quinta-feira, 22 de julho de 2021

Prefeitura de Fortaleza realiza “Dia D” de multivacinação neste sábado (24/07)

 


Neste sábado (24/07), a Prefeitura de Fortaleza realiza o “Dia D” de multivacinação em 112 postos de saúde, atendendo das 8h às 16h30 com aplicação de 17 imunizantes, incluindo a vacina da gripe. 


A iniciativa tem por objetivo convocar a população para manter o calendário vacinal atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.

“Altas coberturas vacinais diminuem as chances de propagação de vírus e bactérias, beneficiando os indivíduos e todos com quem tiverem contato”, afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Em dezembro de 2020, os índices de vacinação em Fortaleza fecharam com dados positivos de 97,2% na cobertura média das principais vacinas ofertadas do calendário vacinal para crianças (BCG, pentavalente, DTP, poliomielite e tríplice viral).

Na rede municipal, são ofertadas 14 vacinas para as crianças: BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativada, Pneumocócica 10 Valente, Meningite C, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela, Pólio Oral, Tríplice Bacteriana (DTP), Febre Amarela e, também, HPV, ofertada para meninas entre nove e 14 anos de idade.


Já para os adolescentes, são ofertadas cinco vacinas: ACWY, Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Bacteriana - Difteria e Tétano e, também, HPV (para meninos de 11 a 14 anos).


O calendário nacional de vacinação contempla não só as crianças e os adolescentes, mas, também, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.

Para ter direito às vacinas, é necessário comparecer aos postos com documento de identidade oficial com foto, cartão de vacinação e o cartão do SUS.