sexta-feira, 23 de julho de 2021

Aprendizagem dos estudantes cearenses será fortalecida com Programa Ceará Educa Mais

 


“Vamos continuar apostando sempre que o caminho para transformar as pessoas é através da educação”, afirmou o governador Camilo Santana ao sancionar, na manhã desta quinta-feira (22), a lei que implementa o Programa Ceará Educa Mais. Ao seu lado estava a secretária da Educação, Eliana Estrela. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e acompanhada por gestores educacionais, professores e estudantes.


O Ceará Educa Mais tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

“São ações e programas que já estão sendo desenvolvidos e outras inovações em articulação com a educação em tempo integral e com a educação profissionalizante e tecnológica no Estado do Ceará. O foco [do Ceará Educa Mais] é a inovação educacional, é a superação dos desafios com o intuito de promover as transformações necessárias à educação e criar oportunidades para os nossos jovens, melhorar cada vez mais as condições para nossos jovens e professores”, enfatizou Camilo Santana.




O programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.


Com base nos oitos eixos foram estabelecidas 25 ações estratégicas que visam aprimorar e fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes cearenses.