terça-feira, 25 de maio de 2021

Alece 2030: Assembleia Legislativa lança Modelo de Gestão Estratégica colaborativo



A Assembleia Legislativa do Ceará lançou, nesta terça-feira (25/05), o “Alece 2030”, um programa que propõe a construção do modelo de gestão estratégica da Casa, a partir de uma solução colaborativa para o período 2021-2030. A ação prevê a participação de todas as partes interessadas com estrutura interna que possa garantir a efetividade das medidas. Para esta interação, foi construído e disponibilizado no sítio institucional da Alece o Hotsite do Alece 2030 (http://alece2030.al.ce.gov.br/index.php), que funcionará como um canal de participação e acompanhamento das principais atividades desse processo, por meio do qual os servidores e a sociedade em geral poderão apresentar a sua contribuição para o Poder Legislativo do Ceará.


“Entendemos que nós, servidores públicos, temos a missão maior de representar os interesses da população, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas e assim o desenvolvimento do Estado como um todo. Para tanto, é preciso analisar o cenário atual, avaliar o que foi feito, quais as lições aprendidas, o que pode ser melhorado”, avaliou o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, durante o lançamento da plataforma.


O Alece 2030 receberá consultoria e a expertise da Fundação Dom Cabral, empresa especializada nessa área. Evandro agradeceu atuação do Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia Legislativa, que tem contribuído nesse processo de implantar modelo de governança que contemple a sistematização de práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão. “Assim é que precisamos planejar essa atuação, junto com todos os gestores e servidores da Casa e, também, ouvindo a sociedade. Juntos, podemos encontrar as melhores práticas alinhadas a nossa realidade, aos recursos que temos e construir uma visão de futuro pautada na boa governança e nos interesses de bem comum”, afirmou.


Ações iniciadas


O presidente da Assembleia citou que, embora seja uma atividade de planejamento com um cronograma que seguirá por todo este ano, o Programa Alece 2030 já está em andamento, com projetos prioritários que não podem esperar. Dentre os quais, citou o Pacto Ceará contra a Fome, que visa amenizar os impactos sociais decorrentes da pandemia da Covid-19; o Núcleo de Saúde Mental da Casa, inaugurado em março; o Programa Saúde Coletiva, que inclui os núcleos de Saúde Ocupacional, de Telessaúde e Telemedicina, das Práticas Sistêmicas Restaurativas e da Saúde Mental; o Programa Grandes Debates - Parlamento Protagonista; a reestruturação da Procuradoria Especial da Mulher por meio de ações de apoio às Procuradorias Especiais da Mulher dos Municípios; o programa Conexão Assembleia, uma produção multiplataforma da rádio FM Assembleia; e o lançamento de dois cursos de pós-graduação ofertados pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).


Além disso, está prevista para junho próximo a inauguração do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) e da Célula de Psicopedagogia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia, dedicado a atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down.