança pública.   


Não é fácil manter a ordem pública com policiais torcendo pelo lado do crime. Tem sido comum no Ceará a utilização da pauta policial para construção de lideranças políticas. Tal ala se torna, também, ativistas do crime. O sangue que banha a briga de facções alimenta essa turma do quanto pior melhor. Seria mais eficaz vereadores, deputados e agentes aplicarem bons resultados da segurança pública para animar a sociedade, construir caminhos para justiça social e apresentar ou apoiar projetos para reverter as dificuldades encontradas em comunidades vulneráveis. 


O ex-ministro Ciro Gomes, um experiente homem público e profundo conhecedor e estudioso sobre esse tecido delicado que é a segurança pública voltada às populações mais carentes, tem dito que criminosos de farda “tem transformado parte da polícia em partido político”. Ciro tem razão, ao fazer política partidária, os policiais se tornam automaticamente militantes ou milicianos. 


O estado do Ceará está passando por uma profunda mudança na atitude de gerenciar a área da segurança, se tornando mundialmente uma das mais bem equipadas e treinadas. Agora mesmo está sendo construído o Centro Integrado de Segurança Pública, o primeiro do Brasil que terá um centro de inteligência para criar uma rede de proteção para a sociedade. Hoje no Ceará, o sistema já funciona, mas, agora teremos na mesma sala de pensamento homens da PM, bombeiros, Polícia Civil, Peritos e represetantes do Ministério Público atuando em conjunto. O mapeamento de áreas vulneráveis e de atuação de facções e criminosos irão ficar mais restritas. 


A sensação de segurança que a população respira no momento já é resultado dessa política pública. A sociedade precisa saber que existe o crime organizado, que é responsável por mortes em sequência e a vida da cidade onde as ocorrências são muito poucas. O crime organizado atua distante e a margem da vida econômica e do trabalhador comum. A sua raiz está dentro da favela, operada por criminosos que são discípulos de líderes de facções que estão na prisão. Em breve, toda essa cadeia criminosa não terá campo para atuação