quarta-feira, 28 de abril de 2021

Presidente Evandro Leitão informa sobre abastecimento de oxigênio no Estado

 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), se manifestou, na abertura da sessão plenária desta terça-feira (27/04), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), sobre o abastecimento de oxigênio no Estado.

O parlamentar lembrou a explosão, no último sábado (24/04), na fábrica da White Martins, em Fortaleza, principal fornecedora de oxigênio hospitalar do Ceará, mas adiantou que, segundo a companhia, já foram remanejados cilindros de oxigênio de outros estados. O Ceará deverá receber até esta terça-feira 1.240 cilindros para suprir a demanda dos hospitais.

O Estado continua na luta diária para salvar vidas, segundo Evandro Leitão. Ele informou que, na segunda-feira (26/04), foram criados mais 50 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 na região do Cariri. “Porém, sem vacinas suficientes para toda a população, é necessário intensificar as medidas de distanciamento social e de uso de máscara.”

Evandro também lamentou a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de negar a importação da vacina russa Sputnik V, que havia sido solicitada pelos estados do Nordeste. “Trata-se uma vacina com eficácia de 91,5% contra a Covid-19 e utilizada em 60 países, incluindo Argentina e México”, considerou.

O deputado destacou ainda o papel que o Parlamento Cearense tem assumido como fomentador de discussões relevantes para a sociedade. Ele citou o projeto “Grandes Debates – Parlamento Protagonista”, coordenado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, que, em sua segunda edição, promoveu o debate sobre sustentabilidade. “É um assunto de extrema importância para o mundo, em especial para o Brasil, em que tantos abusos ao meio ambiente têm sido registrados”, afirmou.

A Casa, conforme observou o presidente da AL, tem adotado uma série de medidas para melhorar a sua eficiência energética, estimulando a reutilização da água, a promoção de coleta seletiva, a redução no uso de plásticos, dentre outras iniciativas de preservação do meio ambiente.

Ainda durante a abertura dos trabalhos, Evandro Leitão solicitou minuto de silêncio em respeito e homenagem póstuma às vítimas de Covid-19 em todo o País.