quarta-feira, 28 de abril de 2021

AL lança, nesta quarta-feira, publicação sobre II Conferência da Caatinga



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, lança a publicação “Saberes e Viveres da Caatinga – II Conferência da Caatinga”, nesta quarta-feira, 28 de abril, data que se comemora o Dia Nacional da Caatinga. O lançamento acontece em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que realizará a entrega do prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, referente aos anos 2020 e 2021, dentro das comemorações da Semana da Caatinga.

Será a partir das 15h, de forma digital, com transmissão pelo Youtube da Assembleia Legislativa, TV Assembleia, Rádio Assembleia e YouTube da Sema. A II Conferência da Caatinga e a Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga aconteceram em junho de 2018, sobre o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” com o objetivo de trazer à luz as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central do Ser Humano.A

A publicação “Saberes e Viveres da Caatinga – II Conferência da Caatinga” traz o registro da II Conferência da Caatinga e da Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga, realizadas em junho de 2018, apresentando as experiências exitosas de catingueiros de várias regiões do Nordeste.

Na obra, o conjunto das instituições e entidades envolvidas na concepção e organização da II Conferência da Caatinga analisou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) considerados estratégicos para o Desenvolvimento Humano e Sustentável no bioma. O objetivo foi identificar as experiências exitosas desenvolvidas na região e as estratégias para o desenvolvimento humano da população em convivência com o bioma, produzindo sem agredir o meio ambiente, com sustentabilidade econômica e social.