sexta-feira, 14 de maio de 2021

Decreto amplia horário de comércio, restaurantes e academias em Fortaleza e Sobral

O governador Camilo Santana anuncia nesta sexta-feira (14) que o horário de funcionamento do comércio será ampliado a partir da próxima segunda-feira (17). Comércios de rua e em shoppings avançaram na flexibilização apenas em Fortaleza e na macrorregião de Sobral. Restaurantes também estão autorizados a funcionar com expediente maior.  As Regiões de Saúde do Cariri, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe seguem com as mesmas restrições do decreto atual.



Atividades comerciais podem funcionar de 10h às 19h e shoppings de 12h às 21h, já os restaurantes podem abrir de 10 às 21h, com capacidade de 50%, de segunda a domingo, enquanto as academias devem fechar às 21h.

“A notícia boa é que os números tem melhorado. Há uma queda no número de óbitos, uma queda no número de casos, uma queda na positividade que era uma grande preocupação”, afirma Camilo.


A taxa de positividade, que na semana passada era de 69%, agora caiu para 40%. Isso quer dizer que a cada dez exames feitos, quatro dão positivo para covid-19. “Isso significa que o vírus tá circulando menos. É uma notícia boa”, explica o secretário da Saúde, Dr.Cabeto.


Os atendimentos também diminuíram a demanda, tanto em unidades públicas, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais particulares. Cabeto diz que a tendência para o futuro é de que a redução de casos e óbitos continue, pelo menos nas próximas semanas.


Vacinas e estrutura


O estado chegou a 2.331.844 doses de vacinas aplicadas. A segunda dose já foi aplicada em 859.367 pessoas, de acordo com a última atualização feita pela Sesa. É possível acompanhar o andamento da vacinação no estado através da ferramenta Vacinômetro.


O Ceará recebeu nesta sexta-feira 48.600 doses de CoronaVac. Essa foi a última remessa a ser enviada pelo Instituto Butantã, já que o instituto não tem insumos para continuar a produção. Há tentativas de agilizar o processo junto à China, fornecedor dos materiais.

O Ceará chegou a 3.809 leitos extras para tratar covid-19 de forma exclusiva. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegaram a 1.337. Na próxima semana serão inaugurados novos leitos no município de Aracati.


(O Otimista)