sábado, 3 de julho de 2021

Projeto de Lei de Pedro Bezerra Pede Obrigatoriedade de Sistema de Energia Fotovoltaica em Programas de Habitação



O Deputado Pedro Augusto Bezerra protocolou Projetos de Lei visando diversificar a geração de energia limpa no país. 


Atualmente o Brasil conta com mais de 60% do fornecimento de energia elétrica atrelado às matrizes hidrelétricas, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. 


Diante de um histórico de crises hídricas, forçando racionamentos, aumento nas tarifas e até cortes no abastecimento, é de fundamental importância que o país invista em outras opções. O Deputado Pedro Augusto Bezerra vê na instalação de sistemas de geração de energia elétrica fotovoltaica em unidades habitacionais de programas como o Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela uma excelente alternativa para mitigar o problema e, por isso, protocolou o PL 2389/2021, além de outros, com esse intuito.

“O Brasil é riquíssimo em energia solar, uma fonte de geração totalmente limpa e renovável”, defende o parlamentar. De fato, a incidência de irradiação solar no território brasileiro é superior ao de países como Alemanha, França e Espanha, líderes mundiais na geração de energia elétrica fotovoltaica. Por mais que o país já conte com incentivos, os obstáculos ainda são muitos, sendo o principal o alto custo do investimento inicial. Isso se torna ainda mais proibitivo quanto consideramos os cidadãos com menor poder aquisitivo. Por essa razão, o Governo Federal, através de seus programas habitacionais, teria como subsidiar a instalação dos sistemas, adotando o sistema de compensação de energia.

Assessoria de Comunicação

Deputado Pedro Augusto Bezerra