sábado, 3 de julho de 2021

Pacto pelo Saneamento Básico realiza seminários temáticos para definir estratégias de universalização do serviço


A segunda etapa do Pacto pelo Saneamento Básico tem início com a realização de um Ciclo de Seminários, abordando temas estratégicos para superar os desafios do Saneamento Básico.  Serão seis seminários temáticos, que acontecem no período de julho a setembro, de forma virtual, pela plataforma Zoom. O primeiro, sobre “Financiamento para universalizar o Saneamento Básico” acontece em 06 e 07 de julho, das 09h às 12h e das 14h às 17h, no primeiro dia e das 9h às 12h, no segundo dia.


A proposta é identificar estratégias, programas, projetos e ações que possam contribuir para a superação dos desafios apontados na etapa inicial do Pacto de construção do “Cenário Atual do Saneamento Básico do Ceará” com vistas à universalização do serviço. Na elaboração do “Cenário”, os grupos de trabalho do Pacto se debruçaram sobre os Eixos Temáticos: Abastecimento e Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Saneamento Básico Rural e Educação Ambiental para o Saneamento Básico.


O trabalho resultou na elaboração de um diagnóstico detalhado dos respectivos serviços, suas abrangências e limitações, para se alcançar o atendimento de toda população cearense. Desafios e gargalos foram identificados, alguns específicos como a limitação de financiamento, comum a todos os eixos. Com base nestes desafios, os grupos de trabalho do Pacto, constituídos por representações de cerca de 60 instituições públicas e organizações da sociedade que atuam no setor, definiram as principais questões a serem tratadas nos seminários, assim como as instituições, palestrantes e temas a serem abordados.


O Ciclo de Seminários Temáticos possibilitará o acesso a um conjunto de informações de órgãos públicos nacionais, estaduais e de organismos internacionais; estratégias e experiências exitosas de políticas públicas e de projetos desenvolvidos pela sociedade, além do conhecimento de tecnologias inovadoras e adequadas ao Saneamento Básico, urbano e rural.


O conjunto de informações e o painel de experiências a serem apresentados nos seminários construirão a base para a definição dos programas estratégicos para condução da terceira etapa do Pacto, quando serão estabelecidos os compromissos institucionais, nos níveis municipal, estadual e federal para conduzir à universalização do Saneamento Básico no estado.